Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Existem 2 tipos de receptores adrenérgicos (α e β), cada um deles com alguns subtipos.
A ativação dos receptores
a) α1 aumenta a frequência e a força da contração cardíaca.
b) α2 promove a lipólise e a glicogenólise hepática.
c) β1 promove a vasoconstrição e o relaxamento da musculatura lisa gastrointestinal.
d) β2 promove a broncodilatação e o relaxamento da musculatura lisa visceral.
e) β3 inibe a liberação de norepinefrina e acetilcolina e promove a contração do músculo liso vascular.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à ativação dos receptores adrenérgicos: a) α1 aumenta a frequência e a força da contração cardíaca. - Esta afirmação está incorreta. Os receptores α1 estão mais relacionados à vasoconstrição e aumento da pressão arterial, não diretamente à frequência cardíaca. b) α2 promove a lipólise e a glicogenólise hepática. - Esta afirmação também está incorreta. Os receptores α2 estão mais associados à inibição da liberação de norepinefrina e à redução da atividade simpática. c) β1 promove a vasoconstrição e o relaxamento da musculatura lisa gastrointestinal. - Esta afirmação está incorreta. Os receptores β1 estão relacionados ao aumento da frequência e força da contração cardíaca, não à vasoconstrição. d) β2 promove a broncodilatação e o relaxamento da musculatura lisa visceral. - Esta afirmação está correta. Os receptores β2 são responsáveis pela broncodilatação e relaxamento da musculatura lisa, como a do trato gastrointestinal. e) β3 inibe a liberação de norepinefrina e acetilcolina e promove a contração do músculo liso vascular. - Esta afirmação está incorreta. Os receptores β3 estão mais relacionados à lipólise e à termogênese, não à contração do músculo liso vascular. Portanto, a alternativa correta é: d) β2 promove a broncodilatação e o relaxamento da musculatura lisa visceral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Como é possível que tanto a insulina quanto a epinefrina estimulem a glicólise no músculo?

O receptor de insulina, além de ser fosforilado em tirosina, também pode ser fosforilado em serina, o que atenua a transmissão do sinal através da diminuição da capacidade do receptor em se fosforilar em tirosina após estímulo com insulina.
Com base nessa informação é correto que afirmar que:
A) Essas fosforilações inibitórias causam feedback negativo na sinalização insulínica e podem provocar resistência à insulina;
B) Essas fosforilações não geram nenhum problema na via de sinalização da insulina;
C) Essas fosforilações inibitórias causam feedback positiva na sinalização insulínica e podem provocar resistência à insulina;
D) O receptor da insulina não pode ser fosforilado em serina, apenas em tirosina.

Proteínas tirosinas quinases (PTK) são responsáveis pela transferência do grupo-fosfato do trifosfato de adenosina (ATP) a grupos hidroxilas de resíduos de tirosina a grupos de substratos proteicos.
É correto afirmar que:
I- As PTKs são responsáveis pela fosforilação e modulação da atividade enzimática;
II- Criando sítios de ligação para o recrutamento de enzimas sinalizadoras e deflagração de uma séria de eventos fisiológicos;
III- Essas proteínas possuem papel central na transdução do sinal, agindo como ponto de apoio;
IV- Sua transdução está relacionada a processos como o ciclo do núcleo, a proliferação, diferenciação, mobilidade e sobrevivência ou morte celular.
A) I e III estão erradas;
B) III e IV estão erradas;
C) II e III estão erradas;
D) Todas estão erradas;
E) NDA.

O salbutamol é administrado por inalação ou via oral para o alívio sintomático do broncoespasmo. O seu efeito broncodilatador se deve a sua ação:
a) agonista sobre receptores β1-adrenérgicos.
b) antagonista sobre receptores β2-adrenérgicos.
c) antagonista sobre receptores β1-adrenérgicos.
d) agonista sobre receptores α2-adrenérgicos.
e) agonista sobre receptores β2-adrenérgicos.

Foi medida a quantidade relativa de Na na cápsula do glomérulo renal e na urina de três ratos irmãos, da mesma idade. O resumo do experimento e seus resultados estão mostrados na tabela a seguir. Analise o experimento e seus resultados e assinale a afirmativa correta.
A) A presença de glândulas adrenais intactas inibe a reabsorção de Na + pelo nefro.
B) Os ratos do grupo 3 receberam maior quantidade de hormônios pela injeção de extrato do que a normalmente produzida.
C) As glândulas adrenais produzem algum hormônio que diminui a reabsorção de Na + pelo nefro.
D) O extrato apresentava somente o hormônio puro produzido pelas adrenais.
E) O conteúdo de Na + nos fluidos corporais era maior nos ratos dos grupos 1 e 3.

Mulher de 60 anos apresenta ganho de peso, estrias em abdome e axilas, humor depressivo, hipertensão arterial e hiperglicemia. Na investigação detecta-se ACTH plasmático extremamente elevado, que não é suprimido com dose alta de dexametasona. Para o planejamento terapêutico, o mais indicado é realizar:
A) Investigação sobre uso crônico de corticosteroides.
B) Ressonância magnética de hipófise.
C) Tomografia computadorizada de adrenais.
D) Tomografia computadorizada de tórax.
E) Dosagem de cortisol urinário livre.

A observação de uma lâmina histológica revelou a presença de três camadas: a camada glomerulosa externa, a zona fasciculata intermediária e a zona reticular mais interna. De acordo com essa informação, a glândula e os principais hormônios que as células dessas camadas secretam, são, respectivamente:
A) Medula da glândula adrenal: mineralocorticoides, glicocorticoides e esteroides sexuais.
B) Córtex da glândula adrenal: mineralocorticoides, glicocorticoides e esteroides sexuais.
C) Pâncreas: Insulina, glucagon e inibina.
D) Tireóide: T3, T4 e TSH.
E) Adrenais: adrenalina, noraadrenalina e catecolamina.

Paciente do sexo feminino, 59 anos, apresentou-se com edema de membros inferiores há uma semana, fraqueza, astenia e perda ponderal progressiva. História de colectomia há dois anos por adenocarcinoma de cólon e boa evolução, até notar piora do controle pressórico e do diabetes, há um ano. Apresentava hipotrofia muscular de membros, candidíase oral, hirsutismo facial moderado, pele adelgaçada. Resultados laboratoriais: K+ = 1,9mEq/l, pH = 7,62, dislipidemia mista, hiperglicemia e hipocalcemia. Cortisol às 24 h = 48 μg/dl; cortisol após supressão com 1 mg de dexametasona = 45 μg/dl; cortisol após 8 mg de dexametasona = 30 μg/dl; ACTH = 171 pg/ml; SDHEA, androstenediona e testosterona aumentados. TC de abdômen - adrenais hiperplasiadas. RM de região selar sela - turca parcialmente vazia. Valores de Referência: Cortisol livre urinário = 20 a 90 μg/dia; cortisol: às 8h = 5 a 25 μg/dl; às 16 h = 2,4 a 13,6 μg/dl e às 24 h: < 7,5 μg/dl; ACTH: até 46 pg/ml.
Com base nas informações acima, podemos afirmar que:
A) Este paciente apresenta quadro clínico de pseudo-Cushing;
B) Trata-se de síndrome de Cushing ACTH-dependente;
C) Os exames realizados apresentam resultados contraditórios, como adrenais hiperplasiadas e aumento do ACTH;
D) A supressão parcial com doses altas de dexametasona apontam para doença de Cushing;
E) Numa fase precoce de insuficiência adrenal (por metástases de neoplasia maligna), podemos observar aumento do ACTH e exacerbação da produção hormonal adrenal de glicocorticoides, mineralocorticoides e androgênios.

O retículo endoplasmático é uma rede de canais e sáculos intercomunicantes, que se apresenta de duas formas: liso, que não tem ribossomos e rugoso, com ribossomos presos à sua superfície. Esse último é abundante em células especializadas em secreção de proteínas, como:
A) Células da glândula adrenal e acinosas do pâncreas.
B) Células do fígado e da glândula adrenal e fibroblastos.
C) Fibroblastos, células do fígado e acinosas do pâncreas.
D) Células acinosas do pâncreas, fibroblastos e plasmócitos.

Num paciente que apresenta cortisol matinal inferior a 3 mcg/dL e ACTH superior a 45 pg/mL, é mais provável o encontro de fraqueza, emagrecimento, anemia,
A) Hipertensão, hipocalemia, alcalose metabólica e linfopenia.
B) Hipotensão, hipercalemia, acidose metabólica e eosinofilia.
C) Hipotensão, hipocalemia, alcalose metabólica e linfopenia.
D) Hipertensão, hipercalemia, acidose metabólica e eosinofilia.
E) Hipotensão, hipocalemia, acidose metabólica e eosinofilia.

O hormônio peptídio produzido pelo gene ob, que é secretado predominantemente pelo tecido adiposo, e exerce papel essencial na regulação da homeostase energética, inibindo, no hipotálamo os fatores orexígenos, chama-se:
A) Leucina.
B) Adenosina.
C) Leptina.
D) Isoleucina.
E) Tirosina.

O balanço energético é o equilíbrio obtido a partir do total de energia ingerida e o total de energia gasta pelo organismo em suas atividades diárias; e para um adequado estado nutricional, no que se refere à energia, esse balanço deve estar equilibrado. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A) A leptina tem um papel relativo entre o estado nutricional e os eixos hormonais. Ela não possui relação com os estoques de energia para um funcionamento normal do sistema reprodutivo.
B) A leptina é considerada um sinal termostático ao cérebro sobre o balanço energético. A ingestão energética está relacionada com as concentrações de leptina somente de forma aguda.
C) O estímulo pela leptina de alguns neurônios específicos causa aumento da atividade simpática, resultando em diminuição do gasto energético em tecidos periféricos, principalmente, no tecido adiposo marrom e no tecido adiposo branco.
D) O exercício físico causa uma série de modificações metabólicas no organismo. De forma aguda, pode-se destacar o aumento do gasto energético necessário para sua realização e a mobilização de substratos energéticos específicos. De forma crônica, considerando a adaptação do organismo ao treinamento, destacam-se a modificação na composição corporal e a capacidade aumentada de armazenar carboidratos e triacilgliceróis no músculo esquelético.
E) A atividade física compreende uma gama de dimensões que incluem todas as atividades voluntárias, como as ocupacionais e de lazer, com exceção das domésticas e de deslocamento.

O hipotálamo está, diretamente e indiretamente, envolvido no controle dos sistemas relacionados ao conteúdo de energia do corpo. Analise as afirmativas abaixo, sobre os fatores neuro-hormonais de controle da ingestão de alimentos, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) A teoria lipostática sugere que o controle a longo prazo da ingestão de alimento pelo hipotálamo é secundária à regulação hipotalâmica das reservas de energia do corpo.
( ) A hiperinsulinemia está associada à anorexia.
( ) A leptina é um hormônio que reduz a ingestão de alimentos e possui efeito sobre o metabolismo corporal.
A) F, V, F.
B) F, F, V.
C) V, V, F.
D) V, V, V.
E) V, F, V.

Existem fatores regulatórios envolvidos no controle de peso que incluem neurotransmissores cerebrais, hormônios intestinais, entre outros. É correto afirmar que:
(A) na obesidade, a leptina, uma adipocitocina secretada pelo tecido adiposo, inibe o consumo de energia ou aumenta o gasto energético;
(B) os hormônios da tireoide modulam a resposta do tecido às catecolaminas e devem ser verificados nas mulheres especialmente após a menopausa;
(C) a grelina é produzida principalmente pelo tecido adiposo e age no hipotálamo para estimular a fome e a alimentação;
(D) o peptídeo YY é secretado pelas células endócrinas que revestem o intestino delgado e grosso e inibem a saciedade;
(E) os níveis de serotonina são dependentes da ingestão alimentar de lipídeos.

Acerca dos hormônios e metabolismo energético, assinale a opção correta.
A) Os hormônios da tireoide inibem a captação de glicose, além de diminuírem a taxa de utilização celular desse açúcar, que pode ser observada pela diminuição da concentração dos intermediários da via glicolítica.
B) A leptina é um hormônio proteico sintetizado principalmente no tecido adiposo. Alguns fatores, como infecções agudas e citocinas pró-inflamatórias provocam a diminuição da entração mantém-se alta nos períodos de jejum e nos períodos que antecedem as refeições, caindo imediatamente após a alimentação, o que também sugere um controle neural.
C) A grelina é produzida principalmente pelo tecido adiposo e age no hipotálamo para estimular a fome e a alimentação.
D) O peptídeo YY é secretado pelas células endócrinas que revestem o intestino delgado e grosso e inibem a saciedade.
E) Os níveis de serotonina são dependentes da ingestão alimentar de lipídeos.

Mais conteúdos dessa disciplina