Logo Passei Direto
Buscar
Na área do Direito da Criança e do Adolescente, uma das importantes mudanças na atuação da Psicologia ocorreu:
A] Em 1990, quando o Juizado de Menores passou a ser denominado Juizado da Infância e Juventude.
B[] No ano de 1992, com a sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente.
C[ Em 2000, quando a FEBEM foi dividida em Fundação de Proteção Especial (FPE) e Fundação de Atendimento Socioeducativo.
D[] Em 1990, com o fechamento da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM).
E[ No ano de 1992, quando foi criado o Núcleo de Atendimento à Família (NAF).
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A resposta correta é a letra B: "No ano de 1992, com a sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente." Essa mudança foi fundamental para a atuação da Psicologia na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Maria e João são pais de Clara, uma criança de 7 anos. Após a separação, ambos decidiram que Clara ficaria sob o regime de guarda compartilhada, conforme estipulado na legislação vigente. Entretanto, não conseguiram chegar a um consenso sobre a divisão do tempo que a filha passaria com cada um. Maria argumenta que, por ser a principal cuidadora até o momento, deveria ter a maior parte do tempo, enquanto João pede uma divisão equitativa. Diante do impasse, o juiz designou uma equipe técnica especializada para auxiliar na decisão, levando em consideração o melhor interesse da criança e a necessidade de convivência equilibrada com ambos os genitores.
Com base na legislação pertinente, qual seria a atitude correta do juiz neste caso?
A[L] O juiz deve estabelecer uma divisão de tempo de 50% para cada genitor, independentemente da opinião de especialistas ou das necessidades da criança.
B[] O juiz deve estabelecer um regime de guarda unilateral, por entender que o conflito entre os pais inviabiliza a guarda compartilhada.
C[X] O juiz pode, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, consultar uma equipe técnica ou interdisciplinar para promover uma divisão equilibrada do tempo de convivência entre os pais, visando o melhor interesse da criança.
D] O juiz não pode se valer de equipes técnicas ou orientações profissionais para definir os períodos de convivência, devendo tomar a decisão exclusivamente com base nos depoimentos dos pais.
E[ O juiz deve garantir que Maria tenha a maior parte do tempo com a filha, já que ela era a principal cuidadora antes da separação.

Desde a Constituição Federal de 1988, a adoção passou a ser um direito de pessoas, independentemente do estado civil. A parentalidade por meio da adoção deixou de ser um direito exclusivo de casais heterossexuais e passou a ser exercida por novas configurações familiares. Um dos efeitos disso foi o aumento de casos de adoção tardia.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A exclusão social, a carência de crianças no perfil definido pelos postulantes, o número pequeno de famílias dispostas à adoção tardia e a morosidade da justiça são aspectos que contribuem para o longo período de permanência de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, superando o caráter transitório dessa medida.
II. O processo de adoção tardia pode revelar dificuldades e, por isso, é importante possibilitar um espaço de discussão para que as famílias possam repensar e ampliar o perfil de filho idealizado, incluindo crianças antes preteridas, como crianças acima dos três anos ou adolescentes.
A] As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B[] As asserções I e II são proposições falsas.
C] A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D] As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E[] A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a criança e o adolescente passaram a ser considerados sujeitos de direitos, em peculiar condição de desenvolvimento. Assim, os direitos das crianças e dos adolescentes devem ser prioritariamente garantidos pela família, pelo Estado e pela sociedade civil. Em relação aos adolescentes aos quais são atribuídos o cometimento de atos infracionais, rompe-se com a perspectiva anterior, que se pautava na situação irregular, no assistencialismo e no punitivismo.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A cisão com o paradigma da pobreza como norteadora das políticas sociais destinadas a crianças e adolescentes foi uma das mudanças instituídas pelo ECA.
II. A universalização dos direitos da criança e do adolescente, a partir da promulgação do ECA, está fundada no princípio de que toda criança e adolescente está sob a mesma condição jurídica.
III. De acordo com o disposto no ECA, a aplicação de medidas socioeducativas pelo juiz deve levar em consideração a gravidade do ato, o nível de compreensão do adolescente e a sua condição socioeconômica.
IV. Uma mudança instituída pelo ECA foi a imposição da medida socioeducativa de internação a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como forma de proporcionar-lhes uma nova possibilidade de socialização e acesso aos direitos fundamentais.
A] É correto apenas o que se afirma em I e IV.
B) II e IV.
C] I e II.
D] I, II e IV.
E] II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina