Logo Passei Direto
Buscar
O gênero textual cordel, também conhecido como folheto, tem origem em relatos orais e constitui uma forma literária popular no Brasil. A leitura do texto sobre a literatura de cordel permite
A) informar aos leitores o baixo valor literário desse tipo de produção.
B) avaliar o baixo custo econômico dos folhetos expostos em barbantes.
C) ressaltar sua importância e preservar a memória cultural de nosso povo.
D) descrever esse gênero textual prioritariamente como instrumento político.
E) valorizar o povo nordestino, que tem no cordel sua única forma de expressão.
User badge image
Matematicamente

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à pergunta sobre a literatura de cordel, é importante considerar o papel e a importância desse gênero textual na cultura brasileira. O cordel é uma forma de expressão popular que reflete a cultura, as tradições e as histórias do povo, especialmente do Nordeste. Analisando as alternativas: A) informar aos leitores o baixo valor literário desse tipo de produção. - Essa opção é incorreta, pois o cordel é valorizado por sua riqueza cultural e literária. B) avaliar o baixo custo econômico dos folhetos expostos em barbantes. - Embora o custo seja um aspecto, não é o principal foco da literatura de cordel. C) ressaltar sua importância e preservar a memória cultural de nosso povo. - Esta opção destaca a relevância do cordel na preservação da cultura e da memória popular, o que é um dos seus principais objetivos. D) descrever esse gênero textual prioritariamente como instrumento político. - Embora o cordel possa ter temas políticos, não é sua única função. E) valorizar o povo nordestino, que tem no cordel sua única forma de expressão. - O cordel é uma forma importante de expressão, mas não é a única. A alternativa que melhor representa a leitura do texto sobre a literatura de cordel é: C) ressaltar sua importância e preservar a memória cultural de nosso povo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No texto apresentado, há diversos conectivos que estabelecem relações semânticas entre as ideias. Qual a alternativa, a seguir, apresenta um conectivo que indica uma relação de causa?
A) "Pois", em "[...] O Projeto de Vida é um pilar central do projeto pedagógico da escola do Século XXI, pois muito mais que escolher profissão, a ideia central é estimular, em cada estudante, o desejo de enfrentar desafios e descobrir o mundo de possibilidades que existem dentro de si mesmo. [...]", estabelece uma relação de causa, explicando ou justificando uma afirmação.
B) "Portanto", em "[...] É importante compreender a fase da adolescência como um momento de grandes transformações físicas, sociais e psicológicas. Portanto, antes de refletir sobre profissão ou planos de futuro, é preciso ajudar o aluno em seu processo de autodescoberta e construção do 'quem eu sou' [...]", indica uma conclusão baseada em informações anteriores.
C) "Mas", em "[...] as rápidas mudanças no mercado de trabalho tornam a escolha da profissão e os planos de carreira cada vez mais desafiadores. Mas, como ajudar os alunos a escolher a profissão que querem seguir? [...]", introduz uma ideia contrária à que foi apresentada antes.
D) "Ou seja", em "[...] O mundo do trabalho é ainda algo muito distante, algo que a maioria vai começar a vivenciar daqui a 5 ou 10 anos. Ou seja, até lá, muita coisa vai mudar sobre a maioria das profissões [...]", introduz uma explicação ou paráfrase da ideia anterior.
E) "No entanto", em "[...] muita coisa vai mudar sobre a maioria das profissões, no entanto, quem mais vai mudar será o próprio adolescente [...]", indica oposição ou contraste entre ideias.

Literatura de cordel é uma criação popular em verso, cuja linguagem privilegia, tematicamente, histórias de cunho regional, lendas, fatos ocorridos para firmar certas crenças e ações destacadas nas sociedades locais. A respeito do uso das formas variantes da linguagem no Brasil, o verso do fragmento que permite reconhecer uma região brasileira é
a) “muito alegre e divertido”.
b) “Passava o dia na feira”.
c) “levando umas panelas”.
d) “que minha mãe comprava”.
e) “nas cacimbas onde passava”.

Mais conteúdos dessa disciplina