Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: "A luz polarizada apresenta um único plano de vibração ou comprimento de onda. Para ser obtida, é necessário passar a luz natural (uma onda eletromagnética que apresenta muitos planos de vibração) por um polarizador. Polarizadores são substâncias naturais ou sintéticas que podem separar ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos de conda, por exemplo, um cristal de quarto. Em uma das aplicações da luz polarizada, é possível incidi-la sobre uma molécula com centro quiral, percebendo-se, desse modo, sua capacidade de desviar o plano de propagação da luz". Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANDRINO, B. Reações de Química Orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 27.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Reações de Química Orgânica sobre as definições de substâncias opticamente ativas, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0
A Os enantiômeros, ao serem expostos à luz polarizada, desviam-se em sentidos opostos. O isômero que produz o desvio para a direita é denominado “levogiro”.
B Não existe a possibilidade de existir uma mistura equimolar de um par de enantiômeros, pois teoricamente seria opticamente inativa.
C A mistura racêmica ou racemato é a definição dada para uma mistura equimolar de enantiômeros e diastereoisômeros (50% de cada).
D Em alguns casos, somente o uso da definição de dextrogiro e levogiro não é suficiente para descobrir de qual estrutura se trata.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) "Os enantiômeros, ao serem expostos à luz polarizada, desviam-se em sentidos opostos. O isômero que produz o desvio para a direita é denominado “levogiro”." - Esta afirmação está incorreta. O isômero que desvia a luz para a direita é chamado de "dextrogiro", enquanto o que desvia para a esquerda é chamado de "levogiro". B) "Não existe a possibilidade de existir uma mistura equimolar de um par de enantiômeros, pois teoricamente seria opticamente inativa." - Esta afirmação é verdadeira. Uma mistura equimolar de enantiômeros resulta em uma mistura racêmica, que é opticamente inativa. C) "A mistura racêmica ou racemato é a definição dada para uma mistura equimolar de enantiômeros e diastereoisômeros (50% de cada)." - Esta afirmação é incorreta. A mistura racêmica refere-se especificamente a uma mistura equimolar de enantiômeros, não de diastereoisômeros. D) "Em alguns casos, somente o uso da definição de dextrogiro e levogiro não é suficiente para descobrir de qual estrutura se trata." - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais precisa em relação ao contexto da pergunta. Após a análise, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina