Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Maristela BASSO, “a complexidade da nova lex mercatoria determina a renovação da parte mais dinâmica e economicista do direito internacional privado, sobretudo em sua interface com o direito do comércio internacional. As soluções oferecidas pela nova lex mercatoria normalmente são reconhecidas e endossadas pelos ordenamentos estatais”.
Sobre a relação entre a nova lex mercatoria e os princípios contratuais básicos no âmbito internacional e no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
A Os princípios contratuais internacionais encontram-se elencados em rol taxativo presente no Código Civil.
B O princípio da autonomia da vontade é aplicado sem restrições no ordenamento jurídico brasileiro.
C O princípio da força vinculante dos contratos não é reconhecido no ordenamento jurídico brasileiro.
D O princípio da boa-fé objetiva encontra previsão expressa no Código Civil Brasileiro.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Os princípios contratuais internacionais encontram-se elencados em rol taxativo presente no Código Civil. - Esta afirmação não é correta, pois o Código Civil Brasileiro não apresenta um rol taxativo de princípios contratuais internacionais. B) O princípio da autonomia da vontade é aplicado sem restrições no ordenamento jurídico brasileiro. - Essa afirmação é imprecisa, pois a autonomia da vontade é respeitada, mas existem restrições, como normas de ordem pública e proteção de partes mais vulneráveis. C) O princípio da força vinculante dos contratos não é reconhecido no ordenamento jurídico brasileiro. - Esta afirmação é falsa, pois o princípio da força vinculante dos contratos é, sim, reconhecido no ordenamento jurídico brasileiro. D) O princípio da boa-fé objetiva encontra previsão expressa no Código Civil Brasileiro. - Esta afirmação é correta, pois o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 422, menciona a boa-fé objetiva como um princípio que deve ser observado nas relações contratuais. Portanto, a alternativa correta é: D) O princípio da boa-fé objetiva encontra previsão expressa no Código Civil Brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O comércio eletrônico (e-commerce) resta cada vez mais presente na sociedade atual, sobretudo porque não exige maiores deslocamentos e maior uso de tempo para realização das compras e vendas de produtos e serviços, bastando ter um instrumento com internet ou rede mediada por computador.
De acordo com o comércio eletrônico (e-commerce), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O comércio eletrônico (e-commerce) é via apta a proporcionar a internacionalização de empresas.
( ) As empresas denominadas de born globals são aquelas que desde seu advento ou com pouco tempo de atividade passam a atender às demandas internacionais.
( ) O comércio eletrônico não pode ocorrer quando uma das partes for ente ou entidade governamental.
( ) A compra e venda de informações por parte de empresas a empresas é reconhecida pela sigla B2C.
A V – V – F – F.
B F – F – V – V.
C F – V – V – F.
D V – V – F – F.

Para aquisição de determinado objeto ou mercadoria existente no mercado internacional, faz-se necessária a realização não apenas dos contratos internacionais de compra e venda, mas como também de outros contratos internacionais necessários para finalidade pretendida.
Sobre estes contratos relacionados à compra e venda internacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O contrato de seguro encontra-se diretamente relacionado à relação jurídica contratual internacional de compra e venda de mercadoria.
II - Até chegar no seu destino final, a mercadoria perpassa por diversos riscos cujos custos poderão ser minimizados pelo transportador.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina