Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Sobre o Iluminismo, movimento intelectual que floresceu na França no século XVIII e alastrou-se pelo Ocidente, assinale a alternativa correta.
a) A filosofia iluminista voltou-se para o estudo da natureza e da sociedade. O uso da razão era considerado indispensável à compreensão dos fenômenos naturais e sociais.
b) Voltaire e Rousseau, dois dos expoentes do Iluminismo, não tinham discordâncias sobre as formas de exercício do poder do Estado, pois ambos eram Republicanos.
c) Na obra O Contrato Social, Rousseau prescreveu regras jurídicas que serviram de base para a constituição das modernas empresas comerciais e industriais, bem como para as relações contratuais entre o capital e o trabalho.
d) Uma característica comum aos pensadores iluministas era a conjugação de um republicanismo radical com o mercantilismo econômico.
e) Em razão do predomínio do despotismo esclarecido no mundo lusófono, o pensamento iluminista não exerceu qualquer influência no Brasil.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) A filosofia iluminista voltou-se para o estudo da natureza e da sociedade. O uso da razão era considerado indispensável à compreensão dos fenômenos naturais e sociais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Iluminismo realmente enfatizava a razão e a observação como ferramentas essenciais para entender o mundo. b) Voltaire e Rousseau, dois dos expoentes do Iluminismo, não tinham discordâncias sobre as formas de exercício do poder do Estado, pois ambos eram Republicanos. Falso, Voltaire e Rousseau tinham visões diferentes sobre o governo e o poder do Estado. Voltaire era mais favorável a um governo iluminado, enquanto Rousseau defendia a soberania popular e a ideia de um contrato social. c) Na obra O Contrato Social, Rousseau prescreveu regras jurídicas que serviram de base para a constituição das modernas empresas comerciais e industriais, bem como para as relações contratuais entre o capital e o trabalho. Falso, "O Contrato Social" de Rousseau trata mais sobre a organização política e social do que sobre relações comerciais e contratuais. d) Uma característica comum aos pensadores iluministas era a conjugação de um republicanismo radical com o mercantilismo econômico. Falso, embora alguns pensadores iluministas tenham defendido ideias republicanas, a relação com o mercantilismo não é uma característica comum a todos. e) Em razão do predomínio do despotismo esclarecido no mundo lusófono, o pensamento iluminista não exerceu qualquer influência no Brasil. Falso, o pensamento iluminista teve sim influência no Brasil, mesmo sob o despotismo esclarecido. Com base nas análises, a alternativa correta é: a) A filosofia iluminista voltou-se para o estudo da natureza e da sociedade. O uso da razão era considerado indispensável à compreensão dos fenômenos naturais e sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens com características desse período.
I – fortalecimento do poder real e enfraquecimento dos poderes locais;
II – declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural;
III – uso generalizado de trabalho escravo no campo;
IV – os nobres estavam obrigados a pagarem aos seus servos uma pequena indenização, que passou a ser conhecida por banalidade;
V – existência de vínculos pessoais entre os nobres mais poderosos e os nobres mais fracos (suserania e vassalagem).
a) I e II
b) II e IV
c) III e V
d) I e IV
e) II e V

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu:
a) é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
b) são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
c) é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
d) é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
e) são as relações escravocratas de produção.

Mais conteúdos dessa disciplina