Buscar

alguém sabe o que acontece quando a acetil coA carboxilase é ativada por citrato e ai os niveis de palmitato aumentam?

💡 8 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Isso é um sinal pra lipogênese. Acetil CoA vai se converter a Malonil-CoA, e iniciar as reações pra síntese de ácidos graxos (palmitato principalmente)

2
Dislike0
User badge image

Marcela de Castro

Talvez isso aqui ajude http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/metabolismo-de-lipidios

1
Dislike0
User badge image

Carina Pires

Esse processo ocorre durante a síntese de lipídeos. Haverá uma alta cconcentração de citrato porque ele não vai seguir o Ciclo de Krebs, já que vai haver muito ATP e acetil-CoA dentro da mitocôndria, o ATP inibe a isocitrato desidrogenase, o que vai levar o citrato a seguir a síntese de lipídeos.

O acetil-CoA é o substrato inicial e é por isso que é encontrado em altas concentrações no interior da mitocôndria, porém a CoA não consegue atravessar a membrana interna para fazer a síntese no citosol, então a CoA se solta, o acetil se junta com oxaloacetato e forma o citrato que consegue sair da mitocôndria. No citosol ele se dissocia em acetil, que se une a uma CoA, e oxaloacetato que vira malatato, depois piruvato e retona para mitocôndria.

O processo de transformação de acetil-CoA em ácido graxo consiste em adicionar carbonos de 2 em 2 até chegar aos 16 do ácido palmítico (palmitato). Os primeiros 2C vem do acetil-CoA e os demais de uma molécula chamada de Malonil-CoA.

Para que ocorra a síntese de Malonil-CoA a enzima acetil-CoA-carboxilase precisa ser ativada, que é um dímero quando inativa, em meio a alta concentração de citrato muda de conformação formando um polímero ativo. Essa enzima faz a junção do acetil-CoA com o CO2 com ajuda de ATP para formar o malonil-CoA.

Depois da produção do Malonil-CoA, o acetil-CoA que esta no citosol perderá sua CoA e se ligará a um complexo enzimático num sítio chamado proteína carreadora de enzimas, depois os 2C do acetil passam para o sítio de cisteína e assim temos os 2 primeiros carbonos. Para chegar aos 16 do ácido palmitico é necessário que o malonil-Coa perca a sua CoA e se ligue ao sítio proteína carreadora de enzimas, o CO2 sai e então o acetil se liga ao malonil (que depois da saída do CO2 volta a ser acetil). Vão ocorrer várias modificações como adição de 2 H, quebras de ligações duplas e saída de H2O, então esses 4C vão para o sítio da cisteína e o processo se repete até que se forme o ácido palmítico.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais