Logo Passei Direto
Buscar
A estipulação em favor de terceiros possui características e conteúdo específicos, o que o diferencia dos outros contratos. Ocorre estipulação em favor de terceiros quando uma pessoa convenciona com outra que esta concederá uma vantagem em favor daquele que embora não sendo parte do contrato receberá o benefício.
Considerando o contexto acima, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso as afirmações abaixo: São partes na estipulação em favor de terceiros, o estipulante; o promitente e o beneficiário. A estipulação em favor de terceiros é considerada pela doutrina como contrato sui generis. A doação é um exemplo de contrato estipulação em favor. Classifique a alternativa correta:
a. F - V - V.
b. F - F - F.
c. V - V - V.
d. V - V - F.
e. V - F - F.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a estipulação em favor de terceiros: 1. São partes na estipulação em favor de terceiros, o estipulante; o promitente e o beneficiário. É verdadeira (V). Na estipulação em favor de terceiros, realmente temos essas três partes: o estipulante (quem faz a estipulação), o promitente (quem deve cumprir a obrigação) e o beneficiário (quem recebe o benefício). 2. A estipulação em favor de terceiros é considerada pela doutrina como contrato sui generis. É verdadeira (V). A estipulação em favor de terceiros é considerada um contrato sui generis, pois possui características próprias que a diferenciam de outros tipos de contratos. 3. A doação é um exemplo de contrato estipulação em favor. É falsa (F). A doação é um contrato que envolve a transferência de bens, mas não é um exemplo de estipulação em favor de terceiros. A estipulação em favor de terceiros é uma figura distinta, onde o beneficiário não é parte do contrato. Com isso, a sequência correta é: V - V - F. Portanto, a alternativa correta é: d. V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desta função surgem limites tanto de exercício de um direito como de comportamentos que violem a dignidade humana. A boa-fé objetiva, no direito atual, possui três funções que norteiam os operadores do direito: integrativa, interpretativa e de controle. Na função de controle há a imposição de um padrão ético de confiança e lealdade, e um limite a ser respeitado no exercício de todo e qualquer direito. Desta função surgem limites tanto de exercício de um direito como de comportamentos que violem a dignidade humana, entre eles temos: Supressio, Surrectio, Tu quoque, Cláusula de Estoppel, Exceptio doli generalis e Venire contra factum próprio.
Com relação a Venire contra factum próprio é correto afirmar, apenas que classifique a alternativa correta:
a. protege uma parte contra aquela que pretende exercer uma posição jurídica em contradição com o comportamento assumido anteriormente.
b. do surgimento de um direito por práticas reiteradas, usos e costumes ao longo do tempo.
c. tem como objetivo impedir o exercício de pretensões dolosas dirigidas contra a outra parte contratante.
d. trata-se da supressão de um direito, por renúncia tácita, quando passado longo período de tempo que ele não é exercido.
e. por este instituto, a parte não pode recorrer, em sua defesa, a normas que foram violadas pela própria pessoa, ou seja, aquele que viola a norma convencionada, não pode se beneficiar desse ato, exigindo da outra parte que ela cumpra seus deveres e assuma as consequências resultante.

Mais conteúdos dessa disciplina