Buscar

Alguém tem algum resumo de Farmacologia dos AINES

Respostas

User badge image

Ester

Os AINES são subsâncias anti-inflamatórias não esteroidais, ou seja, eles atuam inibindo a ciclooxigenase (COX), que são enzimas responsáveis pela resposta inflamatória no organismo, ao transformar o ácido araquidônico em prostaglandinas.

 Estas COX são divididas em dois tipos: COX1 e COX 2. As prostaglandinas, produzem muco (COX1), contração uterina e bronconstrição (COX1), induzem a inflamação (COX 2)e causam homeostase renal (COX1).

Os AINES por sua vez classificam-se em: seletivos, não seletivos e parcialmente seletivos.

Os seletivos: atuam somente inibindo a COX2, que impede apenas a produção de prostaglandinas, que são responsaveis pela resposta inflamatória.

Os não seletivos são aqueles que atuam tanto na COX 1 como na COX 2, causando efeitos colaterais gastrointestinais, aumentando o risco de hemorragias, por inibir a produção de muco pelas células estomacais, diminuindo assim a barreira protetora que impediria a agressão dos ácidos na parede estomacal, podendo ocasionar úlceras.

Já os parcialmente seletivos, possui os mesmos efeitos colaterais que os outros tipos, com exceção dos efeitos gastrointestinais.

Assim, o uso de AINES não seletivos é o causador do perigo, pois eles inibem tanto os efeitos da inflamação como inibem os efeitos de porteção fisiológica, podendo gerar também problemas renais, com o uso demasiado dos mesmos, por comprometer a ação da COX 1, responsável pela homeostase renal.

Os AINES não-seletivos devem ser usados com cautela em pacientes hipertensos, devidos aos efeitos vasoconstritores, que consequentemente elevariam a PA.

Os AINES possuem efeito: anti-inflamatório, analgésico e antipirético.

O AAS não é um inibidor não-seletivo que pode causar reações muito mais intensas, por se ligar de forma irreversível a COX, com ação antiplaquetária, dificultando e/ou causando hemorragias.

O paracetamol, não é considerado um AINE, mas apresenta boa permeabilidade no SNC, com alto índice terapêutico, sendo a primeira indicação para dor leve a moderada. O mesmo não apresenta reaçõesadversas renais gastrointestinais ou sanguíneas. No entanto, deve-se ter cuidado com a superdosagem, pois o mesmo, se usado em doses acima de 04 comprimidos de 750 mg (acima de 3 g/dia) pode causar hepatite medicamentosa.

 

2
Dislike0
User badge image

Pamella Lomar

Tem videos bons no youtube. Como os do Sergio Araujo e da Escola CVI.

1
Dislike0
User badge image

Vinicius A. H. Sato

se precisar de algo mais específico/aprofundado tenho um livro em inglês sobre AINES

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando