Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
É possível encontrar muita similaridade entre a contabilidade de uma empresa comercial e de uma empresa rural, no entanto, dadas as características e particularidades atribuídas às suas atividades e seus ciclos operacionais, algumas adequações são fundamentais para que as informações disponibilizadas nas demonstrações financeiras estejam adequadas às necessidades dos usuários.
A conta produtos em processo, na empresa rural, é representada por qual conta e grupo?
A) Insumos agrícolas, ativo circulante.
B) Culturas permanentes, ativo biológico, ativo não circulante.
C) Culturas temporárias em formação, ativo circulante.
D) Produtos agrícolas, no ativo circulante.
E) Ativos biológicos, no ativo não circulante (permanente).
User badge image
Desvendando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta sobre a conta produtos em processo na contabilidade de uma empresa rural, precisamos entender como as contas são classificadas. Na contabilidade rural, as "culturas temporárias em formação" referem-se a produtos que ainda estão em processo de crescimento e que, portanto, não estão prontos para a venda. Essas culturas são consideradas como parte do ativo circulante, pois são esperadas para serem convertidas em dinheiro em um ciclo operacional relativamente curto. Analisando as alternativas: A) Insumos agrícolas, ativo circulante. - Refere-se a insumos, não a produtos em processo. B) Culturas permanentes, ativo biológico, ativo não circulante. - Culturas permanentes não se encaixam na definição de produtos em processo. C) Culturas temporárias em formação, ativo circulante. - Esta opção se refere diretamente a produtos em processo e está correta. D) Produtos agrícolas, no ativo circulante. - Refere-se a produtos já prontos para venda, não em processo. E) Ativos biológicos, no ativo não circulante (permanente). - Não se refere a produtos em processo. Portanto, a alternativa correta é: C) Culturas temporárias em formação, ativo circulante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os diversos itens que compõem o custo de produção e os princípios da contabilidade rural, bem como os itens a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
I) Ativo circulante são bens e direitos recebidos dentro do curto prazo. II) Ativo não circulante são bens e direitos recebidos no longo prazo. III) Passivo circulante são obrigações de curto prazo. IV) Passivo não circulante são obrigações de longo prazo.
( ) Financiamento de trator em 60 meses
( ) Terra
( ) Galpão
( ) Salários
( ) Sementes
( ) Aquisição de equipamento de irrigação com pagamento em 24 meses
( ) Máquinas
( ) Adubos
( ) Lavoura de café
( ) Taxas e impostos
a. II, IV, IV, I, III, II, IV, III, IV, III, I.
b. IV, II, II, III, I, IV, II, I, II, I, III
c. III, I, I, IV, II, I, I, II, I, II, III.
d. IV, II, II, III, III, IV, III, I, IV, I, II
e. IV, II, I, I, II, III, IV, I, I, I, III.

Uma forma de apresentar o resultado financeiro da atividade produtiva é o que se chama de “resultado equivalente”, ou seja, é o resultado financeiro em unidades produzidas. Com essa conversão, o gestor ou o produtor rural consegue analisar, além do resultado financeiro, a eficiência técnica.
Com base nas informações da tabela a seguir, assinale alternativa que mostra qual produtor rural ganhou mais dinheiro e qual foi mais eficiente tecnicamente.
A. O produtor A ganhou mais dinheiro e também foi mais eficiente tecnicamente.
B. O produtor B ganhou mais dinheiro e também foi mais eficiente tecnicamente.
C. O produtor A ganhou mais dinheiro, no entanto o produtor B foi mais eficiente tecnicamente.
D. O produtor B ganhou mais dinheiro, no entanto o produtor A foi mais eficiente tecnicamente.
E. O produtor A ganhou mais dinheiro, mas não há dados suficientes para medir a eficiência técnica dos produtores.

O exercício social de uma empresa está diretamente relacionado ao registro de suas atividades e à consequente organização da rotina contábil.
O exercício social equivale a:
a. um período de um ano, definido no contrato social da empresa.
b. um ano social de 365 dias.
c. um ano fiscal de 360 dias.
d. um ciclo operacional de 60 dias.
e. um ano civil de 360 dias.

O ponto de equilíbrio, também denominado ponto crítico, ponto de nivelamento ou break-even-point, na ótica das ciências econômicas, é um conceito fundamental para que o produtor rural possa planejar, adequadamente, o nível de produtividade e estimar a lucratividade dele.
Em relação a esse conceito, assinale a alternativa correta:
a. A determinação do ponto de equilíbrio da produção leva em conta os custos fixos e os custos variáveis, com ressalva para as despesas administrativas.
b. O ponto de equilíbrio de uma produção agropecuária ocorre no exato momento em que o produtor passa a operar em prejuízo.
c. O ponto de equilíbrio informa a quantidade máxima de produtividade que a propriedade rural é capaz de produzir.
d. O ponto de equilíbrio é a quantidade mínima necessária para cobrir todos os custos de produção.
e. Dependendo da atividade agropecuária, o ponto de equilíbrio pode indicar quais são os custos fixos e quais são os custos indiretos.

Considerando os conceitos básicos da contabilidade, conforme a Lei n.° 6.404/76, o Balanço Patrimonial de uma empresa tem a seguinte estrutura:
Escolha uma opção:
a. Todas as contas a serem pagas deverão ser classificadas como circulante, e todas as contas a serem recebidas deverão ser classificadas como não circulante.
b. Todas as contas, tanto pagas como recebidas, independente do ano, deverão ser classificadas como circulante.
c. As contas a pagar e a receber em 2020 deverão ser classificadas como circulante, enquanto que as contas a pagar e a receber dos anos 2021 e 2022 deverão ser classificadas como não circulante.
d. As contas a pagar de 2020, 2021 e 2022 deverão ser classificadas como patrimônio líquido, e todas as contas a receber em 2020, 2021 e 2022 deverão ser classificadas como passivo exigível a longo prazo.
e. Todas as contas, tanto pagas como recebidas, deverão ser classificadas como não circulante.

A economia brasileira está baseada especialmente na área rural, por esse motivo é importante que as empresas que atuam nessa área tenham clara a classificação de sua produção.
Diante dessa classificação, em qual grupo do balanço patrimonial pode-se classificar os bezerros nascidos entre 0 e 12 meses de idade?
a. Ativo Não Circulante.
b. Estoque.
c. Patrimônio Líquido da Empresa.
d. Não Circulante Imobilizado.
e. Ativo Circulante.

No momento em que o produtor rural faz uma análise de longo prazo de sua atividade produtiva, em que os fatores de produção são variáveis, surge o conceito de rendimentos de escala de produção, que é dividido em três tipos: rendimentos decrescentes de escala; rendimentos constantes de escala; e rendimentos crescentes de escala.
Com relação a esses conceitos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Para a safra, o produtor rural aumentou em 20% a sua área plantada, o número de funcionários e as máquinas para preparo da lavoura, e isso proporcionou um aumento de 20% da sua produção total.
( ) Para a safra, o produtor rural aumentou em 20% o número de funcionários e de máquinas para preparo da lavoura, e isso proporcionou um aumento de 30% da sua produção total.
( ) Para a safra, o produtor rural aumentou em 20% a sua área plantada e o número de máquinas para preparo da lavoura, e isso proporcionou um aumento de 15% da sua produção total.
a. II, III, I
b. III, II, I.
c. I, II, III
d. III, I, II.
e. II, I, III.

Na propriedade rural, o produtor deve contabilizar a depreciação de seus bens tangíveis, como é o caso de maquinários e equipamentos. As culturas permanentes também têm perda de valor devido a sua utilização.
Em relação aos conceitos de depreciação, amortização e exaustão, assinale a alternativa correta:
A. A amortização é aplicada nas culturas perenes, em que é extraído o caule da árvore, permanecendo a raiz para a rebrota de novas plantas.
B. A exaustão é aplicada nas culturas perenes, em que os frutos são colhidos e as árvores são mantidas para novas colheitas.
C. A depreciação é aplicada nas culturas temporárias, porém os custos são considerados somente a partir do primeiro ano de produção.
D. Em casos como as florestas (reflorestamento e mata, canaviais e pastagens), os custos para aquisição serão objetos de amortização.
E. A amortização, na atividade agropecuária, é aplicada na aquisição de direitos temporários sobre trabalhos, em propriedades de terceiros.

Para Sampaio et al. (2011), o custo total dos produtos ou dos serviços finais é a soma dos custos das atividades que foram envolvidas em sua produção ou realização. Para isso, no método ABC desenvolve-se um processo de rastreamento desses custos por meio da identificação direta com as atividades realizadas para a produção de determinado produto ou serviço.
Com relação ao método de custeio ABC, assinale a alternativa correta.
a. O princípio deste método de rateio consiste na premissa de que é o produto que consome os recursos e não o contrário.
b. O custeio ABC é falho porque é baseado na premissa dos rateios dos custos, os quais poderão levar a alocações arbitrárias.
c. O custeio ABC é o método mais difundido no Brasil, pois viabiliza uma gestão de custos mais eficiente.
d. Este é o método de custeio mais barato, pois as análises são simples e rápidas, facilitando a apropriação dos custos indiretos.
e. Este método tem como objetivo reduzir as distorções geradas pelo rateio arbitrário ocorrido no custeio por absorção.

Mais conteúdos dessa disciplina