Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Uma ocorrência bastante comum, principalmente em locais de clima seco, é o pequeno choque elétrico sofrido por pessoas no momento de abrir a porta de um carro. Esse fenômeno é provocado pelo toque na parte metálica do automóvel que sofreu uma eletrização decorrente do atrito com o ar durante o deslocamento do veículo.
Nesse contexto, o choque elétrico acontece porque
a) as cargas elétricas escoam pelo passageiro no contato com o solo.
b) o ar seco é um bom condutor elétrico ao contrário da pele humana.
c) o automóvel perde cargas positivas, ficando eletrizado negativamente.
d) as cargas em excesso se acumulam no interior da carcaça do automóvel.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender o fenômeno do choque elétrico ao tocar a parte metálica de um carro, precisamos considerar como a eletrização ocorre. Quando um carro se desloca, ele pode acumular cargas elétricas devido ao atrito com o ar, especialmente em climas secos, onde a umidade é baixa e a capacidade de dissipar cargas elétricas é reduzida. Vamos analisar as alternativas: a) as cargas elétricas escoam pelo passageiro no contato com o solo. - Isso não explica o choque, pois o que ocorre é a transferência de carga ao tocar o carro. b) o ar seco é um bom condutor elétrico ao contrário da pele humana. - Na verdade, o ar seco é um isolante, e a pele humana também é um isolante, mas pode conduzir eletricidade em certas condições. c) o automóvel perde cargas positivas, ficando eletrizado negativamente. - Isso é uma possibilidade, mas não é a explicação mais direta para o choque. d) as cargas em excesso se acumulam no interior da carcaça do automóvel. - Esta alternativa é a mais correta, pois descreve que as cargas se acumulam na superfície do carro, e ao tocar a parte metálica, ocorre a descarga dessas cargas, resultando no choque elétrico. Portanto, a alternativa correta é: d) as cargas em excesso se acumulam no interior da carcaça do automóvel.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Duas esferas metálicas e eletricamente neutras, X e Y, são montadas sobre bases diferentes, ambas feitas de material isolante. Inicialmente, a esfera metálica X está próxima a um bastão negativamente carregado, sem tocá-lo. Em seguida, outra esfera Y toca a esfera X e, nesse momento, ambas as esferas estão sujeitas ao campo elétrico gerado pelo bastão. Com o bastão carregado ainda próximo de X, a esfera Y é afastada de X e, em seguida, o bastão é afastado de ambas cessando a ação do seu campo elétrico. Assinale corretamente a alternativa que indica, respectivamente, as cargas das esferas X e Y logo após o afastamento do bastão carregado.
a) neutra e neutra
b) positiva e positiva
c) negativa e positiva
d) positiva e negativa

Durante a formação de uma tempestade, são observadas várias descargas elétricas, os raios, que podem ocorrer: das nuvens para o solo (descarga descendente), do solo para as nuvens (descarga ascendente) ou entre uma nuvem e outra. As descargas ascendentes e descendentes podem ocorrer por causa do acúmulo de cargas elétricas positivas ou negativas, que induz uma polarização oposta no solo.
Essas descargas elétricas ocorrem devido ao aumento da intensidade do(a)
a) campo magnético da Terra.
b) corrente elétrica gerada dentro das nuvens.
c) resistividade elétrica do ar entre as nuvens e o solo.
d) campo elétrico entre as nuvens e a superfície da Terra.
e) força eletromotriz induzida nas cargas acumuladas no solo.

Mais conteúdos dessa disciplina