Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Humanas / Sociais

A Orientação Pedagógica e/ou Educacional, trabalha em busca de uma cultura escolar, na construção de um ser mais crítico, mais participativo e mais consciente de seus direitos e deveres. A Orientação promove o desenvolvimento da linguagem dos alunos, através do estabelecimento da conversação, trabalhando a questão da afetividade e aquisição do conhecimento como características interligadas ao indivíduo.

Os objetivos da Orientação estão intrinsecamente vinculados aos objetivos gerais da educação e, no contexto da escola, associa-se a esta nos seus objetivos mais específicos. Isto, porém, não quer dizer que a Orientação não tenha seus objetivos próprios. À medida que ela ajuda o indivíduo a compreender-se a si mesmo, a entender os outros e o seu meio, exerce função de caráter educativo para que sejam alcançados os objetivos.


A Orientação Educacional, ao instituir uma relação de ajuda, auxilia os indivíduos no exercício de suas opções básicas e conscientes, levando-se em conta sempre os valores, normas, ideias e costumes do grupo ao qual o indivíduo está inserido. Observa-se, pois, que muitas forças (externas e internas) atuam sobre o indivíduo dificultando a sua auto percepção.

O papel do orientador educacional na dimensão contextualizada diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade do aluno, trazendo-a para dentro da escola, no sentido do aprimoramento do seu desenvolvimento.

A Orientação Educacional, como ressaltamos, não existe para padronizar os alunos nos modelos escolhidos como ajustados, disciplinados ou responsáveis. O Importante é a singularidade dentro da pluralidade, do coletivo.

A partir do momento em que se estabelece uma relação de ajuda, há a perspectiva de um autoconhecimento, de sua relação com os outros, enfim, de toda uma situação que dê sentido a sua vida de acordo com suas potencialidades e limitações.

A importância da Orientação Educacional foi sendo desenvolvida, pois, à medida que ela ajuda a educação, ajuda, também, a responder aos reclames da sociedade atual: procura constante de valores pelos jovens, conflito de gerações, transferência da responsabilidade da família para a escola, sede do novo e do imediato, especializações que aparecem a todo o momento, solicitações cada vez maiores dos meios de comunicação, exigências que o aluno reclama no atendimento de suas potencialidades e no seu ajuste sócio emocional.

Inicialmente o aspecto de orientação profissional vinculada a uma determinada situação socioeconômica e atendendo mais a solicitação e à necessidade das sociedades do que do indivíduo, a orientação aparece hoje no cenário educativo como um processo imprescindível ao desenvolvimento do indivíduo como pessoa, por meio de procedimento própria, de técnicas especificas e com um rigor cientifico.

A tomada de consciência da realidade do educando em si, de suas fases evolutivas com a sua problemática, própria, bem como a tomada de consciência do educando como pessoa única, com seus aspectos positivos e negativos representam um avanço para a educação acertada e eficiente, com o objetivo de formar cidadãos conscientes de suas probabilidades, de seus deveres e direitos e de suas ambições.

Realizar esse acompanhamento e oferecer ajuda e apoio ao profissional pedagógico cabe ao Coordenador e realizar o acompanhamento do aluno, cabe ao Orientador Pedagógico essa atribuição que alinhado com o trabalho do Coordenador Pedagógico, estreitam relação de forma a contribuir para a melhora do trabalho do professor e consequentemente em resposta o melhor desempenho do aluno. O coordenador pedagógico acompanha o trabalho de toda equipe pedagógica.

Assim, a Orientação Educacional passa a conhecer a realidade do educando como ser portador de possíveis dificuldades que necessitam ser aprovadas, para que ele possa dedicar-se aos estudos com possibilidades de satisfatório rendimento. E o Coordenador acompanha esse trabalho oferecendo ferramentas para facilitar esse acompanhamento.

Questionário Avaliativo

Parte superior do formulário

1. De acordo com estudos, a orientação educacional passa a trabalhar em que sentido?

A orientação educacional, passa a trabalhar no sentido de mobilizar o conhecimento, desenvolvendo estratégias de ensino para o crescimento do aluno.

No sentido, de mobilizar o conhecimento, articular a realidade e os objetivos, levantar as representações individuais e do grupo, debater as questões da intencionalidade, dos confrontos e da diversidade, contribuir nas novas linguagens do conhecimento, refletir sobre o imaginário social.

A orientação educacional ajuda o aluno a conhecer a si mesmo e melhorar seu rendimento escolar.

No sentido de trazer os pais para dentro da escola, para participação de palestras educacionais e vocacionais.

Todo trabalho de orientação educacional deve ter como prioridade o trabalho e o planejamento do professor responsável pela transmissão do conhecimento.

2. Conforme estudos os objetivos da Orientação, estão intrinsecamente vinculados aos objetivos gerais da educação e no contexto da escola, associa-se a esta nos seus objetivos mais específicos.

Falso

Verdadeiro

3. À medida que a Orientação Pedagógica ajuda o indivíduo a compreender-se a si mesmo, a entender os outros e o seu meio, exerce função de caráter educativo para que sejam alcançados os objetivos.

Verdadeiro

Falso

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário


User badge image
ANDRE MOURA

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A Orientação Pedagógica e/ou Educacional busca promover uma cultura escolar que desenvolva indivíduos mais críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres. Ela atua no fortalecimento da linguagem dos alunos, na afetividade e na aquisição do conhecimento, sempre considerando a singularidade de cada estudante dentro da pluralidade do grupo. Os objetivos da Orientação estão alinhados com os da educação, mas também possuem metas próprias, focando no autoconhecimento e na compreensão do meio social. O orientador educacional desempenha um papel fundamental ao ajudar os alunos a lidarem com suas dificuldades e a se desenvolverem plenamente, sempre respeitando os valores e normas do grupo em que estão inseridos. Assim, a Orientação Educacional é essencial para formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina