Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as etapas necessárias para o processo de absorção de fármacos, avalie as assertivas a seguir e a relação entre elas.
I - Os fármacos precisam estar dissolvidos nos fluidos gastrointestinais para que possam ser absorvidos.
ASSIM
II - Quanto menor o número de etapas necessárias para que a dissolução ocorra, mais lento será o processo de absorção.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma consequência correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma consequência correta da I.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as assertivas: I - Os fármacos precisam estar dissolvidos nos fluidos gastrointestinais para que possam ser absorvidos. Esta assertiva é verdadeira, pois a absorção de fármacos realmente requer que eles estejam em solução. II - Quanto menor o número de etapas necessárias para que a dissolução ocorra, mais lento será o processo de absorção. Esta assertiva é falsa. Na verdade, quanto menor o número de etapas necessárias para a dissolução, mais rápido será o processo de absorção, pois menos etapas significam que o fármaco se torna disponível mais rapidamente. Agora, vamos às opções: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma consequência correta da I. (FALSO, pois a II é falsa) 2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRO) 3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) 4. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) 5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma consequência correta da I. (FALSO, pois a II é falsa) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Emulsão é um tipo de sistema disperso em que há uma mistura de dois líquidos [água (A) e óleo (O)] estabilizados por uma camada interfacial de tensoativos. Essa mistura é termodinamicamente instável, tem o aspecto de leite e pode ser subdividida em O/A, A/O, A/O/A e O/A/O. Referente a essa forma farmacêutica, avalie as assertivas a seguir:
Está CORRETO o que se afirma somente em:
I - O processo de cremagem é uma etapa irreversível em que os agregados de gotículas de óleo tendem a subir para a superfície do frasco.
II - O processo de coalescência é uma etapa irreversível em que gotículas de óleo que estão na superfície tendem a se juntar e a formar uma gotícula maior, levando possivelmente a uma quebra da emulsão.
III - O processo de instabilidade de uma emulsão pode ser reduzido se o tamanho das gotículas da emulsão for reduzido.
IV - O processo de instabilidade de uma emulsão pode ser reduzido se a viscosidade da emulsão também for reduzida.
I, II e IV
Somente I
I e II
II, III e IV
II e III

Um farmacêutico recebeu em sua farmácia de manipulação uma receita de suspensão de mebendazol. Após preparar essa forma farmacêutica, notou que as partículas estavam sedimentando muito rapidamente gerando um sobrenadante antiestético e impedindo a precisão da dosagem do fármaco.
Sobre o caso apresentado, avalie as assertivas a seguir.
I- As suspensões são sistemas de dispersão mecânica, caracterizados pela alta instabilidade física, devendo-se, portanto, recorrer a métodos como floculação controlada com o intuito de melhorar a sua estabilidade.
II- Agentes espessantes são amplamente empregados no preparo de dispersões com o objetivo de melhorar a estabilidade física das suspensões, pois controlam o fenômeno de sedimentação, diminuindo a viscosidade da fase dispersante da preparação.
III- Os agentes molhantes são incorporados em uma formulação com o objetivo de melhorar as suas características organolépticas, contribuindo para uma melhor aceitação pelos pacientes.
IV- A carboximetilcelulose é um exemplo de agente suspensor e poderia ser utilizada no caso apresentado para retardar a velocidade de sedimentação das partículas na suspensão.
I, II e IV
I, II e III
II e III
I
I e IV

O armazenamento é a etapa do ciclo da assistência farmacêutica que visa garantir a qualidade e a guarda segura dos medicamentos nas organizações da área da saúde. Constitui-se como um conjunto de procedimentos que envolvem o recebimento, a estocagem/guarda, a segurança contra danos físicos, furtos ou roubos, a conservação, o controle de estoque e a entrega. Torna-se fundamental que as organizações de saúde estabeleçam e monitorem critérios para assegurar que os medicamentos estejam sendo recebidos, estocados e controlados de maneira eficaz e correta.
Sobre o armazenamento dos supositórios, analise as afirmativas a seguir:
I. Os supositórios lipofílicos devem ser armazenados a temperatura ambiente, mas com controle de umidade, uma vez que não são afetados pelo calor.
II. O armazenamento não pode ser realizado em ambientes úmidos, pois os supositórios podem absorver água e ficar com aspecto esponjoso, principalmente os constituídos à base de PEG, que é relativamente higroscópico.
III. O farmacêutico orienta o paciente a retirar o supositório da geladeira alguns minutos antes da aplicação a fim de evitar qualquer desconforto na hora da aplicação por conta de sua maior dureza.
II
I
II e III
I e II
III

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Injetáveis são preparações estéreis, livres de pirogênicos e destinadas à administração parenteral.
II. Pirogênicos são substâncias orgânicas produtoras de febre que decorrem da decomposição química de excipientes farmacêuticos.
III. Uma das etapas do controle de qualidade para medicamentos injetáveis consiste no teste oficial para pirogênicos, que deve ser realizado em todos os casos, para assegurar a ausência desses materiais produtores de febre.
apenas a I é verdadeira.
apenas I e II são verdadeiras.
apenas II e IV são verdadeiras.
apenas a III é verdadeira.
apenas I e III são verdadeiras.

Quando se injeta por via intravenosa, uma determinada solução medicamentosa, pode surgir uma reação febril que é independente do agente utilizado. Esta reação concretiza-se, habitualmente, pelo aparecimento de arrepios, de duração variável, podendo manifestar-se uma hora após a injeção.
Tais reações são devidas:
à tonicidade do líquido de cultura e as impurezas.
à presença de solutos termoestáveis.
à velocidade da injeção, ao pH e à natureza da solução.
ao pH e à natureza da solução.
à presença nas soluções injetáveis de substância proveniente de bactérias vivas ou mortas - os pirogênicos.

Sobre a administração de fármacos por via auricular, avalie as assertivas a seguir e a relação entre elas.
I - Formulações destinadas ao ouvido médio e externo devem ser envasadas em embalagens de dose unitária PORQUE
II - Conservantes são mais homogeneamente distribuídos em embalagens menores.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Sobre os fatores que influenciam na deposição de partículas no trato respiratório, avalie as assertivas a seguir.
Está correto o que se afirma somente em:
I. O tamanho das partículas
II. A velocidade de inalação
III. A presença de um conservante na formulação
IV. O padrão respiratório do paciente
I, II e IV
I, II e III
II, III e IV
I e IV
II e III

Sabemos que a forma farmacêutica pode influenciar na velocidade de absorção de um fármaco. Assim, podemos dizer que, de um modo geral, mantendo todos os outros parâmetros constantes, a velocidade de absorção de um fármaco seguirá a ordem dada na alternativa:
Solução > suspensão > comprimidos > cápsulas.
Solução > suspensão > cápsulas > comprimidos.
Solução < suspensão < cápsulas < comprimidos.
Solução = suspensão > cápsulas > comprimidos.
Solução > cápsulas > suspensão > comprimidos.

Mais conteúdos dessa disciplina