Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os princípios de aprendizagem que os jogos educativos de qualidade devem contemplar, relacionar um elemento da coluna da direita a outro da esquerda:
Os jogadores co-desenham os jogos pelas ações que executam e as decisões que tomam; muitos jogos já vem com versões do software com o qual são feitos de modo que os jogadores possam modificá- los; os jogadores ajudam a “escrever” os mundos em que vivem - na escola, eles deveriam ajudar a “escrever” o campo e o currículo que estudam.
Conjunto de problemas desafiadores que se repetem até que estejam virtualmente rotinizado ou automatizado as soluções consolidando o aprendizado.
Encorajam os jogadores a explorar detalhadamente antes de irem adiante rápido demais, a pensar lateralmente e não só linearmente e a usar essa exploração e esse pensamento lateral para repensar os próprios objetivos.
O jogo reage, oferecendo feedback e novos problemas ao jogador; as palavras e os atos são colocados no contexto de uma relação interativa entre o jogador e o mundo.
Pode-se customizar um game para que ele se ajuste aos estilos de aprender e de jogar; com diferentes níveis de dificuldades.
Real sensação de agência e controle, sentido de propriedade em relação ao que estão fazendo.
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Parece que sua pergunta envolve a relação entre elementos de jogos educativos e princípios de aprendizagem. No entanto, como você não forneceu as colunas mencionadas, não consigo fazer a relação específica que você está pedindo. Se você puder fornecer os elementos das colunas, ficarei feliz em ajudar a relacioná-los!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os recursos didáticos são de importância capital para uma aprendizagem significativa, desde que sejam utilizados como meio e não como fim em si mesmos, por profissionais capacitados que conheçam de fato suas potencialidades educativas.” (Santos, Belmino, 2016, s.p.).
Quanto à estrutura básica para direcionar o trabalho de elaboração, adaptação ou avaliação os recursos didáticos, é correto afirmar:
a. Deve-se estabelecer o perfil da comunidade onde a instituição educacional está inserida gerando dados para um desenho educacional que atenda à necessidades educativas, socioeconômicas e culturais, considerando que o estudante faz parte de um contexto em que todas as relações que estabelece são interrelacionadas, refletindo entre si e, consequentemente, no processo de aprendizagem. CORRETA.
b. O sistema de avaliação deve estar além do dos conteúdos, precisa estar alinhada com os objetivos de aprendizagem, sendo fundamental avaliar o saber fazer, saber ser e saber aprender. A avaliação deve incluir o conhecimento em si sobre o assunto, a capacidade de compreensão, análise, interpretação e aplicação e ser considerada como uma ferramenta de aporte com informações valiosas sobre os estudantes e a qualidade do processo de aprendizagem. INCORRETA.
c. Os perfis cognitivos, afetivos, motivacionais, estilos de aprendizagem e socioeconômicos não devem ser amplamente considerados, entretanto cabe considerar que os objetivos de aprendizagem devem estar definidos para os docentes afim de promover uma formação mais significativa garantindo o trabalho integral dos conteúdos escolares.
d. Os conteúdos devem ser definidos de acordo com as teorias de aprendizagem adotadas e devem ser sistematizados, considerando sequências coerentes com a estrutura e os objetivos da disciplina, gradualidade de etapas a partir do que se sabe para algo que não se sabe, articulação entre os conteúdos, disciplinas e áreas do conhecimento. CORRETA.

Sobre Tencologias Assistivas, é correto afimar que:
a. São recursos tecnológicos que apoiam pessoas que aprendem num tempo ou de uma forma diferente da grande maioria, oferecendo interatividade, adaptações curriculares, práticas pedagógicas mais apropriados, facilitando a comunicação entre os atores educacionais.
b. Tecnologia assistiva não é termo novo, pois já é de conhecimento do público em geral sendo difundido no ecossistema escolar. Este termo é utilizado para identificar todo o conjunto de conteúdos, estratégias, práticas e serviços que apoiam ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo uma vida mais independente e inclusiva.
c. A tecnologia Assitiva é todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
d. São recursos essenciais para potencializar os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo especificamente para a aquisição e desenvolvimento as áreas motoras e sua importância é inquestionável sendo um recurso indispensáveis para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e valiosa ferramenta para os docentes.
e. As Tecnologias Assisitivas possuem característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de estudantes com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, com o obejtivo de apoiar a autonomia, a independência, a qualidade de vida e inclusão social.

O Learning Object Review Instrument - LORI (Instrumento de Revisão de Objetos de Aprendizagem) foi desenvolvido para permitir uma avaliação participativa e colaborativa dos usuários dos recursos educacionais digitais armazenados.
Considerando esses critérios, assinale a ou as alternativas incorretas.
a. A reusabilidade avalia o quanto o recurso pode ser utilizado em diferentes momentos, cursos ou contextos, considerando o quanto a graduação de conteúdos, os objetivos e a abertura (openness) poderão possibilitar a portabilidade desse recurso para demais usos e cenários.
b. Alinhamento com o objetivo de aprendizagem, com os currículos, as atividades, avaliações e características do docente considerando uma avaliação optativa e se relaciona entre si. Verifica se as metas das atividades de aprendizagem estão convergentes com o conteúdo acessado pelo estudante e com os objetivos estabelecidos, proporcionando conhecimento suficiente para a resolução das avaliações. CORRETA.
c. Quantidade de conteúdo é um aspecto relevante para considerar na quantidade dos recursos digitais, pois avalia a o volumen e profundidade dos conteúdos, bem como a apresentação das ideias, nível adequado, existência de parcialidades, conceitos, erros e omissões que podem levar o aluno ao sucesso. CORRETA.
d. Feedback e adaptação medem a capacidade do recurso educacional de fornecer feedback e mensagens adaptando-se às necessidades ou características dos estudantes. Tal adaptação pode estar relacionada com o direcionamento do recurso de aprendizagem para uma cultura ou idioma específico ou com a capacidade de mudar a sua apresentação e conteúdo de acordo com os estilos de aprendizagem do estudante.

Levando em consideração o uso de QRCode como recurso didático digital na educação, marque as frases com verdadeiro ou falso:
Funciona de maneira muito semelhante aos códigos de barras em produtos de supermercado.
O código é formado de pontos, que são lidos por uma câmera de celular ou uma câmera web, que dará acesso direto a uma página web.
É um recurso que incentiva a criatividade, devido a sua forma apresentação ou acesso às informações.
Para criar um QR não é necessário um programa gerador, eles podem ser encontrados na Internet e são gratuitos.
Pode ser utilizado para atividades escolares por meio da inserção de textos produzidos pelos alunos em blogs, em produções artísticas, divulgação de feiras e exposições de projetos escolares.

Mais conteúdos dessa disciplina