O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) busca integrar setores econômicos, acadêmicos e sociais para impulsion pesquisa e o desenvolvimento científico no Brasil. No entanto, enfrenta desafios como o modelo de financiamento e a falta de alinhamento entre os envolvidos. A superação dessas barreiras exige planejamento estratégico e decisões coletivas. Planos nacionais orientam os investimentos e definem prioridades para a CT&I. Centros de inovação e registros de propriedade intelectual garantem a proteção e aplicação das criações. Com coordenação eficaz, o SNCTI pode promover transformação econômica e social.
Fonte: adaptado de: CGEE. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, 2016. Disponível em:
Com base no texto apresentado e a respeito da interação entre os componentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), assinale a alternativa correta:
A)
Centros de inovação e o registro de propriedade intelectual são mecanismos secundários e pouco relevantes para a operacionalizac prática das iniciativas promovidas pelo SNCTI.
B)
A articulação eficiente entre agentes políticos, agências de fomento, operadores e sociedade é um fator essencial para superar