Logo Passei Direto
Buscar
Releia a lenda (TEXTO 1) e leia o texto de divulgação científica (TEXTO 2).

## Texto 1

## O canto da flauta mágica: o uirapuru

Havia na tribo um jovem que tocava maravilhosamente flauta. Apelidaram-no de Catuboré, que significa "a flauta mágica". Não era bonito, nem tinha especial charme. Mas por causa dos sons melodiosos de sua flauta era cobiçado por quase todas as meninas casadouras. No entanto, somente a simpática Mainá conseguira conquistar seu coração. Marcaram o casamento para a primavera. [...]

Mas aconteceu uma tragédia. Certo dia, Catuboré, o "flauta mágica", saiu para a pesca num lago, distante da maloca. Escureceu e ele nada de chegar.
[...] No dia seguinte, a tribo inteira se mobilizou, procurando-o por todos os caminhos. Finalmente, não muito distante do lago, encontraram o "flauta mágica" morto e enrijecido, ao pé de uma grande árvore. Logo entenderam: uma serpente venenosa lhe havia picado mortalmente a perna.

Todos choraram copiosamente, de modo especial Mainá e as moças que tanto apreciavam os sons maviosos de sua flauta. Mas como estavam distantes da maloca e quase todos estavam ali presentes, resolveram enterrar Catuboré ali mesmo, ao pé da árvore que assistira à sua morte.

Mainá, quando a saudade batia mais forte, vinha com suas amigas chorar sobre a sepultura do amado. [...]

A alma de Catuboré, vendo a tristeza da namorada, não conseguia também ficar em paz. [...] Pediu, então, ao espírito da mata que o transformasse num pássaro, mesmo que fosse pequenino e feio, contanto que fosse cantador, capaz de consolar Mainá.

E foi transformado, então, no uirapuru. Ele é parecido com Catuboré, pois não tem especial beleza, mas canta como ninguém na floresta, num som semelhante ao da flauta. [...]

## Texto 2

## O canto do uirapuru

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha, e da Faculdade Cornish de Arte, nos Estados Unidos, estavam interessados em descobrir semelhanças entre a música produzida pelos seres humanos e o canto dos pássaros.
Para isso, gravaram a analisaram o canto de vários pássaros, entre eles o uirapuru, uma ave da região amazônica, no Brasil. Eles ficaram surpresos ao observar que a musicalidade do uirapuru é muito bem elaborada. Ela não se parece com a de nenhum outro pássaro e tem semelhanças notáveis com a música humana, com algumas passagens muito próximas de composições, como as de Bach e de Haydn.
Na etapa seguinte, os pesquisadores convidaram 91 pessoas para participar do estudo e pediram a elas que comparassem o canto do uirapuru com composições produzidas em computador.
Resultado: todos concordaram que a composição harmônica do canto do uirapuru é mais musical do que a produzida pelos seres humanos no computador.

Os dois textos falam do uirapuru, porém os textos se diferenciam porque
(A) o Texto 1 narra uma história de amor com um final feliz, em que Mainá se casou com Catuboré na primavera.
(B) o Texto 2 traz informações sobre como a musicalidade do canto do uirapuru influencia de forma negativa no comportamento das pessoas que o ouvem.
(C) os Textos 1 e 2 dão informações científicas sobre Catuboré, o "flauta mágica", que foi transformado no uirapuru, pássaro da Amazônia.
(D) o Texto 1 é uma explicação fantasiosa sobre o canto do uirapuru e o Texto 2 apresenta o resultado de pesquisa científica sobre o canto desse pássaro.
User badge image
Desvendando com Questões

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: (A) O Texto 1 narra uma história de amor com um final feliz, em que Mainá se casou com Catuboré na primavera. - Essa afirmação está incorreta, pois o final da história é trágico, já que Catuboré morre. (B) O Texto 2 traz informações sobre como a musicalidade do canto do uirapuru influencia de forma negativa no comportamento das pessoas que o ouvem. - Essa afirmação é falsa, pois o Texto 2 não menciona nenhum efeito negativo do canto do uirapuru. (C) Os Textos 1 e 2 dão informações científicas sobre Catuboré, o "flauta mágica", que foi transformado no uirapuru, pássaro da Amazônia. - Essa afirmação não é correta, pois o Texto 1 é uma lenda e não uma informação científica. (D) O Texto 1 é uma explicação fantasiosa sobre o canto do uirapuru e o Texto 2 apresenta o resultado de pesquisa científica sobre o canto desse pássaro. - Essa afirmação é verdadeira, pois o Texto 1 é uma lenda que explica de forma fantasiosa a origem do uirapuru, enquanto o Texto 2 traz dados científicos sobre o canto do pássaro. Portanto, a alternativa correta é: (D) o Texto 1 é uma explicação fantasiosa sobre o canto do uirapuru e o Texto 2 apresenta o resultado de pesquisa científica sobre o canto desse pássaro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto para responder às questões de números 3 e 4.

## Toy Story 4 mantém diversão e reflexão dos filmes anteriores

[...]
Toy Story 4 mantém as qualidades de franquia que estreou em 1995 como o primeiro filme feito totalmente em computador: é graficamente bonita, divertida, emocionante e traz importantes reflexões sobre a vida.
No novo longa, Woody, Buzz e companhia ganham uma nova dona: a garotinha Bonnie, para quem os brinquedos de Andy foram doados. Na nova casa, o caubói já não é mais o brinquedo preferido. Mesmo deixado de lado em um armário empoeirado, Wood continua provando que pode ser um ótimo amigo para a nova dona.

## Garfinho

No primeiro dia de aula de Bonnie no jardim de infância, Woody faz questão de se esconder na mochila para apoiar a garota nesse momento importante.
Com uma mãozinha do xerife, ela constrói um novo brinquedo feito de garfo plástico descartável, arame, palito de sorvete e massinha. Batizado de Garfinho, ele passa a ser o brinquedo preferido da menina.
Garfinho demora a aceitar sua nova condição como brinquedo e vive tentando voltar ao seu lugar de origem, o lixo. É aí que Woody encontra sua razão de ser: garantir que Garfinho não fuja e continue divertindo Bonnie. Nessa missão, Woody, Garfinho e os outros brinquedos se envolvem em diversas aventuras.

Qual das alternativas apresenta uma opinião do autor da resenha?
(A) "Com uma mãozinha do xerife, ela constrói um novo brinquedo feito de garfo plástico descartável, arame, palito de sorvete e massinha."
(B) "Nessa missão, Woody, Garfinho e os outros brinquedos se envolvem em diversas aventuras."
(C) "[...] é graficamente bonita, divertida, emocionante e traz importantes reflexões sobre a vida."
(D) "Garfinho demora a aceitar sua nova condição como brinquedo e vive tentando voltar ao seu lugar de origem, o lixo."

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

## Entenda melhor o que acontece com a natureza

Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela? Então, vamos lá! Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente. O que você faz? Bom, todo mundo sabe que a melhor coisa a se fazer é procurar logo um bom dentista pra ele descobrir o que está acontecendo. Se for uma cárie, ele vai ter que fazer um tratamento, quem sabe uma obturação. Mas se você deixar esse dente doendo sem parar e não fizer nada, pode chegar uma hora em que ele já vai estar tão prejudicado que pode acabar caindo. Ou, então, quando finalmente resolver ir ao dentista, ele pode até arrancar esse dente! E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca. Viu só? Funciona de forma parecida também com a natureza: ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada, de que está "sentindo dor" e, se ninguém fizer nada, os resultados podem ser os piores possíveis.

O trecho em que há claramente uma opinião do autor é
(A) "aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso..."
(B) "ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada..."
(C) "Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela?"
(D) "Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente."

Mais conteúdos dessa disciplina