Logo Passei Direto
Buscar
Cargo: Área de Conhecimento - Professor Educação Especial; Ano: 2021 Órgão: SEED/PR; Instituição: INSTITUTO CONSULPLAN; Nível: Superior (adaptada). “Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (Galvão Filho et al., 2009). Segundo sua leitura da Unidade 5, qual opção corresponde à tecnologia assistiva frente aos alunos da educação especial:
régua, transferidor, compasso.
cavalete de pintura.
recurso financeiro providenciado da gestão pública.
caderno milimetrado.
sintetizador de voz.
User badge image
Matematicamente

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A tecnologia assistiva é voltada para promover a funcionalidade e a inclusão de pessoas com deficiência. Dentre as opções apresentadas, o "sintetizador de voz" é o que melhor se encaixa na definição de tecnologia assistiva, pois auxilia na comunicação e na acessibilidade para alunos com dificuldades de fala ou leitura. As outras opções, embora possam ser úteis em contextos educacionais, não se enquadram especificamente na categoria de tecnologia assistiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE 2019 – adaptada) Analisando o texto e a imagem abaixo, é correto afirmar que: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PcD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável. das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Ibero americano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).
A imagem mostra um grupo de pessoas, incluindo uma pessoa em cadeira de rodas, enfrentando barreiras arquitetônicas como escadas e falta de rampas, dificultando o acesso a um prédio.
garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.
implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em Braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade dispensáveis.
não é preciso que se projetem e adaptem vias públicas a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo e sua acessibilidade é responsabilidade delas.
atendimento especializado e adaptações para alunos com deficiência em escolas, não é algo regulamentado e nem se tem uma regra para a abertura de salas de recursos multifuncionais.
padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina