Logo Passei Direto
Buscar
A Resolução CNE/CEB, de 3 de abril de 2002, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.Com essa resolução, há o entendimento de que:
a) As pessoas que vivem no campo não têm direito à educação diferenciada.
b) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço do trabalho nas grandes indústrias.
c) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço geográfico e considera as necessidades culturais, dos direitos sociais e a formação integral do indivíduo.
d) As pessoas que vivem na cidade e se mudam para o campo têm direito à educação diferenciada.
e) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço geográfico e considera as necessidades pessoais de cada um tendo uma escola especializada para cada necessidade.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A Resolução CNE/CEB de 3 de abril de 2002 realmente aborda a importância de uma educação diferenciada para as pessoas que vivem no campo, considerando suas especificidades e necessidades. Analisando as alternativas: a) As pessoas que vivem no campo não têm direito à educação diferenciada. - Esta afirmação é incorreta, pois a resolução defende o direito à educação diferenciada. b) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço do trabalho nas grandes indústrias. - Embora essa afirmação seja verdadeira, ela não abrange completamente o que a resolução propõe. c) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço geográfico e considera as necessidades culturais, dos direitos sociais e a formação integral do indivíduo. - Esta opção é a mais completa, pois abrange as necessidades culturais e sociais, além da formação integral. d) As pessoas que vivem na cidade e se mudam para o campo têm direito à educação diferenciada. - Esta afirmação não é o foco da resolução. e) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço geográfico e considera as necessidades pessoais de cada um tendo uma escola especializada para cada necessidade. - Embora mencione a educação diferenciada, não é tão abrangente quanto a opção (c). Portanto, a alternativa correta é: c) As pessoas que vivem no campo têm direito à educação diferenciada que extrapola a noção somente de espaço geográfico e considera as necessidades culturais, dos direitos sociais e a formação integral do indivíduo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam, engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente, normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e liberdade constituindo-se como sujeitos sociais. GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado). Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem tomadas pelos profissionais de educação física. I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às necessidades naturais e culturais de cada gênero. II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades. III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física, seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se sintam confortáveis. É correto o que se afirma em
a ) I, II e III.
b ) III, apenas.
c ) I e III, apenas.
d ) II, apenas.
e ) I e II, apenas.

A Associação Brasileira de Educação a Distância criou seu código de ética que indica o papel do tutor no processo ensino aprendizagem. De acordo com o código, o tutor deve acompanhar, sistematicamente, o progresso de cada aluno, usando os recursos de tutoria, apoio didático e aconselhamento, e fazer um trabalho constante de motivação de cada um deles no sentido de que possam completar o programa de estudos com bom aproveitamento.
São objetivos da Associação:
a ) Não incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância.
b ) Desestimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas.
c ) Desestimular o aproveitamento de 'mídias' diferentes na realização de educação a distância.
d ) Apoiar a 'indústria do conhecimento' do país procurando aumentar as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos.
e ) Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

O artigo 32 da LDB determina que a duração mínima do Ensino Fundamental é de nove anos (Lei 11.274/2006), e será ministrado de forma obrigatória e gratuita na escola pública.
Qual é a forma de ensino ofertada no Ensino Fundamental?
a) Ele é presencial, ou a distância a escolha do aluno
b) Ele é a distância, utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais
c) Ele é presencial e a distância, utilizado os recursos tecnológicos que cada escola tem a oferecer
d) Ele é obrigatoriamente presencial
e) Ele é presencial, sendo o ensino a distância, utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais

Quanto aos níveis de ensino, a LDB traz no Título V, capítulo II, seção I, suas disposições: No artigo 22 trata da finalidade de desenvolver o educando para o exercício da cidadania com meios para progredir no trabalho e estudos. O exercício de uma plena cidadania envolve ações voltadas para a diversidade e as singularidades.
Podemos concluir que:
a ) A inclusão tem uma legislação própria e não precisa estar citada na LDB
b ) A lei não dá subsídios para a inclusão
c ) A lei e a inclusão são categorias diferentes, por este motivo não podem estar citadas no mesmo documento
d ) A inclusão não está explicitada na lei
e ) A lei dá subsídios para a inclusão

Mais conteúdos dessa disciplina