Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O PCR produz uma série de cópias de um determinado fragmento de DNA ou cDNA de uma maneira bastante rápida e eficiente.
De acordo com essas duas técnicas, analise as sentenças:
I - A PCR qualitativa indica a presença de um fragmento específico de DNA ou cDNA em uma amostra, mas não indica quanto do gene está expresso na amostra.
II - A qPCR é conhecida como PCR em tempo real (quantitativa) e fornece informações precisas relativas à quantidade de expressão de um gene.
III - A PCR qualitativa necessita de um termociclador específico capaz de quantificar a amplificação dos fragmentos de DNA ao final de cada ciclo em tempo real.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
E As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I - A PCR qualitativa indica a presença de um fragmento específico de DNA ou cDNA em uma amostra, mas não indica quanto do gene está expresso na amostra. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a PCR qualitativa apenas confirma a presença do fragmento, sem quantificar. II - A qPCR é conhecida como PCR em tempo real (quantitativa) e fornece informações precisas relativas à quantidade de expressão de um gene. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a qPCR permite a quantificação da expressão gênica em tempo real. III - A PCR qualitativa necessita de um termociclador específico capaz de quantificar a amplificação dos fragmentos de DNA ao final de cada ciclo em tempo real. Falsa, a PCR qualitativa não requer um termociclador que quantifique a amplificação em tempo real, isso é uma característica da qPCR. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Hibridização] A técnica de FISH baseia-se no uso de uma sequência de bases nitrogenadas (a qual chamamos de sonda ou, em inglês, probe), que é complementar ao DNA-alvo que se pretende analisar.
Considerando essa técnica, analise as sentenças a seguir:
I- A hibridização ocorre com o uso de sondas com sequências conhecidas de nucleotídeos, que são complementares ao DNA analisado.
II- A técnica de hibridização só é possível através da técnica de FISH, já que métodos como CGH utilizam como base a PCR.
III- A hibridização por FISH utiliza sondas com corantes fluorescentes, que indicam a presença ou a ausência de determinada mutação.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.
E As sentenças I e III estão corretas.

As fases de leitura aberta (ORF) compreendem os códons de início (ATG) e de parada (TAA, TAG ou TGA), que para o RNA são substituídos pela uracila.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- ORFs que contenham 100 ou mais códons podem ser indicadas como possíveis genes presentes no genoma que está sendo avaliado.
II- A presença do códon de início no genoma é um indicativo de um gene funcional, pois essa mesma sequência, quando encontrada no RNA (ou seja, na forma AUG), indica o local de início do processo de tradução da proteína codificada pelo RNA.
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são falsas.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina