Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Outros

Outros
Os pratos na representação romana da justiça simbolizavam o equilíbrio no julgamento. Qual era a mensagem por trás dessa simbologia?
A Os pratos simbolizavam a aceitação de subjetividade no julgamento, contradizendo a ideia de ordem.
B Os pratos indicavam equilíbrio no julgamento, representando a razão que pondera entre o particular e o universal.
C Os pratos representavam a parcialidade, sugerindo que o julgamento deveria favorecer certas partes.
D Os pratos indicavam desigualdade, representando a distinção entre o ideal e o concreto.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender a simbologia dos pratos na representação romana da justiça, é importante considerar que eles representam a ideia de equilíbrio e imparcialidade no julgamento. A justiça é frequentemente simbolizada por uma balança, que deve estar equilibrada para que o julgamento seja justo. Analisando as alternativas: A) Os pratos simbolizavam a aceitação de subjetividade no julgamento, contradizendo a ideia de ordem. - Esta opção não reflete a ideia de equilíbrio, mas sim uma falta de ordem. B) Os pratos indicavam equilíbrio no julgamento, representando a razão que pondera entre o particular e o universal. - Esta opção está alinhada com a ideia de que a justiça deve ser equilibrada e racional. C) Os pratos representavam a parcialidade, sugerindo que o julgamento deveria favorecer certas partes. - Esta opção contradiz a ideia de justiça, que deve ser imparcial. D) Os pratos indicavam desigualdade, representando a distinção entre o ideal e o concreto. - Esta opção também não reflete a ideia de equilíbrio, mas sim uma disparidade. A alternativa correta, que melhor representa a mensagem por trás da simbologia dos pratos na justiça, é: B) Os pratos indicavam equilíbrio no julgamento, representando a razão que pondera entre o particular e o universal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A diferença do direito natural jusnaturalistas para o direito natural medieval é que este estabelecia a subordinação da lei natural à lei divina, enquanto aquele rompe com esta subordinação. Mantém-se, então, a noção de que o direito deva estar subordinado a certos princípios morais advindos da lei natural. Nessa concepção, a universalidade da justiça tem tratamento fundamental na Modernidade. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A universalidade da justiça na Modernidade é tratada como algo impossível, já que a lei natural é percebida por vários povos diferentemente.
II- A universalidade da justiça só pode ser baseada na lei natural uma vez que os todos os membros de uma sociedade aceitam essa lei sem serem forçados a aceitá-la.
III- A universalidade da justiça na Modernidade é entendida como um contrato social existente em toda e qualquer sociedade mediante a qual seus membros são todos obrigados a se submeter.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

A inteligência humana está ligada a todas as áreas humanas. Os medievais acreditavam, junto aos gregos, que o homem possuía um intelecto prático e um intelecto contemplativo.
Sobre o entendimento que os medievais (Idade Média) tinham daquilo que era o homem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para os medievais, o homem possuía somente corpo, mas era tido como imagem e semelhança de Deus.
( ) Para os medievais, a natureza humana era também divina. Daí que a lei natural tenha participação na lei divina.
( ) Na Idade Média, cunha-se a noção de Sindérese para expressar a virtude da mente humana em captar a lei eterna.
A - F - V - F.
B - F - V - V.
C - V - F - V.
D - F - F - V.

Os romanos representavam a justiça como uma divindade parecida com a deusa grega Dice. Sua representação era de uma mulher em pé, de olhos vendados, balança de dois pratos na mão e espada na outra. Considerando a simbologia dessa citação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os olhos vendados representam a equidade como tratamento igual a todos.
II- A espada representa o castigo como reparação aos erros.
III- A balança representa o equilíbrio entre a ideal e o concreto, entre a lei e as condições reais em que o erro foi cometido.
A - As sentenças I, II e III estão corretas.
B - Somente a sentença II está correta.
C - Somente a sentença III está correta.
D - Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina