Logo Passei Direto
Buscar
O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) busca integrar setores econômicos, acadêmicos e sociais para impulsion pesquisa e o desenvolvimento científico no Brasil. No entanto, enfrenta desafios como o modelo de financiamento e a falta de alinhamento entre os envolvidos. A superação dessas barreiras exige planejamento estratégico e decisões coletivas. Planos nacionais orientam os investimentos e definem prioridades para a CT&I. Centros de inovação e registros de propriedade intelectual garantem a proteção e aplicação das criações. Com coordenação eficaz, o SNCTI pode promover transformação econômica e social.

Fonte: adaptado de: CGEE. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, 2016. Disponível em:

https:/antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/ciencia/SEPED/Arquivos/PlanosDeAcao/PACTI_Sumario_executivo_Web.

Acesso em: 19 maio 2025.

Com base no texto apresentado e a respeito da interação entre os componentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), assinale a alternativa correta:

A)

Centros de inovação e o registro de propriedade intelectual são mecanismos secundários e pouco relevantes para a operacionalizac prática das iniciativas promovidas pelo SNCTI.

B)

A articulação eficiente entre agentes políticos, agências de fomento, operadores e sociedade é um fator essencial para superar

docafes
User badge image
Sousa

mês passado

Respostas

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina