Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Considerando que no século XIX houve as primeiras grandes levas de imigração para o Brasil. Vieram para o território brasileiro principalmente imigrantes europeus: italianos, suíços, alemães, espanhóis etc.; bem como sírio-libaneses - a época denominados turcos -.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I. Esse processo se intensificou na década de 1850, devido a Lei de terras no Brasil (1850) e ao fim do tráfico de escravos, imposto pela Inglaterra.
II. Os imigrantes foram para o Sul e Sudeste do Brasil, somente para as áreas urbanas, contribuindo com a culinária brasileira, caso dos italianos e alemães.
III. Por uma questão racial, optou-se principalmente por imigrantes europeus, que eram brancos, pois havia interesse em “branquear” a população do Brasil.
IV. No Vale do Itajaí, SC, em Blumenau e Joinville prevalece a ocupação dos descendentes de alemães, com as casas e construções que remetem as antigas edificações aos moldes germânicos, bem como a Oktoberfest, que se tornou conhecida nacionalmente.
F, V, F, F.
F, F, V, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, V.
User badge image
diversidadeetnica

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Esse processo se intensificou na década de 1850, devido à Lei de Terras no Brasil (1850) e ao fim do tráfico de escravos, imposto pela Inglaterra. É verdadeira (V). A Lei de Terras e o fim do tráfico de escravos realmente contribuíram para a intensificação da imigração. II. Os imigrantes foram para o Sul e Sudeste do Brasil, somente para as áreas urbanas, contribuindo com a culinária brasileira, caso dos italianos e alemães. É falsa (F). Embora muitos imigrantes tenham se estabelecido em áreas urbanas, muitos também foram para áreas rurais, especialmente nas plantações e colônias agrícolas. III. Por uma questão racial, optou-se principalmente por imigrantes europeus, que eram brancos, pois havia interesse em “branquear” a população do Brasil. É verdadeira (V). Essa afirmação reflete a política de imigração da época, que buscava promover a "branquitude" na população brasileira. IV. No Vale do Itajaí, SC, em Blumenau e Joinville prevalece a ocupação dos descendentes de alemães, com as casas e construções que remetem às antigas edificações aos moldes germânicos, bem como a Oktoberfest, que se tornou conhecida nacionalmente. É verdadeira (V). Essa afirmação é correta, pois Blumenau e Joinville têm forte influência da cultura alemã. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O povo brasileiro, desde o período colonial, é formado pela miscigenação de diferentes grupos humanos, sob distintas influências culturais que foram se mesclando, ou que se sobrepuseram às demais formas de identidades culturais. É importante ressaltar que não existe uma única cultura nacional, sendo esta multicultural, multifacetada, diversa.
Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Há especificidades com os sotaques e expressões da língua que são marcas de determinadas regiões; das formas de se alimentar, que têm inúmeras características regionais, todas baseadas em uma relação que se estabelece com a história, com a economia e com a natureza do lugar etc.
Apesar disso, há também traços mais comuns e que nos distinguem como brasileiros quando somos comparados a outros povos. A maioria tem na língua portuguesa seu principal idioma, alguns hábitos e crenças comuns etc.
Há também os regionalismos culturais, não somente das macrorregiões - Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste -, mas também internamente a essas regiões.
Há cultura brasileira exclusivamente nas áreas urbanas, diversificada, onde figuram manifestações de diferentes identidades metropolitanas, bairros com distintos povos e migrantes de várias nacionalidades.
Há a cultura do gaúcho das planícies dos pampas, por exemplo, com a cultura do churrasco e chimarrão, os quais não são apenas partes de uma cultura alimentar, mas também de gestos, expressões, linguajares próprios.

Mais conteúdos dessa disciplina