Logo Passei Direto
Buscar
A dinâmica de um processo produtivo basicamente gira em torno de receber uma entrada, gerar valor ao produto através da manufatura e então se gerar uma saída. É nesta ótica que a operação (serviços) também pode agregar valor ao produto por diferentes tipos de processos produtivos.
Nesse contexto, contemple os principais tipos de processos produtivos e os relacione com suas principais características e formato.

I - Processos de Produção em Massa.
II - Processos Contínuos.
III - Processos em Lote.
IV - Processos de Projetos.
V - Processos de Jobbing.
( ) Geralmente com a presença de três ou quatro turnos intercalados, tem por característica predominante a produção ininterrupta, 24 h por dia, que na maioria dos casos faz uso do fluxo de produção em massa. Ex: Fábricas que trabalham direto de segunda a segunda.
( ) Geralmente este processo é bastante automatizado e apresenta altos níveis de produção com baixo sortimento de produtos. Ex: Fábricas de eletrodomésticos, indústria alimentícia e montadoras de automóveis.
( ) Como o próprio nome sugere são divididos em lotes, proporcionando uma maior rastreabilidade no caso de produtos similares e flexibilidade no caso de produtos distintos, geralmente não se trabalha com altos níveis de produção por lote. Ex: Ferramentas que necessitam de calibragem.
( ) Como um melhoramento do processo por projeto, neste também é feito em baixa produtividade com alta variedade, entretanto a utilização dos recursos necessários é compartilhada de projeto para projeto. Ex: Restauração de móveis e até mesmo um alfaiate.
( ) É utilizado quando existe a necessidade de personalização e customização, sempre com baixa produtividade, porém com custo elevado em virtude do processo único. Ex: A construção de um grande prédio ou até mesmo um navio.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A) II - I - III - V - IV.
B) II - III - I - IV - V.
C) I - II - IV - III - V.
D) IV - V - II - III - I.
E) III - II - I - IV - V.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada item e suas características: I - Processos de Produção em Massa. II - Processos Contínuos. III - Processos em Lote. IV - Processos de Projetos. V - Processos de Jobbing. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições corretas: 1. ( ) Geralmente com a presença de três ou quatro turnos intercalados, tem por característica predominante a produção ininterrupta, 24 h por dia, que na maioria dos casos faz uso do fluxo de produção em massa. (II - Processos Contínuos) 2. ( ) Geralmente este processo é bastante automatizado e apresenta altos níveis de produção com baixo sortimento de produtos. (I - Processos de Produção em Massa) 3. ( ) Como o próprio nome sugere são divididos em lotes, proporcionando uma maior rastreabilidade no caso de produtos similares e flexibilidade no caso de produtos distintos, geralmente não se trabalha com altos níveis de produção por lote. (III - Processos em Lote) 4. ( ) Como um melhoramento do processo por projeto, neste também é feito em baixa produtividade com alta variedade, entretanto a utilização dos recursos necessários é compartilhada de projeto para projeto. (V - Processos de Jobbing) 5. ( ) É utilizado quando existe a necessidade de personalização e customização, sempre com baixa produtividade, porém com custo elevado em virtude do processo único. (IV - Processos de Projetos) Agora, organizando as respostas: 1 - II 2 - I 3 - III 4 - V 5 - IV Portanto, a sequência correta é: A) II - I - III - V - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É natural que as empresas e organizações ao longo de sua atuação busquem aperfeiçoamento de suas atividades, isso ocorre através de capacitação, correções e melhoramento dos processos, muitas vezes isso ocorre inclusive de forma natural, onde é possível vislumbrarmos a curva da experiência de uma organização. Isso só é possível porque os métodos e tempos foram mapeados, gerando um banco de informações que permitiram uma análise no sentido de buscar identificar os pontos que merecem plano de ação para uma melhor performance.

Nesse contexto, e de acordo com o material disponível para estudo, analise as afirmativas que complementam com informações e características práticas sobre o tema tempos e movimentos.

I - A técnica "Tempos e movimentos" é de autoria do engenheiro mecânico Henry Ford, fundador e idealizador da Ford Company que vendeu milhões do seu carro Ford T.
II - Em 1900 começou o estudo que na época foi denominado como "Tempos e movimentos" onde era marcado o tempo que o trabalhador levaria para realizar a atividade que lhe havia sido designada.
III - A técnica "Tempos e movimentos" foi se aperfeiçoando e se percebeu que os movimentos deveriam ser mapeados por função e etapa, cronometrando as etapas para chegar no tempo total para a produção de um determinado produto.
IV - Frederick Taylor, criador do Taylorismo, uma metodologia que tinha algo engraçado em suas técnicas que era o fato do supervisor, cargo dado como fundamental na metodologia de Taylor, andar no chão de fábrica com um relógio (Cronômetro) nas mãos.
V - Henry Ford, criador do Fordismo, que ficou conhecido como uma metodologia que tinha em suas técnicas o fato do supervisor andar no chão de fábrica com um relógio (Cronômetro) nas mãos.

Assinale a alternativa correta:
A) Apenas I e IV estão corretas.
B) Apenas III e IV estão corretas.
C) Apenas I, II e IV estão corretas.
D) Apenas I, III e V estão corretas.
E) Apenas II, III e IV estão corretas.

Nesse sentido, cada arranjo físico utilizado para um determinado tipo de serviço apresenta características distintas.

Analise os principais tipos de arranjos físicos e suas respectivas características e particularidades.

I - No caso do arranjo físico posicional, também conhecido como arranjo físico de posição fixa, caracteriza-se pelo fado da pessoa beneficiada pela operação ficar parada por impossibilidade ou até mesmo por inviabilidade ou conveniência.
II - Um exemplo de arranjo físico funcional é onde os centros de serviços são agrupados de acordo com a função que desempenham e as pessoas se deslocam até eles, de acordo com a necessidade.
III - Um exemplo de arranjo físico posicional é em casos de cirurgias onde o paciente não pode ser movido por questões médicas, são os médicos cirurgiões que se articulam para atender a necessidade do cliente.
IV - Um exemplo de arranjo físico por produto é onde as necessidades dos clientes têm uma sequência comum, no caso de recrutas que se alistam para o exército, provavelmente serão direcionados num processo de alistamento organizado segundo um arranjo físico por produto, onde o "cliente" se desloca pelos recursos desejados ou necessários.
V - No caso do arranjo físico por produto é onde recursos de diferentes atuações, são agrupados para atender as necessidades de um grupo de pessoas que requeiram similares processos de atendimento.

Assinale a alternativa correta:
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e V estão corretas.
C) Apenas III e IV estão corretas.
D) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
E) Apenas I, III e V estão corretas.

Considerando o texto-base da reportagem sobre serviços, assim como, nossos estudos acerca do setor de serviços, que envolve um grande sortimento de negócios desde pequenos comércios até grandes instituições, analise as afirmativas a seguir:
São corretas as afirmativas:
I. Um exemplo de operação e serviço que agrega valor, é o transporte, que contempla abastecimento e escoamento de linhas de produção.
II. O serviço de transporte atualmente é responsável em grande medida pela competitividade de um negócio e não só apenas uma área de apoio.
III. Entende-se por serviços, toda e qualquer atividade que é realizada externamente a empresas e organizações manufatureira.
IV. O setor de serviços tem grande destaque no PIB brasileiro, representando alto percentual da geração nacional de riquezas.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C I, II e IV, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

É fato que as organizações dia após dia buscam se superar na questão de performance produtiva, exatamente pelo fato do mercado da livre concorrência apresentar um alto nível de competitividade perante a uma concorrência que exige de seus “oponentes” performar ou perder mercado. Sobre essa perspectiva, é comum encontrar um conflito de interesses dentro das organizações quanto ao tema produtividade, isso porque nem sempre as metodologias mais seguras e que respeitam a ergonomia para a atividade laboral do colaborador coincidem com altos nível de produtividade. Nesse contexto de “cobertor curto” onde hora atende-se a segurança e hora atende o nível de produtividade analise as informações que complementam o raciocínio.
Assinale a alternativa correta:
I – O cuidado com a saúde ocupacional do trabalhador, muitas vezes é visto como complicador, isso porque em muitos casos o lead time da organização pode ser prejudicado se estabelecido os parâmetros corretos que previnem e protegem a saúde ocupacional do trabalhador.
II – Não há nível de produtividade que supere a vida humana e é neste sentido que devemos estar dispostos a colocar em prática todas as NR´s competentes a atividade que desejamos desempenhar.
III – Uma organização deve dispor de um Técnico de Segurança do trabalho, para realizar toda orientação e acompanhamento necessário para que as atividades e arranjos físicos estejam de acordo com o que prevê a lei e suas respectivas normas regulamentadoras.
IV – O que mantém as empresas “vivas” é o nível de produtividade no curto prazo, é por isso que muitas vezes se deve correr o risco, expondo o colaborador em troca de alcançar altos nível de produtividade.
V – É o produto na mão do cliente que sustenta a sobrevivência de uma empresa no mercado, nesse sentido o que deve vir em primeiro lugar é o nível de produtividade, ficando em segundo plano a saúde laboral dos colaboradores de uma organização.
A Apenas I e IV estão corretas.
B Apenas III e IV estão corretas.
C Apenas I, II e III estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E Apenas I, III e V estão corretas.

O planejamento do arranjo físico deve considerar o melhor posicionamento de recursos físicos, pensando também no fluxo de informações, acessibilidade e segurança. Esse planejamento prévio requer que seja considerado fatores como fluxo físico, quantidades a serem produzidas, sortimento de produtos e acessibilidade, que permitam uma fluidez no processo em busca de alta performance operacional. Nesse sentido, e de acordo com o material disponível para estudo, existem diferentes tipos de arranjos físicos para serem implementados de acordo com a característica do produto e seguimento. Analise os principais tipos de arranjos físicos e suas respectivas características e particularidades.

I - Arranjo físico funcional é também conhecido como arranjo físico por processo, a lógica desse tipo de arranjo é a de agrupar os recursos com função similar no processo de manufatura.
II - Arranjo físico posicional é também conhecido como arranjo físico de posição fixa, sua principal característica é em relação ao produto manufaturado não se movimentar, seja pelo tamanho ou qualquer outro motivo que torne inviável que o produto se mova entre as etapas do processo.
III - Arranjo físico celular é também conhecido por arranjo físico em linha, é usado quando se requer uma sequência linear de operações para fabricar o produto, é bastante adequado a produtos com alto grau de padronização e com pouca ou nenhuma diversificação, geralmente produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.
IV - Arranjo físico por produto ocorre onde recursos não similares, ou seja, de diferentes atuações, são agrupados para processar um grupo de itens que requeiram similares etapas de processamento.

Assinale a alternativa correta:
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e IV estão corretas.
C) Apenas III e IV estão corretas.
D) Apenas I, II e III estão corretas.
E) Apenas I, III e IV estão corretas.

Os processos intralogísticos das empresas e organizações apresentam muitas vezes um grande dinamismo, isso porque existem diferentes áreas e departamentos que trabalham em conjunto para um determinado fim. Tanto os processos individuais como a interface dos processos em virtude da interdependência exigem uma operacionalidade ágil e com fluidez, nesse contexto de exigência de produtividade, surge a necessidade de regras, procedimentos e muitas vezes até normas internas relacionadas a segurança laboral destes trabalhadores que buscam alcançar metas desafiadoras todos os dias, é nesse sentido que temos as normas regulamentadoras de segurança no trabalho. Assim, analise as informações acerca das NR's, suas respectivas características operacionais e particularidades apresentadas.

I. Ao total existem 37 NR's, que são normas regulamentadoras para fornecem instruções e orientações, sobre obrigatoriedades relacionadas a saúde ocupacional do trabalhador.
II. Algumas empresas tomam como base as NR's, para determinar normas internas onde todo e qualquer trabalhador, independente do regime de contratação, simplesmente por estar no interior da empresa, deve fazer cumprir as normas estabelecidas.
III. A NR-12 que versa sobre o Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, estabelece procedimentos de caráter obrigatório para locais destinados a máquinas e equipamentos.
IV. A NR-11, que fala sobre o Trabalho em Altura, é onde se trata sobre aspectos relacionados a processos de logística na organização, que geralmente contempla setores como almoxarifado, expedição e recebimento de materiais.

Assinale a alternativa correta:
A) Apenas III está correta.
B) Apenas I e II estão corretas.
C) Apenas III e IV estão corretas.
D) Apenas I, II e IV estão corretas.
E) Apenas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina