Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE 2014) Vygostsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio de soluções independentes de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
a. Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
b. Elogia os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los, corrigindo-os em seguida.
c. Anuncie algo que está errado e espere que os alunos encontrem o equivoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
d. Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
e. Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que forem necessários.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, é importante considerar o papel do professor na mediação do aprendizado. A zona de desenvolvimento proximal refere-se à diferença entre o que um aluno pode fazer sozinho e o que ele pode fazer com ajuda. Analisando as alternativas: a) Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem. - Essa abordagem é útil, mas não enfatiza a colaboração e a mediação. b) Elogia os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los, corrigindo-os em seguida. - Elogiar é importante, mas não é suficiente para promover o desenvolvimento na zona proximal. c) Anuncie algo que está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la. - Essa abordagem pode ser útil, mas não envolve a mediação ativa do professor. d) Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema. - Essa opção não envolve a orientação necessária para o desenvolvimento. e) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que forem necessários. - Esta alternativa enfatiza a mediação e a colaboração, permitindo que os alunos avancem em seu aprendizado com o suporte do professor. A alternativa que melhor se alinha com a ideia de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal e a intervenção do professor é: e) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que forem necessários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em relação à experiência dos pais no processo de inclusão de seu filho com deficiência intelectual, avalie as seguintes asserções e as relações propostas entre elas.
I. Apesar das dificuldades que os familiares encontram na educação escolar dos filhos com deficiência, muitos conseguem altos níveis de adaptação e de satisfação com seus filhos, acompanhando seu desenvolvimento com entusiasmo. PORQUE II. Os pais vivem com intensidade os pequenos avanços de seus filho e sentem admiração e orgulho dele, valorizando seus esforços para superar as dificuldades, compreendendo esta experiência como algo positivo e insubstituível, apesar do esforço que possa ser exigido.
a ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c ) As asserções I e II são proposições falsas.
d ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Em síntese, o desempenho dos alunos na avaliação deve ser analisado em relação ao desempenho do professor e das condições da escola, considerando a influência do contexto social no meio educacional. Tal compreensão deve direcionar o trabalho com todos os alunos, mas tem fundamental importância para os alunos com deficiência.
A respeito desta assertiva analise as alternativas: I. Pensar a avaliação a partir desta assertiva implica em considerá-la como facilitadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência, mas também como base para que o professor organize atividades que sejam significativas para os alunos. II. O importante é que a análise do processo de avaliação sirva de instrumento para que o professor tenha condições de compreender o quê e de que maneira o aluno com deficiência aprendeu, observando seus progressos, para planejar estratégias diferenciadas, possibilitando que tenha uma aprendizagem significativa. III. A avaliação deve ser utilizada exclusivamente para avaliar o aspecto cognitivo dos alunos com deficiência, tendo as relações interpessoais pouca importância neste processo, por não interferir na apropriação dos conteúdos. IV. Para um maior envolvimento do aluno com deficiência no processo de avaliação é necessário considerar suas motivações, seus interesses, seus conhecimentos prévios, a relação afetiva que ele estabelece com o conteúdo e com os professores. É correto o que se afirma em:
a. I, II e IV.
b. I, II e III.
c. II e IV.
d. II, III e IV.
e. I, III, IV.

A parceria entre a família e a escola, por meio de uma relação colaborativa, mostra-se basal no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. Em relação ao papel da equipe educativa, destaca-se a importância de buscar não apenas aprofundar os conhecimentos sobre a deficiência intelectual, mas também de desenvolver ou aperfeiçoar habilidades como a capacidade de empatia e escuta para compreender o ponto de vista dos pais.
Em relação a este tema, analise as seguintes proposições: I. A utilização de uma linguagem clara e adequada ao nível cultural dos familiares é uma condição importante para que se estabeleça uma relação efetiva entre a escola e a família. II. A equipe educativa precisa conscientizar-se de que possui um conhecimento superior ao dos familiares em relação ao desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e, portanto, tem mais condições de decidirem sobre as situações de aprendizagem destes alunos. III. É fundamental desenvolver a capacidade de negociação, entendida como a busca de soluções consensuais entre a família e profissionais, embora as decisões finais caibam sempre aos pais. IV. Na relação família e escola o conflito surge como algo inevitável e demanda capacidade dos profissionais resolvê-los de forma assertiva. São corretas as alternativas:
a ) I e IV, apenas.
b ) II e IV, apenas.
c ) I e III, apenas.
d ) I, III e IV, apenas.
e ) II e III, apenas.

Para a perspectiva histórico-cultural, o homem é um ser que pensa e sente simultaneamente, ou seja, há uma relação dialética entre desenvolvimento e emoção, sendo esta necessária na apropriação do conhecimento, podendo ter efeitos positivos ou negativos no processo de aprendizagem dependendo do modo como é trabalhada na escola.
A respeito das emoções no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, analise as seguintes afirmativas: I. Vigotsky entende que a base do pensamento é afetivo-volitiva. Inicialmente, a emoção tem uma função primária na constituição humana, é uma manifestação de necessidades instintivas e orgânicas. À medida que o indivíduo desenvolve-se na cultura, a emoção passa a atuar no universo simbólico, ampliando e complexificando suas formas de manifestações II. As emoções estabelecem relações com outras funções psicológicas - atenção, memória, percepção, pensamento, vontade - formando um sistema motivacional complexo e interdependente, que inclui as necessidades, os interesses, os valores, a produção de significados e sentidos por parte do sujeito. III. O aluno deve ser considerado um sujeito racional e autônomo, sendo que a razão deve sobrepor-se a emoção. Quando este processo se inverte, surgem os problemas emocionais e de comportamento apresentados pelos alunos no contexto escolar. A emoção adquire assim um caráter negativo no processo ensino-aprendizagem. IV. As interações em sala de aula caracterizam-se como trocas afetivas carregadas de sentimentos e emoções, sendo o vínculo entre o professor e o aluno marcadamente importante no processo de ensino-aprendizagem. São corretas as afirmativas:
a ) I, II e III, apenas.
b ) II e IV, apenas.
c ) I, II e IV, apenas.
d ) I e II, apenas.
e ) I, II, III e IV.

A teoria Histórico-Cultural compreende que, por meio de uma processo ativo e dialético, o homem constrói a si mesmo nas suas relações sociais, desenvolvendo o que Vigotsky denomina "funções psicológicas superiores".
A respeito dessas funções: I. São também chamadas de funções elementares, pois tem origem biológica e são determinadas imediatamente e automaticamente pela estimulação ambiental II. São caracterizadas pela presença mediadora dos signos nas relações sociais, tendo uma orientação interna, resultando no funcionamento psicológico tipicamente humano. III. No desenvolvimento das crianças ocorre primeiro em um plano social, depois em um plano psicológico. IV. Após seu desenvolvimento, tornam-se condições estáveis, fixas e imutáveis, mediadas principalmente pela linguagem e pela cultura. É correto apenas o que se afirma em:
a ) II
b ) I e III
c ) II e IV
d ) II e III
e ) I e IV

Uma das tarefas do professor no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual é orientar os familiares sobre como auxiliar seus filhos em relação ao processo de aprendizagem.
A partir deste tema, analise as assertivas a seguir: I. A escola precisa ser sensível à situação de cada família, para orientar os pais a partir de metas realistas que eles consigam cumprir, evitando tornar-se mais uma fonte de estresse. II. É importante direcionar com clareza os pais sobre como a atividade deve ser realizada, explicando que não deve fazer pelo aluno, mas com ele. III. Sugerir livros, jogos, materiais lúdicos e orientar quanto ao uso de programas de computadores que podem potencializar a aprendizagem, pode contribuir para o envolvimento e participação da família na vida escolar dos filhos. IV. É importante criar ou ampliar as oportunidades para que pais e professores consigam compartilhar informações sobre os alunos com deficiência intelectual, pois isto contribui para o desenvolvimento do aluno e fomenta o interesse dos pais em auxiliar os filhos, transmitindo confiança no processo de inclusão. Estão corretas as alternativas:
a ) I, III e IV.
b ) I, II, III e IV.
c ) II, III e IV.
d ) I, II e IV.
e ) III e IV.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
É importante destacar que o processo de aprendizagem deve ser regulado não apenas pelo professor, mas também pelo aluno. Cabe ao docente promover em sala atividades avaliativas, que não devem se resumir a provas, que proporcionem aos alunos o reconhecimento dos objetivos da aprendizagem, ou o que se espera que ele aprenda com aquela tarefa, e dos critérios que serão utilizados para avaliá-lo. PORQUE A avaliação pensada deste modo visa favorecer o desenvolvimento individual do aluno com deficiência e sua autonomia, promovendo a capacidade de autoavaliação de seus conhecimentos e das estratégias que utiliza para aprender e superar suas dificuldades.
a ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
e ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina