Buscar

PLANO DE AULA 11 - HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO

A adoção de um sistema plupartidario constitui uma das mais importantes manifestações da diversidade de opinião a ser garantidas pelos regimos que se definem como democracias. Como estudamos anteriormente, a constituição de 1937 nnão incentivou a formação de um regime democratico. Nesse sentido:

a)Como a constiutuição de 1946 tratou o tema e quais os principais partidos politicos do periodo?

b) No que se refere aos direitos eleitorais, quais as diretrizes seguidas pela constituição de 1946 que a distinguem das cartas anteriores 

c) Sabe-se que a nossa atual constituição de 1988 exige que os candidatos a presidencia e vice-presidente se elejam por uma mesma chapa . A constituição de 1946 previa a mesma regra?

💡 7 Respostas

User badge image

Andreza Alves

A) Como a Constituição de 1946 tratou do tema e quais os principais partidos políticos do período?

R: Com relação à organização do processo eleitoral, a Constituição de 1946 aboliu as bancadas profissionais criadas por Getúlio Vargas e ampliou a participação do voto feminino, antes restrito às mulheres com cargo público remunerado. A distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados também foi modificada com o aumento de vagas para os Estados considerados de menor expressão. Apesar de manter o pluripartidarismo, o Governo Dutra feriu a carta com a cassação do PCB.

 

b)No que se refere aos direitos eleitorais, quais as diretrizes seguidas pela Constituição de 1946 que a distinguem das Cartas anteriores?

R:Instituiu a justiça eleitoral. Promulgava-se a quinta Constituição brasileira, que congregou princípios liberais e conservadores. Por um lado, assegurou a manutenção da república federativa presidencialista, o voto secreto e universal para maiores de 18 anos, excetuando-se militares, analfabetos e religiosos, a divisão do Estado em três poderes independentes, restauração das garantias individuais aos cidadãos, fim da censura e da pena de morte.

 c) Sabe-se que a nossa atual Constituição (1988) exige que os candidatos a Presidente e Vice-Presidente se elejam por uma mesma chapa. A Constituição de 1946 previa a mesma regra?  

R: Não, É imprescindível frisar que, pelo Ato Adicional de 2 de setembro de 1961, foi instaurado o Parlamentarismo a fim de que decorrida a posse do Vice- Presidente João Goulart, em razão da renúncia de Jânio Quadros, fosse admitida pelos militares e conservadores. No entanto, com o plebiscito ocorrido em setembro de 1962, foi reestabelecido o Presidencialismo.

4
Dislike0
User badge image

Andreza Alves

Resolva as questões objetivas 1,2 e 3 do capítulo 7 de seu Livro Didático

1 E

2 C 

3 A

3
Dislike0
User badge image

Daniel

c
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Historia do Direito Brasileiro

História do Direito Brasileiro

ESTÁCIO

User badge image

Telma Maria

Question Icon

Historia do Direito Brasileiro

História do Direito Brasileiro

ESTÁCIO

User badge image

Fábio Riel