Buscar

Beligerantes

Alguém sabe dizer se o Estado Islâmico é um exemplo de Beligerantes ou Insurgentes? Acredito que não pois além de praticarem o terrorismo, não possuem o reconhecimento dos Estados estrangeiros. Mas o conceito se assemelha perfeitamente aos beligerantes, correto? Alguém tem material sobre esta matéria?Alguém sabe dizer se o Estado Islâmico é um exemplo de Beligerantes ou Insurgentes? Acredito que não pois além de praticarem o terrorismo, não possuem o reconhecimento dos Estados estrangeiros. Mas o conceito se assemelha perfeitamente aos beligerantes, correto? Alguém tem material sobre esta matéria?

💡 2 Respostas

User badge image

eduardo henrique halt

o ISIS não é reconhecido como sujeito de Dto Internacional, logo não é beligerante pois não é uma grupo contra o governo do país ao qual estejam no territorio. Se trata de grupo religioso radical que conforme dito não é sujeito de dto intern. (há divergências)
1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Grupos beligerantes geram conflitos com outros Estados ou, internamente, com outros grupos. A palavra beligerante vem de bélico, que, por sua vez, vem do latim que significa guerra. São grupos, portanto, que geram guerras.  Por exemplo: podemos dizer que o Estados Unidos da América são um país beligerante, pois já se envolveram em diversas guerras. São países que frequentemente geram conflitos com outros ou dentro de si mesmo. 

Já os insurgentes são grupos que se revoltam contra governos, mas cujas ações bélicas não possuem a magnitude e o impacto daquelas cometidas pelos beligerantes. Podemos dizer, assim, que a diferença entre os insurgentes e os beligerantes é a amplitude e proporção de seus atos belicosos. 

Especificamente em relação ao Estado Islâmico, é importante analisar a magnitude e os impactos dos conflitos que o envolvem; qual o impacto geopolítico do Estado Islâmico; há um carater hegemônico em suas caondutas belicosas ou elas se restringem a um território e a oposição a um governo em si? Essas são questões que precisam ser analisadas para a classificação do Estado Islâmico enquanto beligerante ou Insurgente.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais