Logo Passei Direto
Buscar

Estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1,0 °C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, com uma variação provável de 0,8 °C a 1,2 °C. É provável que o aquecimento global atinja 1,5 °C entre 2030 e 2052, caso continue a aumentar no ritmo atual. O aquecimento causado por emissões antrópicas desde o período pré-industrial até o presente persistirá por séculos e milênios e continuará causando mudanças a longo prazo no sistema climático, como aumento dos níveis dos oceanos, com impactos associados.

Logo, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia. Entre os GEE, o dióxido de carbono (CO₂) é o mais abundante, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas, como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e esse aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e remoção de florestas. O CO₂ é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa.


O segundo GEE mais emitido, o gás metano (CH₄), é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório), e também pela criação de gado e cultivo de arroz, apresentando poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono. O óxido nitroso (N₂O), terceiro GEE mais emitido, cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO₂.


Fonte: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html. Acesso em: 28 mar. 2025.


Sobre os poluentes atmosféricos, assinale a alternativa correta:


Alternativa 1:


São fontes fixas de emissão as chaminés industriais, e fontes móveis de emissão, os veículos automotores.


Alternativa 2:


O dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, além de serem gases de efeito estufa, tratam-se de poluentes atmosféricos secundários.


Alternativa 3:


O dióxido de carbono é emitido durante a combustão incompleta de combustíveis e tem alta afinidade com a hemoglobina, atrapalhando o transporte de oxigênio pelo corpo e podendo causar até mesmo a morte.


Alternativa 4:


Em aterros sanitários, a captação e a utilização do gás produzido é uma boa opção para a redução de gases do efeito estufa; no entanto, o gás metano presente no biogás pode ser utilizado como energia renovável, desde que passe por processos de purificação para remoção de contaminantes presentes nos resíduos sólidos urbanos.


Alternativa 5:


O metano trata-se de um gás de efeito estufa; no entanto, suas emissões podem ser reduzidas com o seu uso como energia térmica ou elétrica, a partir da geração por meio da degradação biológica de matéria orgânica no tratamento biológico de resíduos sólidos e de águas residuárias, por exemplo.

User badge image
MROM

há 2 meses

User badge image
MROM

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: Alternativa 1: "São fontes fixas de emissão as chaminés industriais, e fontes móveis de emissão, os veículos automotores." Essa afirmação está correta, pois realmente as chaminés industriais são consideradas fontes fixas e os veículos automotores são fontes móveis de emissão. Alternativa 2: "O dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, além de serem gases de efeito estufa, tratam-se de poluentes atmosféricos secundários." Essa afirmação é incorreta. O CO₂, CH₄ e N₂O são considerados poluentes atmosféricos primários, pois são emitidos diretamente das fontes. Alternativa 3: "O dióxido de carbono é emitido durante a combustão incompleta de combustíveis e tem alta afinidade com a hemoglobina, atrapalhando o transporte de oxigênio pelo corpo e podendo causar até mesmo a morte." Essa afirmação é incorreta. O CO₂ é emitido durante a combustão, mas não tem alta afinidade com a hemoglobina; isso se aplica ao monóxido de carbono (CO). Alternativa 4: "Em aterros sanitários, a captação e a utilização do gás produzido é uma boa opção para a redução de gases do efeito estufa; no entanto, o gás metano presente no biogás pode ser utilizado como energia renovável, desde que passe por processos de purificação para remoção de contaminantes presentes nos resíduos sólidos urbanos." Essa afirmação está correta. A captação do gás metano em aterros é uma prática comum para reduzir emissões e o metano pode ser utilizado como energia renovável. Alternativa 5: "O metano trata-se de um gás de efeito estufa; no entanto, suas emissões podem ser reduzidas com o seu uso como energia térmica ou elétrica, a partir da geração por meio da degradação biológica de matéria orgânica no tratamento biológico de resíduos sólidos e de águas residuárias, por exemplo." Essa afirmação é verdadeira, mas não é tão direta quanto a alternativa 4. Após a análise, as alternativas 1 e 4 estão corretas, mas a alternativa 4 é mais específica e relevante em relação à questão dos gases de efeito estufa e suas aplicações. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: "Em aterros sanitários, a captação e a utilização do gás produzido é uma boa opção para a redução de gases do efeito estufa; no entanto, o gás metano presente no biogás pode ser utilizado como energia renovável, desde que passe por processos de purificação para remoção de contaminantes presentes nos resíduos sólidos urbanos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina