Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O INSS Patronal é a Contribuição Previdenciária paga pelo empregador para garantir a Seguridade Social da população, custeando alguns serviços básicos, como saúde, previdência e assistência social. Para calcular o percentual do INSS da empresa quando esta for do Lucro Presumido ou Real, deverão ser utilizados alguns valores. Com relação aos percentuais a serem utilizados para apuração do INSS Patronal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- INSS Parte Empresa.
II- SAT/RAT.
III- Parte de Terceiro.
A I - III - II.
B III - I - II.
C I - II - III.
D II - I - III.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item relacionado ao cálculo do INSS Patronal: I - INSS Parte Empresa: Refere-se à contribuição que a empresa deve pagar ao INSS. II - SAT/RAT: Refere-se ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) ou Risco Ambiental do Trabalho (RAT), que é uma contribuição adicional. III - Parte de Terceiro: Refere-se a contribuições que a empresa deve pagar a outras entidades, como o Sistema S. Agora, vamos correlacionar os itens com a sequência correta: 1. INSS Parte Empresa: É a primeira parte a ser considerada no cálculo do INSS Patronal. 2. SAT/RAT: É a segunda parte que deve ser considerada, pois é uma contribuição adicional. 3. Parte de Terceiro: É a última parte a ser considerada no cálculo, pois se refere a outras contribuições. Portanto, a sequência correta é: C - I - II - III. Assim, a alternativa correta é: C. I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT – foi criado pela Lei nº 6.321/76, que trata da possibilidade das empresas e pessoas jurídicas, deduzir as despesas com a alimentação de seus trabalhadores no Imposto de Renda (IR) devido.
Qual o percentual previsto em legislação a título de desconto no IR?
A Até 5%.
B Até 10%.
C Até 4%.
D Até 7%.

O envio das obrigações acessórias deverá ser realizado para os órgãos de interesse, respeitando as datas divulgadas e, caso não aconteçam em tempo determinado, sofrem a incidência de multas. Sobre os prazos e multas das obrigações acessórias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- SEFIP.
II- RAIS.
III- EFD-Reinf.
A II - I - III.
B I - II - III.
C III - II - I.
D I - III - II.

Calcular a folha de pagamento não é algo simples. Exige uma pessoa dedicada para isto ou é preciso contar com a ajuda externa de um contador e profissional de RH (Recursos Humanos). O lançamento da movimentação do funcionário na folha de pagamento é conhecido como evento.
Quais são os eventos mais conhecidos?
A Descontos e Contribuições.
B Proventos e Descontos.
C Salário e Horas Extras.
D Proventos e Remunerações.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento.
Sobre as horas extras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para cálculo da hora extra, deve-se dividir o salário mensal do empregado por 220 e multiplicar o resultado pelo percentual definido em convenção coletiva.
( ) Sobre as horas extras prestadas não calcula-se Descanso Semanal Remunerado – DSR.
( ) Quando ocorrer do empregado que exerce atividade insalubre ter sua jornada de trabalho estendida, este receberá o que chamamos de horas extra insalubre.
( ) A obrigatoriedade da remuneração do serviço extraordinário de ser superior ao valor normal da hora trabalhada. A Constituição Federal determina o mínimo do pagamento em 50%.
A V - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - F.
D F - V - V - V.

A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais é um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente.
Sobre a RAIS, analise as sentenças a seguir:
I- Para o envio da RAIS, a empresa deverá possuir certificado digital e-CNPJ ou procuração eletrônica.
II- Estão obrigados a declarar a RAIS: cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas.
III- Somente com a Constituição Federal de 1988, a entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) tornou-se obrigatória.
IV- A RAIS deverá conter as informações periodicamente solicitadas pelas instituições vinculadas aos Ministérios da Fazenda, Trabalho, Interior e Previdência e Assistência Social.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O Decreto 6.042/2007 instituiu a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção – FAP através da inclusão do artigo 202-A no Regulamento da Previdência Social. O Fator Acidentário de Prevenção - FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho.
Sobre o FAP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Mede o desempenho da empresa, considerando a natureza da atividade econômica e a incidência de acidentes de trabalho em um determinado intervalo de tempo.
( ) Tem como objetivo instigar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador, incentivando as organizações a adotar e praticar políticas mais efetivas de saúde e segurança no trabalho para reduzir a incidência de acidentes de trabalho.
( ) Varia em um intervalo fechado contínuo de 0,5000 a 2,0000, e é definido segundo o CNAE – Código Nacional de Atividades Econômicas - preponderante da empresa.
( ) É uma contribuição previdenciária paga pelo empregador, para cobrir os custos da Previdência com trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
A V - V - V - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

A prática de pagar as parcelas salariais de forma unificada aos funcionários, sem especificar a que cada uma se refere na folha de pagamento tem causado vários problemas às empresas. O judiciário tem se manifestado no sentido de que o pagamento que não estiver discriminado verba por verba, evento por evento, obriga o empregador a pagar novamente o que não foi discriminado.
Qual o termo utilizado para esse tipo de situação?
A Salário Complessivo.
B Salário Embutido.
C Salário Segregado.
D Salário Nulo.

A sigla SEFIP significa Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social. O SEFIP é um aplicativo/software que foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e que deve ser baixado, via download, e, em seguida instalado em um computador, para então ser utilizado. É utilizado pelo empregador para recolhimento e consolidação das informações referentes às empresas e aos seus trabalhadores, para posteriormente ser repassada ao FGTS e à Previdência Social.
Sobre as SEFIP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A realização da impressão do imposto do FGTS independe do envio do arquivo do SEFIP.
( ) O envio do SEFIP acontece sempre até o dia 7 do mês seguinte e é obrigatório para todas as empresas e equiparados.
( ) Para enviar o SEFIP, a empresa precisa do certificado digital e-CNPJ ou procuração eletrônica.
( ) As prestadoras de serviço não devem fazer a informação em GFIP, pois já estão vinculadas em seus respectivos tomadores de serviço.
A V - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.

É fundamental para o profissional que realizará o processo de atualização de informações e entrega de obrigações sociais conhecer profundamente a atividade da empresa, sua constituição societária e todas as siglas pertinentes ao departamento.
Sobre as siglas relacionadas à área trabalhistas, analise as opções a seguir:
I- PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.
II- DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte.
III- EFD-REinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais.
IV- FAP – Fundo de Amparo à Previdência.
A As opções I, II e IV estão corretas.
B As opções I, II e III estão corretas.
C As opções I e IV estão corretas.
D As opções I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina