Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Outros
Fala, Caveiras! Estamos diante de uma questão que versa sobre aspectos morfossintáticos. Para isso, vejamos cada uma das alternativas:
A) O verbo “entrar” é transitivo direto e tem como a forma “numa livraria” como seu complemento verbal. B) O adjetivo “altiva” descreve a maneira como a autora entrou na livraria e, por isso, exerce função de adjunto adverbial de modo. C) O segundo pronome relativo “que” introduz uma oração de valor adjetivo ao substantivo “livraria”, explicando-o. D) O verbo “tinha” poderia ser substituído pela forma “havia” sem haver prejuízo gramatical e de sentido original para o texto. E) O primeiro pronome relativo “que” retoma anaforicamente a expressão “vida”, funcionando como o sujeito do verbo “tive”.
A) INCORRETA, o verbo “entrei” é um verbo intransitivo, isto é, não exige complemento verbal. Além disso, a forma “numa livraria” funciona como adjunto adverbial de lugar.
B) INCORRETA, adjetivos só podem exercer função sintática de predicativo ou de adjunto adnominal. Dessa forma, nunca podemos ter um adjetivo exercendo função de adjunto adverbial. Na frase, o termo “altiva” é um predicativo do sujeito.
C) CORRETA, a oração “que me pareceu o mundo onde eu gostaria de morar” funciona como uma oração subordinada adjetiva para o termo “livraria”. Por possuir vírgula, classificamos essa subordinada adjetiva como explicativa.
D) INCORRETA, o verbo “tinha” está com sentido de posse, de possuir dinheiro. Acontece, no entanto, que o verbo “haver” não admite sentido de posse e, por isso, não é intercambiável com o verbo “ter”.
E) INCORRETA, evidentemente o pronome relativo “que” retoma anaforicamente o substantivo “vida”, mas ele não funciona como sujeito, mas, sim, como objeto direto do verbo “tive”.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) INCORRETA - O verbo “entrar” é intransitivo, e "numa livraria" é um adjunto adverbial de lugar, não um complemento verbal. B) INCORRETA - Adjetivos não exercem função de adjunto adverbial. "Altiva" é um predicativo do sujeito. C) CORRETA - A oração introduzida pelo pronome relativo “que” realmente funciona como uma oração subordinada adjetiva explicativa em relação ao substantivo “livraria”. D) INCORRETA - O verbo “tinha” expressa posse, enquanto “haver” não pode ser usado nesse sentido, portanto não são intercambiáveis. E) INCORRETA - O pronome relativo “que” retoma “vida”, mas funciona como objeto direto do verbo “tive”, não como sujeito. Portanto, a alternativa correta é: C) CORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Análise os trechos a seguir:
Considerando os trechos apresentados, assinale a afirmação verdadeira:
I. “Prefiro falar do primeiro livro de cada uma de minhas vidas. Busco na memória e tenho a sensação quase física nas mãos ao segurar aquela preciosidade: um livro fininho que contava a história do patinho feio e da lâmpada de Aladim.”
II. “Essa história me fez meditar muito, e identifiquei-me com o sofrimento do patinho feio – quem sabe se eu era um cisne?”
III. “Depois de cerca de um mês de venha amanhã, o que eu, embora altiva que era, recebia com humildade para que a menina não me cortasse de vez a esperança, a mãe daquele primeiro monstrinho de minha vida notou o que se passava [...].”
A) O emprego do diminutivo nos termos destacados em I e II não gera um efeito de sentido pejorativo, uma vez que ele é usado, respectivamente, para intensificar a característica do livro e para representar a fragilidade do patinho. Já em III, o uso do diminutivo no termo destacado intensifica a característica de maldade da menina.
B) O emprego do diminutivo gera efeitos de sentido semelhantes em I, II e III, uma vez que não trata de característica relacionada ao tamanho, mas à fragilidade dos elementos a que se referem: o livro, o patinho e a menina que emprestaria o livro As reinações de Narizinho.
C) Em I e III, o diminutivo é empregado para gerar um sentido de afetividade, uma vez que os referentes são marcos importantes na vida da enunciadora. Já em II, o emprego do diminutivo gera um efeito de sentido literal, com remissão ao tamanho do animal.
D) Em I, II e III, o emprego do diminutivo é um efeito estilístico usado para marcar uma posição depreciativa em relação aos referentes, que igualmente representam memórias negativas na vida da enunciadora.
E) Em I, II e III, o uso do diminutivo serve para indicar intensidade.

Mais conteúdos dessa disciplina