Nos países mais desenvolvidos, é dada uma grande importância aos métodos científicos de administração, pois dessa forma sabe-se que se torna muito mais fácil alcançar os objetivos planejados. É de lá que provêm os termos Internal Check e Internal Control. Os controles internos podem ser todas as políticas adotadas pelas empresas com o intuito de mitigar riscos e melhorar processos. Os problemas de controle interno encontram-se em todas as áreas das empresas modernas. Como exemplo disso podem-se citar: vendas, fabricação, compras, tesouraria etc. Quando exercido adequadamente sobre cada uma dessas funções, o controle assume fundamental importância, objetivando atingir os resultados mais favoráveis com menores desperdícios.
É preciso que se distinga que o termo controle interno não tem o mesmo significado de auditoria interna. A auditoria interna equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação de trabalho, normalmente executado por um departamento especializado, ao passo que controle interno refere-se aos procedimentos e à organização adotados como planos permanentes da empresa. Antes de elaborar o plano ou programa que guiará o auditor, é necessário observar como se encontram os controles da empresa: a) quanto melhor o controle, mais segurança para o trabalho; b) quanto menor o controle, mais cuidado será exigido na execução das tarefas.
CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Auditoria contábil: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Tendo como base o texto apresentado, analise o seguinte caso fictício.
Eder é auditor independente e foi contratado pela empresa América S/A para executar a auditoria relativa ao ano de 2020. Quando do início do trabalho de campo, em 18/02/2021, o auditor, em reunião com a administração da empresa, foi comunicado pelo presidente do conselho de administração que ele, Eder, seria o responsável pela remodelação dos sistemas de controles internos da empresa. Seria incumbência do auditor independente fazer o planejamento, implantação e efetivação dos sistemas de controle. Portanto, a partir do ano de 2021, os controles internos da empresa América passariam a ser de responsabilidade do auditor Eder. O auditor independente concordou com a incumbência, desde que recebesse a diferença relativa a ela.
Considerando os conceitos relacionados aos controles internos e gerenciamento de riscos, diante da situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pode-se afirmar que a concordância do auditor independente Eder, sobre ser o responsável pelo sistema de controles internos da empresa América, está correta e encontra amparo nas normas vigentes.
PORQUE
II. Conforme preconizam as normas vigentes de auditoria, o auditor independente pode assumir a responsabilidade para a implantação e efetivação dos controles internos das empresas para as quais presta serviço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: I. Pode-se afirmar que a concordância do auditor independente Eder, sobre ser o responsável pelo sistema de controles internos da empresa América, está correta e encontra amparo nas normas vigentes. Essa afirmação é falsa. O auditor independente não deve assumir a responsabilidade pela implementação e efetivação dos controles internos, pois isso comprometeria sua independência. II. Conforme preconizam as normas vigentes de auditoria, o auditor independente pode assumir a responsabilidade para a implantação e efetivação dos controles internos das empresas para as quais presta serviço. Essa afirmação também é falsa, pois as normas de auditoria proíbem que o auditor independente assuma essa responsabilidade, para garantir sua imparcialidade e objetividade. Com base nessa análise, temos que: - A asserção I é falsa. - A asserção II é falsa. Portanto, a alternativa correta é: E) As asserções I e II são proposições falsas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade