Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 dispõe sobre os direitos dos povos originários. A denominada “constituição cidadã” apresenta-se como um documento que busca garantir os direitos fundamentais e direitos humanos. Apesar de previsão expressa no texto constitucional, os direitos dos povos originários ainda precisam ser efetivados.
Com base na afirmativa acima, julgue a alternativa correta.
A União é competente para a demarcação das terras indígenas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Sim, a alternativa está correta. A União é, de fato, competente para a demarcação das terras indígenas, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. O artigo 231 da Constituição reconhece aos povos indígenas o direito às suas terras, e a demarcação é uma responsabilidade do governo federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao refletir sobre a escravidão no Brasil, é comum associar a escravidão a população negra, que veio traficada do continente africano.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os povos indígenas muito faziam uso das florestas ao seu dispor, para alimentação, medicamentos, para construção de casas, para objetos utilizados no dia a dia, o conhecimento adquirido e salvaguardado ao longo da história, produzem conhecimentos milenares e científicos.
II. Com a chegada dos portugueses vieram diversas doenças, que atingiram fortemente a população indígena, inicialmente, ainda que de forma invasiva os portugueses tiveram poucos embates face à população indígena, ocorre que com o passar do tempo, os portugueses passaram a submeter os povos originários a trabalhos forçados, castigos degradantes e desumanos, no implemento da escravização.
III. A escravização dos indígenas não têm muita importância para a história do Brasil, como eram muitos, viviam soltos, selvagens, era fundamental a domesticação.
IV. Os portugueses deixaram de escravizar a população indígena por reconhecerem o erro que cometeram ao afetar os costumes e a cultura dos povos originários.
V. Somente com a chegada dos Jesuítas em 1549 foi que se iniciou o combate incisivo contra a escravização da população indígena, visto que, os mesmos queriam apenas catequizar os povos originários e ampliar o número de fiéis da Igreja de Roma.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina