Logo Passei Direto
Buscar
Leia as seguintes etapas relacionadas ao surgimento da Antropologia Educacional e assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada desse processo no tempo.
1. Desenvolvem-se as abordagens filosóficas da Antropologia Educacional Fenomenológica e Antropologia Educacional Integrativa.
2. Surgem vertentes como as da Antropologia Educacional Histórica e da Antropologia Educacional Histórico-Cultural.
3. Surge a Antropologia Educacional Alemã.
a) 3-2-1
b) 2-3-1
c) 1-2-3
d) 3-1-2
e) 2-1-3
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar a sequência adequada do surgimento da Antropologia Educacional: 1. Surge a Antropologia Educacional Alemã: Este é o primeiro passo, pois a Antropologia Educacional começou a se desenvolver a partir de influências alemãs. 2. Surgem vertentes como as da Antropologia Educacional Histórica e da Antropologia Educacional Histórico-Cultural: Após o surgimento da Antropologia Educacional Alemã, novas vertentes começaram a se formar. 3. Desenvolvem-se as abordagens filosóficas da Antropologia Educacional Fenomenológica e Antropologia Educacional Integrativa: Por último, as abordagens filosóficas se desenvolveram a partir das vertentes já estabelecidas. Portanto, a sequência correta é: 3 - 2 - 1. Assim, a alternativa correta é: a) 3-2-1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as seguintes proposições sobre ritos, mitos e identidades docentes e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Malinowski, autor da vertente funcionalista na antropologia, afirmava que o ritual tem função de integração social e ajuda a preservar a cultura e a sociedade, sobretudo em contextos de conflito, mantendo a coesão e o sentido de pertencimento ao coletivo.
II. Os rituais e espaços simbólicos da escola estão relacionados a práticas cotidianas de alunos e professores e integram a construção da identidade de docentes e estudantes, que se reconhecem como pertencentes a um grupo cultural único, com um status também único, com o qual se identificam.
III. Para Clifford Geertz, integrante da vertente chamada de Antropologia Interpretativa, o ritual tem a mesma natureza do pensamento racional, científico, pois evita as ações simbólicas, ligadas ao imaginário, como as expressões artísticas e religiosas.
a ) Todas as proposições estão corretas.
b ) Apenas as proposições II e III estão corretas.
c ) Apenas a proposição II está correta.
d ) Apenas as proposições I e III estão corretas.
e ) Apenas as proposições I e II estão corretas.

Para Berger e Luckmann, o ser humano só existe a partir do momento em que ele é reconhecido como ser humano pelos outros. Para eles, o processo de socialização ocorre quando:
a ) o ambiente social no qual a criança vive é interiorizado por ela. Essa interiorização garante a manutenção dos controles sociais externos e modela sua identidade, seus pensamentos e seus sentimentos.
b ) o indivíduo, na família, recebe o habitus - o conjunto de princípios explicativos, regras, padrões e modelos estéticos, éticos, morais e sociais que ele obtém de seus familiares -, isto é, uma "gramática social" que ele reconhece como sua apenas pelo fato de ter nascido e integrado determinada família.
c ) um conjunto de saberes é privilegiado na escola, o qual dá vantagens aos estudantes com nível socioeconômico maior, que já chegam ao ambiente escolar com um capital cultural correspondente ao que é desenvolvido no currículo escolar.
d ) um processo de construção da identidade individual e coletiva, por meio de múltiplas e plurais "negociações" com o meio social, existe, integrando duas dinâmicas simultâneas: a ação da sociedade sobre os indivíduos e a apropriação ou internalização do universo social por parte dos indivíduos.
e ) uma ação é exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão amadurecidas para a vida social, para preservar a integração social por meio da construção do "ser social" - um sistema de ideias, sentimentos e hábitos que expressam nos indivíduos a consciência coletiva.

Leia as seguintes proposições sobre os conceitos base dos autores clássicos da sociologia e assinale a alternativa correta.
I. Para Max Weber, a solidariedade mecânica nas sociedades capitalistas se baseia na relação de semelhança entre os indivíduos, e a solidariedade orgânica - de modo diferente - é baseada nas diferenças e desigualdades complementares entre os indivíduos. Nas sociedades modernas, os vínculos entre os indivíduos se transformaram devido à divisão social do trabalho.
II. Segundo Durkheim, são quatro os tipos de ação social dos indivíduos na sociedade: a ação tradicional, baseada em tradições familiares ou culturais de um grupo; a ação afetiva, motivada por sentimentos; a ação racional, com relação a valores, apoiada em convicções e valores; e a ação racional, com relação a fins, baseada no cálculo dos resultados da ação.
III. Marx considera que o indivíduo, de modo isolado, só surgiu quando as condições históricas propiciaram as bases da sociedade capitalista, que são o desenvolvimento da divisão social do trabalho e a complexificação dos processos produtivos. Para o autor, as desigualdades de classe são reproduzidas pelas instituições sociais.
a ) Apenas a proposição II está correta.
b ) Apenas as proposições II e III estão corretas.
c ) Apenas a proposição I está correta.
d ) Apenas as proposições I e II estão corretas.
e ) Apenas a proposição III está correta.

Segundo Berger e Luckmann, a socialização primária é:
a ) desenvolvida na adolescência, principalmente por meio de instâncias de socialização como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem condicional ou aprendizagem por imitação.
b ) desenvolvida na fase adulta, por meio de outras instâncias da sociedade, nas quais apreendem a incorporar novas práticas sociais mais complexas e a desempenhar novos papéis.
c ) desenvolvida na infância, principalmente por meio de instâncias de socialização, como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
d ) desenvolvida na fase adulta, principalmente por meio de instâncias de socialização como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
e ) desenvolvida na fase adulta, tornando o indivíduo um membro da sociedade. É também a que ocorre na infância, constituída de uma série de processos contínuos de interiorização de papéis sociais, normas e representações sociais, o que possibilita atuar em cenários inéditos.

Mais conteúdos dessa disciplina