Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Na arquitetura popular brasileira, observamos que tanto os materiais quanto as construções arquitetônicas são concebidos a partir de características climáticas, geográficas, econômicas e culturais. Um exemplo seria as casas de pau-a-pique.
Sobre o tipo de material que essas casas são sustentadas, assinale a alternativa CORRETA:
A Bambu ou madeira com barro.
B Caixotes.
C Latas.
D Cimento.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

As casas de pau-a-pique são uma forma tradicional de construção na arquitetura popular brasileira, que utiliza uma técnica específica de construção. Essa técnica envolve a utilização de uma estrutura de madeira (ou bambu) que é preenchida com barro, criando uma parede resistente e adequada para o clima. Analisando as alternativas: A) Bambu ou madeira com barro - Esta opção está correta, pois descreve exatamente o material utilizado nas construções de pau-a-pique. B) Caixotes - Não é um material típico para esse tipo de construção. C) Latas - Também não é um material utilizado nas casas de pau-a-pique. D) Cimento - Embora o cimento seja um material de construção comum, não é utilizado nas casas de pau-a-pique. Portanto, a alternativa correta é: A) Bambu ou madeira com barro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Nesse processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2001, p. 19).
Sobre a história da música popular no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A A bossa nova surgiu no fim dos anos 1920, trazendo uma renovação para a música brasileira, levando-a para o mundo.
B A Tropicália mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais daquela época.
C O movimento Tropicália não contribuiu para a vanguarda da MPB, pois simplesmente copiou o estilo das músicas sertanejas mais antigas.
D Entre os anos de 1975 a 1982, os músicos populares decidiram se dedicar a uma música mais regionalista e completamente não política.

Muitas festas folclóricas que são praticadas no Brasil são adaptações trazidas por imigrantes de lugares diversos. Muitas dessas festas se tornaram representações significativas do folclore brasileiro.
Sobre a origem das festas juninas, assinale a alternativa CORRETA:
A O ciclo das festas juninas começa em meados do mês de outubro, quando se festejam três santos muito conhecidos no Brasil: Santo Antônio, São João e São Paulo.
B A festa junina é uma das maiores festas do Brasil e possui um caráter híbrido, ou seja, é uma mistura da cultura europeia com a cultura sertaneja do interior do nosso país.
C O Sudeste é a região na qual acontecem as maiores festas juninas do Brasil.
D As comidas, as danças e os enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes das culturas europeia, indígena e asiática.

Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas são verdadeiras.
( ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, em virtude do grande número de artistas talentosos que aí surgiram.
( ) Na década de 1940, a música nordestina ganhou destaque, em especial o baião, que tem em Luis Gonzaga um de seus principais representantes.
( ) A cultura norte-americana influenciava a música popular brasileira, a introdução de elementos e instrumentos do jazz já se fazia notar desde o final da década de 1920. Essa influência é bastante perceptível na modinha.
( ) Em 1959, o disco “Chega de Saudade”, de João Gilberto, lança a bossa nova, um estilo musical onde integram-se a harmonia, melodia e ritmo, sem destaque especial para apenas um destes elementos.
A Todas as afirmativas são verdadeiras.
B A sequência correta é: F - F - V - V.
C A sequência correta é: F - V - V - F.
D A sequência correta é: V - V - F - V.

No Brasil, o Carnaval surgiu com o entrudo trazido pelos portugueses. Este consistia numa brincadeira quando as pessoas atiravam água, farinha, ovos e tinta uma nas outras.
Com relação ao carnaval brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
A Sob a influência europeia, o carnaval chegou no Brasil em meados do século XVII, durante o período colonial.
B Atualmente, somente na Bahia comemora-se o carnaval.
C O carnaval no Brasil colonial era um privilégio apenas da elite.
D No século XX, o carnaval brasileiro recebeu outros ritmos e danças, como o foxtrot, o tango e o flamenco.

A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a civilização humana, como mostram registros datados de 3000 a.C., na China, que indicam a utilização de diversas ervas nos cuidados à saúde, alimentação e cosmética. As culturas indígena, africana e europeia influenciaram marcadamente o uso de plantas medicinais no Brasil, constituindo as bases da Medicina Popular brasileira, além da diversidade genética vegetal de aproximadamente 55 mil espécies catalogadas, que favorece o uso de ervas medicinais pela população.
As ervas que são picadas com água, álcool ou óleos, sempre frios, e depois colocadas em um recipiente se referem a qual método?
A Infusão.
B Suco.
C Maceração.
D Cataplasma.

A literatura popular mantém viva a memória das produções de uma sociedade e que estas produções consistem de uma tradição. Com o tempo, foram se agregando e definindo novos elementos, principalmente no campo da oralidade, práticas modernas que ampliam o contingente tradicional (BARROS, 2002).
Sobre a literatura popular, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ditados ou provérbios.
II- Trava-línguas.
III- Dísticos de caminhão.
IV- Parlendas.
( ) Tem como objetivo fazer com que a pessoa fale corretamente uma frase, que possui muitas sílabas parecidas.
( ) São mais populares entre os caminhoneiros e são escritos nos para-choques de caminhões. Normalmente são frases humorísticas.
( ) São expressões ou frases que trazem algum conselho, não devem ser interpretados ao pé da letra.
( ) São comuns entre as crianças, por serem fáceis de decorar, eram ditas pelos pais e repetidas pelos filhos.
a) I - IV - III - II.
b) IV - I - III - II.
c) II - III - I - IV.
d) III - II - IV - I.

A literatura popular pode ser expressa tanto de forma oral comum a todos os povos, como os mitos, lendas, provérbios, parlendas, trava-línguas e adivinhas, quanto na forma escrita, o que é menos frequente, como a literatura de cordel, os dísticos de caminhão e o pão-por-deus. A literatura popular pode ser considerada o elemento mais verdadeiro da identidade cultural, por manifestar justamente a filosofia de quem a faz, a técnica, as crenças e os costumes.
Sobre a literatura popular, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mitos.
II- Lendas.
III- Parlendas.
( ) São associados a fatos reais ou históricos, e são justificados por fenômenos naturais, tendo origem indígena.
( ) São populares entre as crianças por serem fáceis de decorar, podendo ao mesmo tempo trabalhar a memorização.
( ) São personagens sobrenaturais, que não existem, podendo estar associados a fenômenos naturais.
a) I - II - III.
b) III - II - I.
c) II - I - III.
d) II - III - I.

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular.
Sobre a quadrilha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A quadrilha é uma tradição compartilhada, sua aprendizagem ocorre de forma espontânea e se transforma com o passar do tempo.
( ) A quadrilha contempla a tradição e o costume de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.
( ) A quadrilha tem influência portuguesa, apresenta cunho artístico e técnicas apuradas, também sendo considerada dança-espetáculo.
( ) A quadrilha necessita de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem, Portugal.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - V - V.

As festas populares são eventos nos quais se compartilham grande quantidade de tradições populares. Além da festa em si, muitos outros elementos, como a gastronomia, a música, a indumentária, podem fazer parte desta manifestação.
Sobre as festas populares, analise as sentenças a seguir:
I- Assim como a cultura, as festas populares possuem caráter dinâmico, ou seja, podem ser modificadas ao longo do tempo.
II- As festas consideradas populares são aquelas que acontecem unicamente em todo território nacional.
III- O Carnaval, considerada uma das maiores festa populares do Brasil, teve início no século XIX e primordialmente participava apenas a elite da sociedade.
IV- Um dos elementos mais importantes das festas populares é a música erudita, considerada um grande traço da identidade do país.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina