Buscar

O que se entende por controle de constitucionalidade difuso?

Respostas

User badge image

Rafael Maroja Di Pace Aragão

O controle de constitucionalidade difuso é o meio pelo qual, qualquer juíz ou tribunal pode verificar a constitucionalidade de uma norma, dentro de um processo subjetivo. Por exemplo: Uma lei que proíbe pessoas tatuadas de concorrerem a cargos públicos. Uma pessoa que foi aprovada em concurso público pode entrar com uma ação e suscitar a inconstitucionalidade da referida lei de forma incidental, no bojo do processo.

6
Dislike0
User badge image

Luiza Sousa

É isso aí. É o controle em que qualquer juiz ou tribunal verifica a constitucionalidade da lei ou ato normativo no caso concreto. Tem eficácia "inter partes". Também é chamado de controle concreto.
2
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

O controle de constitucionalidade difuso é aquele que pode ser exercido por qualquer juiz ou tribunal, dentro do âmbito de sua competência. É exercido de forma incidental num processo, ou seja, a questão constitucional é analisada como prejudicial de mérito.

No controle difuso, o reconhecimento da inconstitucionalidade, em regra, produz efeito apenas para as partes envolvidas no processo (eficácia inter partes), sem atingir terceiros que não participaram da relação processual e retroativos (ex tunc).

Vale salientar, ainda, que o controle difuso deve obedecer a cláusula de reserva de plenário (art. 97 da CRFB), que diz que, no âmbito dos Tribunais, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo só pode ser declarada pelo voto da maioria absoluta dos seus membros ou dos membros do órgão especial (onde houver). Caso o tribunal afaste a incidência, no todo ou em parte, de determinada lei ou ato normativo, sem declarar expressamente sua inconstitucionalidade, estar-se-á ofedendo a cláusula de reserva de plenário, segundo dispõe a súmula vinculante nº 10 do STF:

Súmula Vinculante 10

Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando