Logo Passei Direto
Buscar
Os conceitos históricos apresentam algumas peculiaridades que os tornam especialmente difusos; os indivíduos tendem a criar uma representação global. Para isso, usam o que consideram ser os melhores exemplos, criam protótipos ou empregam 'familiares' (ou seja, tendem a introduzir na mesma categoria tudo aquilo que for parecido). No entanto, a polissemia dos conceitos históricos [...] poderia dificultar a criação desses protótipos.
A 'polissemia' mencionada no excerto caracteriza-se, dentre outros fatores, pelo fato de que.
(A) o significado de um conceito histórico depende do contexto em que foi produzido e da perspectiva historiográfica utilizada.
(B) os conceitos históricos possuem elevado nível de abstração, necessitando que as aulas sejam simplificadas quanto ao uso do vocabulário.
(C) a aprendizagem dos conceitos históricos pressupõe maior rigor teórico, para possibilitar a neutralidade necessária ao estudo da área.
(D) o trabalho com conceitos históricos deve ser realizado de forma fragmentada, isolando-se os termos, para facilitar sua compreensão.
(E) os conceitos podem ser considerados como possibilidades cognitivas, desde que sejam utilizadas apenas fontes primárias para sua definição.
User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender a polissemia dos conceitos históricos, é importante considerar que esses conceitos podem ter diferentes significados dependendo do contexto e da perspectiva a partir da qual são analisados. Isso significa que a interpretação de um conceito histórico pode variar conforme a época, o autor ou a corrente historiográfica. Analisando as alternativas: (A) o significado de um conceito histórico depende do contexto em que foi produzido e da perspectiva historiográfica utilizada. - Esta opção reflete bem a ideia de polissemia, pois reconhece que o significado varia conforme o contexto e a perspectiva. (B) os conceitos históricos possuem elevado nível de abstração, necessitando que as aulas sejam simplificadas quanto ao uso do vocabulário. - Embora os conceitos possam ser abstratos, isso não aborda diretamente a polissemia. (C) a aprendizagem dos conceitos históricos pressupõe maior rigor teórico, para possibilitar a neutralidade necessária ao estudo da área. - Essa opção fala sobre rigor teórico, mas não se relaciona diretamente com a polissemia. (D) o trabalho com conceitos históricos deve ser realizado de forma fragmentada, isolando-se os termos, para facilitar sua compreensão. - Essa abordagem não se alinha com a ideia de polissemia, que envolve a interconexão de significados. (E) os conceitos podem ser considerados como possibilidades cognitivas, desde que sejam utilizadas apenas fontes primárias para sua definição. - Essa opção não aborda a polissemia de forma clara. Portanto, a alternativa que melhor caracteriza a polissemia dos conceitos históricos é: (A) o significado de um conceito histórico depende do contexto em que foi produzido e da perspectiva historiográfica utilizada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina