Logo Passei Direto
Buscar
A tendência a um número maior de mulheres no mercado de trabalho é um exemplo de $\qquad$ .
a. Componente cultural no ambiente interno.
b. Aspectos de pessoal no ambiente operacional.
c. Igualdade de oportunidades, sem distinção de sexo a ser perseguido pelas organizações.
d. Componente social no ambiente operacional.
e. Componente econômico no ambiente interno.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o contexto da tendência de um número maior de mulheres no mercado de trabalho. Essa tendência reflete mudanças sociais e culturais que impactam a forma como as mulheres são vistas e tratadas no ambiente profissional. Vamos analisar as alternativas: a) Componente cultural no ambiente interno - Essa opção se refere a valores e normas que influenciam o comportamento dentro da organização, o que pode se aplicar, mas não é o foco principal da questão. b) Aspectos de pessoal no ambiente operacional - Essa opção se refere mais à gestão de recursos humanos e não aborda diretamente a questão da inclusão de mulheres no mercado de trabalho. c) Igualdade de oportunidades, sem distinção de sexo a ser perseguido pelas organizações - Essa opção é relevante, pois a tendência de mais mulheres no mercado de trabalho está diretamente relacionada à busca por igualdade de oportunidades. d) Componente social no ambiente operacional - Essa opção também é pertinente, pois a inclusão de mulheres no mercado de trabalho é uma questão social, mas não é tão específica quanto a opção (c). e) Componente econômico no ambiente interno - Essa opção se refere a fatores econômicos que podem influenciar a organização, mas não aborda diretamente a questão da inclusão de mulheres. A alternativa que melhor representa a tendência a um número maior de mulheres no mercado de trabalho é: c) Igualdade de oportunidades, sem distinção de sexo a ser perseguido pelas organizações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:
a. Incremental.
b. Sustentável.
c. Única.
d. Pioneira.
e. Inovadora.

Formulada a estratégia, o BSC estabelece quatro pontos focais (as chamadas Perspectivas) e estabelece objetivos, indicadores, metas e ações de curto/médio/longo prazo.
Nesta Estrutura do BSC não temos:
a. Cliente.
b. Fornecedor.
c. Financeira.
d. Processos internos.
e. Aprendizado e crescimento.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), “uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30%, não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’. Há uma concentração em São Paulo, mas, no restante do país, a situação é diferente”. Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43%, em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.

Fonte: Adaptado de: PETRY, R. Competição continua mesmo com a fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011.

Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas, de Michael Porter, que:
a. Há a ampliação de ameaças de novos entrantes quando há um aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro.
b. O processo de aquisição ou fusão entre as empresas do setor de supermercados, no varejo brasileiro, aumenta o seu poder de negociação com os fornecedores e os compradores.
c. A globalização contribui para a redução do processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro.
d. O processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados, no varejo brasileiro, aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes).
e. O processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados, no varejo brasileiro, aumenta o poder de negociação dos fornecedores.

A diversidade cultural é um dos aspectos relevantes a se avaliar na análise do ambiente externo e que as culturas diferentes possuem valores diferentes. Interessado em investigar os diferentes sistemas de valores nacionais e de que forma eles interagem com os sistemas de valores organizacionais, Geert Hofstede realizou uma ampla pesquisa durante quinze anos, envolvendo 53 países, e argumentou: “[...] uma desconsideração pelas outras culturas é um luxo a que, somente, os fortes podem-se dar... e até onde vão as teorias de administração, o relativismo cultural é uma ideia cuja era já chegou”.
Sendo assim, é incorreto afirmar que:
a. As diferenças no caráter nacional podem ter um impacto direto sobre as práticas e os relacionamentos no trabalho.
b. Considerando que as organizações desenvolvem as suas próprias culturas e os seus sistemas de valores predominantes, as subsidiárias estrangeiras de organizações multinacionais acabam por desenvolver uma cultura híbrida, refletindo a cultura organizacional internacional e a cultura nacional local.
c. O caráter nacional é unimodal, ou seja, todas as pessoas de um certo país têm, necessariamente, as características associadas àquela cultura, o que facilita a transferibilidade das práticas gerenciais.
d. Estudos comparativos de diversas culturas em organizações semelhantes sugerem que os funcionários das diferentes sociedades podem ter expectativas bem diferentes sobre o trabalho e a satisfação que dele obtêm.
e. Em multinacionais bem integradas com uma forte cultura pode-se verificar grande similaridade entre os seus membros, apesar de origens raciais diferentes.

No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como os constituintes dos insumos da estratégia.
Qual alternativa não condiz com o modelo estratégico básico?
a. Ambiente empresarial.
b. Recursos empresariais estratégicos.
c. Valores e preferências dos decisores.
d. Expectativas sociais e comunitárias.
e. Perspectivas dos acionistas.

Mais conteúdos dessa disciplina