Logo Passei Direto
Buscar

Liderança

Colégio Objetivo
A gestão democrática na escola, como a entendemos hoje, com a participação ativa de diversos membros da comunidade educacional nas decisões e na administração escolar, tornou-se um princípio mais evidente a partir de sua inclusão nos dispositivos que regem a Educação no Brasil, como um dos pilares fundamentais, promovendo a participação da comunidade na construção e na implementação das políticas educacionais.
Qual é o dispositivo normativo que apresenta a gênese da normatização da gestão democrática da escola no Brasil?
A A Emenda Constitucional nº 1, de 1969, que explicitou princípios como a gestão democrática e a participação da comunidade na gestão escolar.
B A Constituição Federal, no artigo 206, inciso VI, estabelece o princípio da gestão democrática do Ensino Público.
C A Constituição de 1967, na qual a gestão democrática na educação já era abordada como um de seus princípios fundamentais.
D A LDB, Lei n. 9.394/1996, apresenta, no artigo 3º, o princípio da gestão democrática do Ensino Público.
User badge image
liderancaparatodos

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual dispositivo normativo apresenta a gênese da normatização da gestão democrática da escola no Brasil. A) A Emenda Constitucional nº 1, de 1969 - Embora tenha abordado questões educacionais, não é o principal dispositivo que estabelece a gestão democrática. B) A Constituição Federal, no artigo 206, inciso VI - Este artigo realmente estabelece o princípio da gestão democrática do ensino público, sendo um marco importante na legislação educacional brasileira. C) A Constituição de 1967 - Embora tenha abordado a educação, não é a principal referência para a gestão democrática como entendemos hoje. D) A LDB, Lei n. 9.394/1996 - Esta lei também menciona a gestão democrática, mas o artigo 206 da Constituição Federal é considerado o marco inicial mais relevante. Diante dessa análise, a alternativa correta é: B) A Constituição Federal, no artigo 206, inciso VI, estabelece o princípio da gestão democrática do Ensino Público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao enfatizar a gestão democrático-participativa, a escola pública pode oferecer educação de qualidade, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida.
Sobre a gestão democrático-participativa, analise as seguintes sentenças:
I - Na gestão da escola pública, a autonomia é um valor absoluto e um aspecto principalmente formal e regulamentar, do qual não se pode prescindir, mesmo diante de orientações legais e/ou normativas.
II - Na gestão da escola pública, além das leis, normativas e regulamentações, a autonomia da instituição precisa ser considerada; porém, é importante que isso seja feito pelo gestor escolar, com a ajuda da equipe de apoio e, posteriormente, comunicado amplamente a toda a comunidade intra e extraescolar.
III - Na gestão da escola pública, a autonomia transcende a mera formalidade e demanda uma implementação prática que envolva não apenas os requisitos legais, normativos e técnicos, mas também a participação democrática de todos os membros da comunidade escolar.
IV - A gestão da escola pública abrange um processo intricado que envolve o planejamento, a organização, a coordenação e o controle de atividades, visando alcançar os objetivos educacionais e assegurar o eficiente funcionamento da instituição.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

O adequado envolvimento da comunidade na gestão dos recursos financeiros da escola pode resultar em um maior apoio da comunidade para a realização das atividades escolares, incluindo iniciativas para a melhoria das instalações físicas e/ou angariar recursos adicionais para a instituição escolar.
Quais são os benefícios de uma gestão democrático-participativa da gestão financeira na instituição escolar?
A Permite que os membros da comunidade escolar escolham, de acordo com suas respectivas preferências, a forma como serão geridos os recursos, uma vez que as orientações legais estão subordinadas à vontade de cada comunidade escolar.
B Simplifica o controle social e a fiscalização dos gastos, o que, na prática, pode provocar desentendimentos, perseguições e ações inadequadas de pessoas mal-intencionadas e/ou que não gostam pessoalmente dos gestores da escola e/ou que queiram atuar na área da gestão, ocupando seus lugares.
C Simplifica o controle social e a fiscalização dos gastos, prevenindo práticas inadequadas e garantindo o uso eficiente dos recursos da instituição escolar, além de estimular o engajamento da comunidade, aumentando a conscientização sobre questões financeiras e cultivando um senso de responsabilidade coletiva.
D Permite o controle social e a fiscalização dos gastos, de forma assistemática e no momento de escolha de cada membro da comunidade escolar, com vistas a assegurar sua participação, a qual, por ter um caráter democrático, não passa por nenhum tipo de mediação, limite ou controle.

Mais conteúdos dessa disciplina