Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Como organização, o Estado brasileiro começou como uma organização patrimonial e evoluiu para um modelo burocrático até final do século XX. No final desse período, iniciou-se a transição para um modelo gerencial. As principais tendências de modificação do padrão burocrático de Weber pelo debate do modelo gerencial.
Com base no texto, analise as seguintes alternativas e assinale a alternativa correta.
a. Desenvolver habilidades gerenciais (produtividade, qualidade, inovação, modernização do fluxo de decisões, entre outros).
b. Flexibilização das regras do Direito Social.
C. Concessão de autonomia às agências privadas.
d. Adoção de parcerias com o setor público e o privado.
e. Motivar e desvalorizar a ética no serviço privado.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender o contexto da transição do modelo burocrático para o modelo gerencial no Estado brasileiro. O modelo gerencial busca maior eficiência, produtividade e inovação, além de uma gestão mais flexível e adaptativa. Analisando as alternativas: a) Desenvolver habilidades gerenciais (produtividade, qualidade, inovação, modernização do fluxo de decisões, entre outros) - Esta alternativa está alinhada com os objetivos do modelo gerencial, que prioriza a eficiência e a inovação. b) Flexibilização das regras do Direito Social - Embora possa ser uma tendência, não é o foco principal da transição para o modelo gerencial. c) Concessão de autonomia às agências privadas - Isso pode ocorrer, mas não é uma característica central do modelo gerencial em si. d) Adoção de parcerias com o setor público e o privado - Essa alternativa também é relevante, pois parcerias são uma característica do modelo gerencial, mas não é a única. e) Motivar e desvalorizar a ética no serviço privado - Essa alternativa é contraditória e não se alinha com os princípios do modelo gerencial. Dentre as opções, a que melhor representa a transição para um modelo gerencial, focando em habilidades e eficiência, é: a) Desenvolver habilidades gerenciais (produtividade, qualidade, inovação, modernização do fluxo de decisões, entre outros).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde o surgimento do Estado Moderno, a Administração Pública tem passado por três principais formas de atuação: a Administração Pública Patrimonialista, a Administração Pública Burocrática e a Administração Pública Gerencial. Diante disso, analise as afirmacoes abaixo: I. Principais características da Administração Pública Patrimonialista: Confusão entre público e privado; administração baseada no favor, na concessão e no privilégio; ausência de regras formais e procedimentos padronizados. II. Principais impactos na administração da Administração Pública Patrimonialista: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo. III. Principais características da Administração Pública Gerencial: foco em resultados e eficiência; flexibilidade e descentralização; ênfase no desempenho e na qualidade dos serviços públicos; parcerias com o setor privado e terceiro setor. IV. Principais impactos na administração da Administração Pública Gerencial: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo. V. Principais impactos na Administração Pública Burocrática: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo. Assinale a alternativa correta.
I. Principais características da Administração Pública Patrimonialista: Confusão entre público e privado; administração baseada no favor, na concessão e no privilégio; ausência de regras formais e procedimentos padronizados.
II. Principais impactos na administração da Administração Pública Patrimonialista: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo.
III. Principais características da Administração Pública Gerencial: foco em resultados e eficiência; flexibilidade e descentralização; ênfase no desempenho e na qualidade dos serviços públicos; parcerias com o setor privado e terceiro setor.
IV. Principais impactos na administração da Administração Pública Gerencial: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo.
V. Principais impactos na Administração Pública Burocrática: corrupção e nepotismo frequentes; baixa eficiência e falta de profissionalismo.
a. Apenas I, e IV estão corretas.
b. Apenas le estão corretas.
C. Apenas I, e III estão corretas.
d. Apenas e III estão corretas.
e. Apenas e III estão corretas.

A administração pública burocrática surgiu na segunda metade do século XIX com o objetivo principal de combater a corrupção e o nepotismo presentes na administração patrimonialista. Este modelo administrativo foi adotado para substituir a administração patrimonialista das monarquias absolutas, onde não havia distinção clara entre o patrimônio público e privado, e o Estado era considerado propriedade do rei.
Analise as seguintes assertivas: I Nesse sistema anterior, o nepotismo e a corrupção eram comuns e incompatíveis com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares emergentes do século XIX. PORQUE modelo autocrático foi estruturado especificamente para reduzir práticas de nepotismo e corrupção, comuns na administração patrimonialista. Ao estabelecer normas claras e procedimentos padronizados, busca-se evitar favoritismos e garantir que as decisões sejam tomadas com base em critérios subjetivos. A partir da análise acima, escolha a alternativa correta:
I Nesse sistema anterior, o nepotismo e a corrupção eram comuns e incompatíveis com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares emergentes do século XIX.
PORQUE modelo autocrático foi estruturado especificamente para reduzir práticas de nepotismo e corrupção, comuns na administração patrimonialista.
a. A asserção é verdadeira, e a asserção é uma explicação correta para essa asserção.
b. A asserção lé falsa, e a asserção é uma explicação correta para essa asserção.
C. A asserção é verdadeira, mas a asserção não é uma explicação correta para essa asserção.
d. A asserção é verdadeira e a asserção está incorreta.
e. A asserção I é verdadeira, e a asserção é parcialmente correta, mas não explica completamente a asserção.

Mais conteúdos dessa disciplina