Buscar

A frutose é metabolizada da mesma forma nos hepatócitos e miócitos?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Nos hepatócitos a frutose é disponível para a síntese de ácidos graxos, que é a lipogênese. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Resposta, NÃO.

A frutose é primariamente metabolizada no fígado. Sua rápida entrada no hepatócito é mediada também pela GLUT 2, não havendo gasto de energia ou necessidade do estímulo pela insulina.


No hepatócito, a frutose é rapidamente fosforilada no carbono 1, em uma reação mediada pela frutoquinase ou cetoquinase, ou no carbono 6, em uma reação mediada pela hexoquinase. A maior parte da frutose é fosforilada no carbono 1, pois a hexoquinase tem maior afinidade com a glicose.

No fígado, a frutose também rende o mesmo que a glicose, mas por uma via diferente: a frutose é primeiramente convertida a frutose-1-P pela frutoquinase hepática. A enzima aldolase age então, com gasto de 1ATP na quebra a dihidroxicetona-P e gliceraldeído, que só entrará na glicólise após fosforilação (pela tioquinase) com o gasto de um segundo ATP a gliceraldeído-3-P. A entrada só se dá então na fase de pagamento mas também com o gasto de 2 ATPs, como para a glicose.


Nos músculos e nos rins, a hexoquinase (é uma importante enzima glicolítica que cataliza a fosforilação de ceto e aldohexoses utilizando MgATP como doador fosforil) converte a frutose diretamente em frutose-6-P com o gasto de 1ATP. Portanto, as duas primeiras vias são puladas, mas o gasto energético (e o lucro) é o mesmo do uso da glicose.

 


fonte

1.http://www.lbqp.unb.br/bioq/htm/textos_explic/deg_frut.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais