Logo Passei Direto
Buscar
Os princípios penais constitucionais podem estar expressamente previstos na Constituição Federal, como, por exemplo, o disposto no art. 5º, inciso XXXIX, da Constituição Federal, e podem estar implicitamente previstos, sendo extraídos pela doutrina por uma leitura lógico-sistemática da lei.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios penais constitucionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O princípio da humanidade das penas proíbe penas desumanas e degradantes e está expresso na Constituição Federal.
II. ( ) O princípio da bagatela estabelece que o Direito Penal não deve se ocupar de condutas insignificantes e está implícito na Constituição Federal.
III. ( ) O princípio da culpabilidade proíbe a criminalização de condutas culposas e está implícito na Constituição Federal.
IV. ( ) O princípio da alteridade estabelece que a pena de multa deve ser alternativa à pena privativa de liberdade e está expresso na Constituição Federal.
V, F, V, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, F, F.
V, V, F, F.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre os princípios penais constitucionais: I. ( ) O princípio da humanidade das penas proíbe penas desumanas e degradantes e está expresso na Constituição Federal. É verdadeira (V). O princípio da humanidade das penas está previsto no art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, que proíbe penas cruéis. II. ( ) O princípio da bagatela estabelece que o Direito Penal não deve se ocupar de condutas insignificantes e está implícito na Constituição Federal. É verdadeira (V). Embora não esteja explicitamente mencionado na Constituição, a ideia de que o Direito Penal deve evitar a criminalização de condutas de menor importância é uma interpretação aceita. III. ( ) O princípio da culpabilidade proíbe a criminalização de condutas culposas e está implícito na Constituição Federal. É falsa (F). O princípio da culpabilidade não proíbe a criminalização de condutas culposas, mas sim exige que a pena seja aplicada com base na culpabilidade do agente, que pode incluir tanto condutas dolosas quanto culposas. IV. ( ) O princípio da alteridade estabelece que a pena de multa deve ser alternativa à pena privativa de liberdade e está expresso na Constituição Federal. É falsa (F). O princípio da alteridade não se refere especificamente à pena de multa como alternativa à pena privativa de liberdade, e essa relação não está expressamente prevista na Constituição. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina