Logo Passei Direto
Buscar
A linguagem predominante no texto possui características próprias da variedade padrão da língua. Sabe-se, porém, que, em uma língua, variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais ou históricas podem ser reconhecidas em situações comunicacionais distintas. Como exemplo de marcas do emprego da linguagem que se diferencia da linguagem predominante no texto apresenta-se o trecho:
A) “Em verdade, o homem ruivo sabia bem poucas coisas.” (7º§) B) “Ô, Pai! caçoava o filho, que raio de passarinho é esse que você foi arrumar?!” (3º§) C) “O homem ruivo introduzia o dedo entre as grades da gaiola e ficava acariciando a cabeça do passarinho [...]” (4º§) D) “Calmamente, sem a menor pressa, o homem ruivo guardou a pena no bolso do casaco e levantou-se com uma expressão tão estranha que o menino parou de rir para ficar olhando.” (11º§)
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a opção que apresenta marcas do emprego da linguagem que se diferenciam da variedade padrão, precisamos analisar cada alternativa em relação ao uso da linguagem. A) “Em verdade, o homem ruivo sabia bem poucas coisas.” - Essa frase utiliza uma construção que pode ser considerada mais formal, típica da variedade padrão. B) “Ô, Pai! caçoava o filho, que raio de passarinho é esse que você foi arrumar?!” - Aqui, o uso de "Ô" e a expressão "que raio de" são características coloquiais e informais, que se afastam da linguagem padrão. C) “O homem ruivo introduzia o dedo entre as grades da gaiola e ficava acariciando a cabeça do passarinho [...]” - Essa frase é descritiva e não apresenta marcas de linguagem não padrão. D) “Calmamente, sem a menor pressa, o homem ruivo guardou a pena no bolso do casaco e levantou-se com uma expressão tão estranha que o menino parou de rir para ficar olhando.” - Essa frase também é formal e não apresenta características que a distanciem da variedade padrão. Portanto, a alternativa que apresenta marcas do emprego da linguagem que se diferencia da linguagem predominante no texto é: B) “Ô, Pai! caçoava o filho, que raio de passarinho é esse que você foi arrumar?!”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina