Buscar

A.C., 21 anos, sexo feminino, solteira, estudante, prodecente de Belo Horizonte.

A.C., 21 anos, sexo feminino, solteira, estudante, prodecente de Belo Horizonte.
História clínica: A paciente, inconsciente, foi trazida por familiares ao hospital. Ela tinha sido encontrada assim, junto com uma carta e várias caixas de medicamentos vazias, o que evidenciava a tentativa de suicídio. Pelas embalagens dos medicamentos trazidas pelos familiares, deduziu-se que a paciente havia tomado em torno de 15 mg de ácido acetilsalicílico, 15 g de paracetamol e 120 mg de diazepam. Uma outra tentativa de suicídio já ocorrera previamente.
Exame físico: PA 130/90 mmHg, FC 92 bpm, FR 36 mpm, temperatura corporal 38º C. A paciente estava em coma superficial, taquipneica e desidratada.
Evolução: Na sala de emergência, passou-se sonda nasogástrica para lavagem gástrica. O conteúdo da aspiração foi pequeno e não evidenciou comprimidos íntegros ou semi-íntegros. Foi cateterizada uma veia encaminhou-se a paciente para a UTI. Após 30 minutos na UTI, o plantonista observou dificuldade respiratória na paciente. A PA caiu para 90/60 mmHg, o volume urinário caiu a menos de 10 mL/hora (produção anormalmente reduzida de urina - menos de 0,4 L - em casos de desidratação grave ou de insuficiência renal aguda. Esta situação pode também ocorrer quando os rins não recebem o seu abastecimento normal de sangue em virtude de situações como insuficiência cardíaca, choque ou doenças como leptospirose) e a reserva alcalina estava em 8 mEq/L (normal: 25; Conjunto dos constituintes do sangue que podem neutralizar os ácidos. A reserva alcalina contribui para manter a alcalinidade do sangue a um nível constante; as suas flutuações caracterizam certos estados de acidose ou de alcalose.). Nesse momento, a paciente foi intubada e mantida sob ventilação controlada. A situação manteve-se estável por algumas horas, ocorrendo, posteriormente, progressiva melhora. No segundo dia de evolução, foram observadas conjuntivas ictéricas e urina escura. Exames feitos demonstraram bilirrubinas totais: 3,2% (VR = até 1,2%), TGO: 520 mg% (VR = até 40), TGP: 480 mg% (VR = até 40). Frente a essa situação, a paciente foi mantida em observação. A icterícia aumentou progressivamente. Aos dez dias de internação, a pacientes apresentou sinais de coma hepático, para o qual foram tomadas as medidas adequadas. A partir desse momento, evoluiu favoravelmente, tendo alta após trinta dias. Pergunta-se:
1. Relacione o conteúdo da aspiração da lavagem gástrica com as medidas subsequentes tomadas na emergência. O fato de não terem sido encontrados comprimidos íntegros é bom ou ruim? Explique.
2. Justifique a baixa da reserva alcalina, explicando qual o fármaco que foi responsável por esse quadro.
3. Sabendo que icterícia, urina escura, bilirrubinas e enzimas TGO e TGP são sinais clássicos de hepatotoxicidade e falência hepática, identifique qual dos medicamentos pode ter sido responsável por esse quadro. Justifique

💡 1 Resposta

User badge image

Évelyn Armando

. Relacione o conteúdo da aspiração da lavagem gástrica com as medidas subsequentes tomadas na emergência. O fato de não terem sido encontrados comprimidos íntegros é bom ou ruim? Explique. R: Foi feito a lavagem gástrica na emergencia para que se houvesse algum medicamento ainda não absorvido, ela teria menos riscos.o fato de nao encontrarem comprimidos integros é ruim, pois mostra que boa partes deles ja haviam sido absorvidos e portanto a paciente ficaria em risco.

 

2-Reserva alcalina foi ocasionada pleo uso do farmáco diazepam,NO CASO DE HIPERCAPNIA CRÔNICA GRAVE (DOENÇA QUE ENVOLVE ALTERAÇÃO DAS RESERVAS ALCALINAS NO SANGUE), O DIAZEPAM SÓ PODE SER ADMINISTRADO SE OS BENEFÍCIOS POTENCIAIS SUPERAREM OS POSSÍVEIS RISCOS.O diazepam não deve ser usado isoladamente no tratamento da depressão ou da ansiedade associada àdepressão porque pode desencadear o suicídio.

 

3-Paracetamol é considerado hepatotoxico e pode promover uma lesao hepatocelular atraves de 3 mecanismos;ou independentes ou associados . 1-Overdose , forma mais comum de toxicicidade, (ingestao superiores a 10g em adultos ou 150 mg/kg em crianças. 2-Ativação excessiva do citrocromo p450 (CYP),resultante do uso de determinados medicamentos indutores enzimaticos e do alcool cronico. 3-Atraves da depleção dos niveis de glutation do hepatócito por ingestão de alcool (overdose) e nutrição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais