Buscar

Qual a diferença entre Glicogenólise e Glicogênese?

💡 4 Respostas

User badge image

João Honorato

Glicogenólise: A glicogenólise consiste na conversão de glicogênio em glicose, realizada no fígado, geralmente entre as refeições. Este processo é estimulado quando os níveis de açúcar do sangue caem muito. Nesta situação, o hormônio glucagon é liberado pelo pâncreas para estimular o processo e reabastecer, assim, o estoque de glicose no sangue. Três reações são responsáveis por essa conversão. Na primeira delas, cada resíduo de glicose clivada a partir do glicogênio reage com o íon fosfato, para originar glicose-1-fosfato. Esta reação é catalisada pela enzima glicogênio fosforilase. Na segunda reação, catalisada pela enzima fosfoglicomutase, a glicose-1-fosfato é transformada em glicose-6-fosfato. Finalmente, na terceira reação, a glicose-6-fosfato é hidrolisada, originando a glicose.

Glicogênese: Conjunto de reações metabólicas comum no fígado e por meio do qual o glicogênio é sintetizado a partir de outros carboidratos mais simples;

8
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicogenólise é o processo de degradação do glicogênio, que é um estoque de glicose presente no fígado e músculos. Esse processo ocorre quando há uma deficiência de glicose disponível para as reações do metabolismo.


A glicogênese, em contrapartida, é o processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, onde moléculas de glicose são adicionadas ao glicogênio existente. Esse processo só ocorre quando o nível de glicose no sangue está alto.


Portanto, a diferença entre glicogenólise e glicogênese é que, a primeira consiste na degradação do glicogênio armazenado e ocorre nos momentos de baixo nível glicêmico. Já a segunda, corresponde ao processo inverso, ou seja, sintetizar glicogênio quando o nível glicêmico for alto.

1
Dislike0
User badge image

Crismila Raquel

Resumidamente, a diferença é que enquanto uma trata-se da produção de glicogênio (glicogênese), o outro trata-se da quebra do mesmo em partículas mais simples, no caso, a glicose (glicogenólise).

Agora de forma mais explicada:

A glicogenólise será a quebra do glicogênio em glicose, que será utilizado para manuntenção das funções do organismo. Ela também pode ocorrer quando o organismo está em meio a uma resposta imunológica ou em lesões, pois necessitará de ATP tanto para combate a microorganismos quanto para a reparação celular.

Glicose <-> Glicose 6-Fosfato <-> Glicose 1-Fosfato <-> UDPG <->Glicogênio

Como foi observado acima, é uma via dupla, o oposto da glicogenólise é a glicogênese, na qual o organismo vai captar a glicose presente no sangue, com o auxílio da insulina produzida pelo pâncreas, e vai armazenar  mesmo no fígado (principalmente) e na músculatura esquelética. No caso a glicogênese é feita por meio dos carboidratos, e é o preferível e ideal no organismo. Na fata deste carboidrato, ocorrerá a gliconeogênese que é a formação do glicogênio fazendo uo de outras moléculas que não a glicose, como: por proteínas ou lipídeos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais