Logo Passei Direto
Buscar
O ensino de língua inglesa tem uma longa história marcada por diferentes métodos relacionados à cada época. Alguns métodos ainda refletem hoje em dia nas salas de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Essa abordagem metodológica tem como premissa básica que os alunos têm que aprender a pensar na LE, evitando o uso da língua materna nas aulas.
( ) Essa abordagem metodológica é baseada em preceitos estruturalistas e behavioristas, e pressupõe que o desenvolvimento da fala é o aspecto mais importante da aquisição da linguagem.
( ) Essa abordagem metodológica tem como base os preceitos estruturalistas e como objetivo principal desenvolver a habilidade de leitura na LE mediante prática de tradução de textos literários, prática de exercícios, atividades de preenchimento de lacunas etc.
( ) Essa abordagem vê a língua como uma prática social e segue a noção de competência comunicativa de Hymes, segundo a qual o conhecimento das estruturas gramaticais da LE não é suficiente para que a comunicação seja eficaz.
( ) Essa abordagem metodológica é uma extensão da abordagem comunicativa e prevê atividades que envolvem um objetivo comunicativo específico.
A III - IV - V - I - II.
B III - II - IV - V - I.
C II - I - III - IV - V.
D II - III - I - IV - V.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para encontrar a sequência correta: 1. ( ) Essa abordagem metodológica tem como premissa básica que os alunos têm que aprender a pensar na LE, evitando o uso da língua materna nas aulas. - Refere-se a uma abordagem que prioriza o uso da língua estrangeira (LE) em sala de aula, como a abordagem direta. 2. ( ) Essa abordagem metodológica é baseada em preceitos estruturalistas e behavioristas, e pressupõe que o desenvolvimento da fala é o aspecto mais importante da aquisição da linguagem. - Relaciona-se com a abordagem audiolingual, que enfatiza a fala e a repetição. 3. ( ) Essa abordagem metodológica tem como base os preceitos estruturalistas e como objetivo principal desenvolver a habilidade de leitura na LE mediante prática de tradução de textos literários, prática de exercícios, atividades de preenchimento de lacunas etc. - Refere-se à abordagem gramatical-traducional, que foca na leitura e tradução. 4. ( ) Essa abordagem vê a língua como uma prática social e segue a noção de competência comunicativa de Hymes, segundo a qual o conhecimento das estruturas gramaticais da LE não é suficiente para que a comunicação seja eficaz. - Relaciona-se com a abordagem comunicativa, que enfatiza a competência comunicativa. 5. ( ) Essa abordagem metodológica é uma extensão da abordagem comunicativa e prevê atividades que envolvem um objetivo comunicativo específico. - Refere-se à abordagem baseada em tarefas, que é uma extensão da abordagem comunicativa. Agora, vamos organizar as afirmações na sequência correta: - III: Foca na leitura e tradução (gramatical-traducional). - IV: Foca na competência comunicativa (abordagem comunicativa). - V: Extensão da abordagem comunicativa (abordagem baseada em tarefas). - I: Uso da LE evitando a língua materna (abordagem direta). - II: Foco na fala e repetição (audiolingual). Portanto, a sequência correta é: A III - IV - V - I - II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O modo como se concebe o processo de aquisição de linguagem pressupõe abordagens diferentes com relação à aquisição de segunda língua. A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. Sobre as teorias de aquisição, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Behaviorismo. II- Gerativismo. III- Teoria do monitor. IV- Hipótese da produção de Swain. V- Teoria sociointeracionista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Essa teoria prevê que o conhecimento explícito, aprendido, tem a função de monitorar o uso da língua estrangeira, fazendo com que o falante supervise os seus enunciados para ver se estão gramaticalmente corretos ou não.
( ) Segundo essa teoria, a aquisição de segunda língua pressupõe o desenvolvimento de três funções: a função de notar, a função de testar e a função metalinguística.
( ) Essa perspectiva pressupõe que o aprendiz de língua estrangeira interaja com alguém que esteja em um nível superior de conhecimento.
( ) Essa teoria tem como base o comportamento e vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como a aquisição de um novo hábito.
( ) De acordo com essa teoria, a criança nasce com um dispositivo para aquisição de linguagem e o meio irá apenas definir a marcação dos parâmetros dela.
A III - I - II - IV - V.
B III - II - IV - V - I.
C III - IV - V - I - II.
D I - II - III - IV - V.

A perspectiva estruturalista de Saussure adquiriu muitos adeptos, mas também alguns opositores. A partir dos anos 1970 iniciou-se um movimento contrário às ideias estruturalistas extremamente influentes até então, desencadeando o desenvolvimento da teoria funcionalista.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à abordagem funcionalista:
A A língua é um sistema de regras.
B A linguagem é a capacidade inata para aprender a língua.
C Seu objeto de estudo é a linguagem em uso.
D A fala é o uso individual da língua.

Nas últimas décadas, convencionou-se dividir a competência comunicativa em quatro habilidades separadas: ouvir, ler, falar e escrever. No entanto, embora tenha se tornado uma convenção, essa divisão não está livre de crítica.
De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma das razões pelas quais o ícone de quatro habilidades influencia a prática do professor é que o ícone das quatro habilidades está presente na maioria dos manuais de ensino de inglês.
b) Uma das razões pelas quais o ícone de quatro habilidades influencia a prática do professor é que as quatro habilidades são conceitualizadas da mesma forma que o foram nas décadas de 1960 e 1970.
c) Uma das razões pelas quais o ícone de quatro habilidades influencia a prática do professor é que o ícone das quatro habilidades é relativamente superficial e está na periferia do discurso de professores de inglês como segunda língua.
d) Uma das razões pelas quais o ícone de quatro habilidades influencia a prática do professor é que o ícone das quatro habilidades raramente é usado como um mecanismo padrão para os profissionais quando resolvem problemas curriculares.

Mais conteúdos dessa disciplina