Buscar

Quais os argumentos que podem provar que a Psicanálise é uma ciência? Ou qual a melhor definição de Psicanálise?

💡 10 Respostas

User badge image

Wilson Santana

Estudos recentes no campo da neurociência tem comprovado as teorias freudianas, no tocante a pulsões e desejos reprimidos, que por sua vez, caracteriza - se em sintomas fisiológicos consequentemente. São pequenos passos que futuramente lhe proporcionará argumentos concretos na explicativa teórica da Psicanálise!
4
Dislike0
User badge image

Ronaldo de Oliveira Balbinotti

A Psicanálise não é uma ciência — ela está fora do modelo do Positivismo (mensuração, testagem, verificação, etc.). Alguns usam o termo "paraciência", em uma tentativa de dizer que se ela não é uma ciência, ela é quase uma. Ela é, na verdade, uma psicoterapia, uma linha terapêutica dentro da psicologia (— por mais que a Psicanálise se veja como que particularizada em relação à Psicologia). 

4
Dislike2
User badge image

Andre Smaira

A Psicanálise é o estudo da psique humana, em forma analítica, dos mais devidos detalhes. A mente humana é repleta de segredos não compreendidos, mais a fundo vemos as sinapses que distribuem os impulsos do lado físico, mas para o abstrato se obtém ideias, linhas de pensamento e outros pontos mais profundos.


Justamente o estudo da Psicanálise, para entender essas relações, com origem na medicina, constituem as estruturas teóricas desse campo de estudo independente da Psicologia, por metodologia analítica.


Embora tudo isso, a psicanálise possui pontos muito divergentes, pois por se definir apenas por teoria, logo o estudo da psique humana, é um campo complexo, pelas possiblidades dos desvios dos estudos desse campo, em relação as atuações do cotidiano e divergências pessoais dos pesquisadores.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais