Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Considerar um texto como coerente quer dizer que o leitor compreendeu as relações estabelecidas entre as ideias apresentadas e as considerou compatíveis com seus conhecimentos. Com base no exposto acerca do fator de textualidade “coerência”, analise as asserções a seguir:
I. A percepção da coerência de um texto independe dos conhecimentos do leitor.
II. A coerência envolve tudo que influencia (auxilia, possibilita ou dificulta, impede) a interpretação do texto.
A As duas asserções são proposição falsas.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada asserção: I. A percepção da coerência de um texto independe dos conhecimentos do leitor. Essa afirmativa é falsa, pois a compreensão da coerência de um texto está diretamente relacionada aos conhecimentos e experiências prévias do leitor. O leitor precisa ter um contexto para entender as relações entre as ideias. II. A coerência envolve tudo que influencia (auxilia, possibilita ou dificulta, impede) a interpretação do texto. Essa afirmativa é verdadeira, pois a coerência realmente abrange todos os fatores que podem ajudar ou dificultar a interpretação do texto. Agora, vamos às alternativas: A) As duas asserções são proposições falsas. (FALSO, pois a segunda é verdadeira) B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO, pois a primeira é falsa e a segunda é verdadeira) C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. (FALSO, pois a primeira é falsa e a segunda é verdadeira) D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (FALSO, pois a primeira é falsa) Portanto, a alternativa correta é: B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os exemplos de gêneros considerados multimodais que podem ser estudados nas aulas de Língua Portuguesa:
A - Piada; tirinha; e propaganda.
B - Anúncio publicitário; charge; e vídeo.
C - Carta; receita culinária; e pintura.
D - Noticiário; filme e bula.

A intertextualidade pode ser entendida como a produção de um discurso com base em outro texto previamente estruturado. Em cada caso este conceito assumirá papéis distintos, em consequência dos enunciados e das circunstâncias nos quais ele será embutido. Este elemento está vinculado ao domínio de um saber geral sobre o mundo, o qual necessita estar presente tanto na experiência de vida do autor da mensagem quanto de seu leitor. Assim, a intertextualidade pode ser de forma ou conteúdo.
Sobre exemplos de intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando o autor repete expressões e/ou trechos de outros textos, ele utiliza a intertextualidade de forma, que também aborda o estilo de algum autor ou de gêneros de discurso.
( ) A intertextualidade de conteúdo é uma constante, pois os textos de uma mesma área do conhecimento ou de cultura etc. dialogam uns com os outros.
( ) São exemplos de intertextualidade de forma a ?Canção do Exílio?, de Gonçalves Dias, o ?Hino Nacional Brasileiro? e a ?Canção do Expedicionário?, entre outras.
( ) Podemos dizer que as matérias jornalísticas de um mesmo dia ou semana, de um mesmo jornal ou de jornais diferentes não são exemplos de conteúdo.
a) F - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - F.

A coerência textual é o instrumento que o autor utiliza para conseguir encaixar as ?peças? do texto e dar um sentido completo a ele. Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas constituem outro sentido e isso acontece com as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, isto é, um conteúdo semântico compreensível.
Sobre as relações de significado, analise as afirmativas a seguir:
I- Ainda que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compras.
II- O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.
III- Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.
IV- Choveu muito no inverno deste ano. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

De acordo com o que estudamos sobre coerência em um texto, assinale a alternativa CORRETA:
A) A coerência envolve tudo que influencia (auxilia, possibilita ou dificulta, impede) a interpretação do texto.
B) As relações de uma coêrencia em um texto dependem da causa e consequência/ comparação/ oposição estabelecidas entre as ideias do texto e considerá-las incompatíveis com nossos conhecimentos.
C) Percebe-se que a percepção da coerência, portanto, não depende significativamente dos conhecimentos do leitor.
D) Considerar um texto como coerente significa, então, não compreender – a partir dos conhecimentos e das habilidades de interpretação que possuímos.

Numa alegre conversa entre duas pessoas, um fala que é a favor da pena de morte no Brasil. Enquanto seguem os argumentos, o outro contrapõe, mostrando o lado oposto disso. A conversa segue e o primeiro acaba, por deslize ou incerteza, usufruindo de um argumento do segundo para justificar seu ponto de vista - o que gera um problema.
Sobre esse problema, assinale a alternativa CORRETA quanto ao seu âmbito:
A Coesão.
B Gramática.
C Coerência.
D Situacionalidade.

A intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Ela também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Por exemplo: toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.
Analisando a função da intertextualidade estabelecida por Chico Buarque com relação aos versos de Carlos Drummond de Andrade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) Ridicularizar os versos de Drummond.
( ) Reiterar a ideia já dada nos versos de Drummond.
( ) Não há intertextualidade entre esses dois textos.
( ) Há intertextualidade entre esses dois textos.
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Para que um texto não seja uma mera reprodução de falas e argumentos do senso comum, ele necessita de um fator bastante específico que o auxiliará a perceber elementos autênticos e úteis para sua explanação.
Sobre esse fator, assinale a alternativa CORRETA:
A Situacionalidade.
B Intencionalidade.
C Informatividade.
D Aceitabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina