As atuais discussões sobre educação inclusiva, no Brasil, possuem como ponto de partida a Constituição de 1988, que derivou outros documentos e leis que regulamentam esse ensino. Dessa forma, a atual Carta Magna possui importante papel na educação, a começar pela relevância de seu artigo 205 que expressa a educação como um direito de todos e dever do Estado e da família (BRASIL, 1988).
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, 1988. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020.
A partir das exposições, analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição de 1988, que considera a educação como direito básico de todo cidadão, refere-se, também, as pessoas com deficiência.
II. O Estado tem o dever de ofertar educação para todos, sem qualquer discriminação e zelar pelo pleno desenvolvimento do indivíduo.
III. Apesar de não mencionar a pessoa com deficiência, o artigo 205, por si só, já garante que todas as crianças estejam devidamente matriculadas em creches, pré-escolas e escolas de ensino Fundamental e Médio.
IV. Podemos afirmar que a nossa constituição possui um viés de educação emancipatória e inclusiva, visto que possui como propósito a educação para a cidadania e para o trabalho, bem como de direito a todos.
É correto o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. A Constituição de 1988, que considera a educação como direito básico de todo cidadão, refere-se, também, às pessoas com deficiência. Verdadeiro, a Constituição garante o direito à educação para todos, incluindo pessoas com deficiência. II. O Estado tem o dever de ofertar educação para todos, sem qualquer discriminação e zelar pelo pleno desenvolvimento do indivíduo. Verdadeiro, essa afirmativa está de acordo com os princípios da Constituição, que estabelece a educação como um direito de todos. III. Apesar de não mencionar a pessoa com deficiência, o artigo 205, por si só, já garante que todas as crianças estejam devidamente matriculadas em creches, pré-escolas e escolas de ensino Fundamental e Médio. Falso, embora o artigo 205 garanta o direito à educação, ele não menciona especificamente a matrícula de crianças com deficiência, e a inclusão é abordada em outros artigos e legislações. IV. Podemos afirmar que a nossa constituição possui um viés de educação emancipatória e inclusiva, visto que possui como propósito a educação para a cidadania e para o trabalho, bem como de direito a todos. Verdadeiro, a Constituição realmente busca uma educação que promova a cidadania e a inclusão. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e IV.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes