Logo Passei Direto
Buscar
Questão 02 sobre Funções Sintáticas do Que: O termo em destaque pode ser classificado como pronome relativo em todas as orações a seguir, EXCETO em:
a) “(…) eles derramam um líquido amarelo QUE pode até ser manteiga, (…)” (ref. 12) b) “Quando a prudência ensina QUE se deve olhar os americanos do ponto de vista das pipocas.” (ref. 8) c) “(…) mas a maioria dos QUE compram as armas e as munições só quer ter os brinquedos em casa.” (ref. 4) d) “(…) tudo naquela sociedade é feito para saciar apetites infantis, QUE se caracterizam por serem simples mas vorazes.” (ref. 13)
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para identificar em qual das opções o termo "que" não é um pronome relativo, vamos analisar cada uma delas: a) “(...) eles derramam um líquido amarelo QUE pode até ser manteiga, (...)” - Aqui, "que" refere-se ao "líquido amarelo", funcionando como pronome relativo. b) “Quando a prudência ensina QUE se deve olhar os americanos do ponto de vista das pipocas.” - Neste caso, "que" introduz uma oração subordinada e não se refere a um antecedente, portanto, não é um pronome relativo. c) “(...) mas a maioria dos QUE compram as armas e as munições só quer ter os brinquedos em casa.” - Aqui, "que" refere-se a "a maioria", funcionando como pronome relativo. d) “(...) tudo naquela sociedade é feito para saciar apetites infantis, QUE se caracterizam por serem simples mas vorazes.” - Neste caso, "que" refere-se a "apetites infantis", funcionando como pronome relativo. Dessa forma, a opção em que "que" não é um pronome relativo é: b) “Quando a prudência ensina QUE se deve olhar os americanos do ponto de vista das pipocas.”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina