Buscar

Como o GMPc vai diminuir a [Ca] intracelular?

Considera a ação dos NITRATOS

💡 1 Resposta

User badge image

Bit Ayo

Olá. O processo é intrincado e não possui todas as etapas claramente delineadas; direi o que sei do assunto. Em primeiro lugar, nitratos são, ao lado do aminoácido L-arginina, umas das matérias-primas utilizadas na síntese de óxido nítrico (NO). O NO tem um papel tão fundamental no início do processo que leva à diminuição do Ca2+ intracelular e ao consequente relaxamento da musculatura lisa associada que, nos endotélios onde é produzido, ele, sozinho, é chamado de fator relaxador (relaxing factor).

Num ambiente com muito cátions Ca2+, é estimulada a produção de NO a partir de suas matérias-primas. O aumento de NO estimula a enzima guanilato ciclase solúvel (sGC) a catalisar a conversão de trifosfato de guanosina (GTP) em monofosfato cíclico de guanosina (GMPc). O GMPc, em grandes quantidades, ativa a proteína quinase G (PKG) que começa, por sua vez, uma série de fosforilações que inibem o funcionamento dos canais receptores IP3 e estimulam a ação das bombas de cálcio, fazendo com que o retículo endoplasmático reabsorva o Ca2+ intracelular. As fosforilações também promovem a inibição do funcionamento dos canais de cálcio tipo L, impedindo a entrada de mais cátions provenientes do meio extracelular. Em suma, esses eventos resultam numa diminuiçao geral do Ca2+ intracelular e no consequente relaxamento muscular.

Esse processo é revertido pela ação metabólíca das fosfodiesterases, que transformam o GMPc em monofosfato de guanosina (GMP), dando chances, portanto, à reativação dos canais IP3 e L, e à inibiçao das bombas de cálcio do reticulo endoplasmático. Com isso, aumenta-se novamente os níveis de calcio dentro da célula. Até mais. Espero ter ajudado.

Ca
2
 


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais