Logo Passei Direto
Buscar

Direito Constitucional

Colégio Objetivo
Dispõe o art. 78 do Código Civil que "nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes". A disposição diz respeito ao:
A) domicílio legal.
B) domicílio necessário.
C) domicílio profissional.
D) domicílio voluntário.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O artigo 78 do Código Civil Brasileiro trata da possibilidade de os contratantes especificarem um domicílio para o exercício e cumprimento dos direitos e obrigações decorrentes do contrato. Essa especificação é uma escolha das partes, ou seja, elas têm a liberdade de definir onde as obrigações contratuais serão cumpridas. Analisando as alternativas: A) Domicílio legal - Refere-se ao domicílio determinado pela lei, geralmente o local onde a pessoa reside. B) Domicílio necessário - É o domicílio que a lei impõe em certas situações, como para incapazes. C) Domicílio profissional - Relaciona-se ao local onde a pessoa exerce sua profissão, mas não é o foco do artigo. D) Domicílio voluntário - É aquele que as partes escolhem livremente, o que se encaixa na disposição do artigo 78. Portanto, a alternativa correta é: D) domicílio voluntário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, criado pelo Estatuto de Roma, tem competência para os crimes mais graves que afetam a comunidade internacional no seu conjunto e abrange os seguintes crimes, EXCETO:
(A) os crimes de genocídio
(B) os crimes contra a humanidade e os crimes de guerra
(C) os crimes de agressão
(D) os crimes de tráfico internacional de drogas que afetem mais de 2 (dois) países

Contra a prisão ilegal de um indivíduo, cabe:
(A) ação civil pública
(B) habeas data
(C) mandado de injunção
(D) habeas corpus

Acerca do domicílio, assinale a opção incorreta.
a) O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.
b) O direito brasileiro somente admite a unicidade domiciliar.
c) Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
d) As partes contratantes podem especificar, nos contratos celebrados por escrito, o domicílio onde serão exercidos os direitos e obrigações resultantes dos mesmos.

Mais conteúdos dessa disciplina