Logo Passei Direto
Buscar
É significativo cobrarmos uma abrangência de trabalho com o texto literário em vários aspectos. Desse modo, os professores formam leitores para atuar com criticidade de formular algumas análises interpretativas. Alguns argumentos defendem a ideia de que os autores e as obras clássicas devem ser inseridos na vida escolar desde muito cedo.
Com relação à leitura dos clássicos na escola, marque a alternativa correta.
a )A leitura dos clássicos nos anos da escola deve ser realizada de maneira rarefeita. Algumas diretrizes educacionais preveem que é dispendioso o trato com os clássicos.
b )Seja nos anos finais do ensino fundamental ou no médio, o docente de literatura possui o dever de apresentar os grandes clássicos aos leitores mais conscientes.
c )Os documentos oficiais recomendam que muitos professores busquem uma utilidade na leitura dos clássicos. Acima de tudo, a leitura deve ser sempre funcional.
d )Antes mesmo de trabalhar com os clássicos, o professor deve se ater às obras cobradas no processo do vestibular de algumas universidades privadas e públicas.
e )O docente deve recomendar pouco a leitura dos clássicos devido à escassez de tempo. Além disso, a literatura deve ser vista de maneira recortada e transversal.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta sobre a leitura dos clássicos na escola: a) A leitura dos clássicos nos anos da escola deve ser realizada de maneira rarefeita. Algumas diretrizes educacionais preveem que é dispendioso o trato com os clássicos. - Essa opção sugere que a leitura dos clássicos deve ser rara, o que não é uma visão comum na educação literária. b) Seja nos anos finais do ensino fundamental ou no médio, o docente de literatura possui o dever de apresentar os grandes clássicos aos leitores mais conscientes. - Esta opção defende a importância da apresentação dos clássicos, o que está alinhado com a formação de leitores críticos. c) Os documentos oficiais recomendam que muitos professores busquem uma utilidade na leitura dos clássicos. Acima de tudo, a leitura deve ser sempre funcional. - Embora a utilidade seja importante, a leitura dos clássicos não deve ser apenas funcional, mas também apreciativa e crítica. d) Antes mesmo de trabalhar com os clássicos, o professor deve se ater às obras cobradas no processo do vestibular de algumas universidades privadas e públicas. - Essa opção prioriza o vestibular em detrimento da formação literária ampla, o que não é ideal. e) O docente deve recomendar pouco a leitura dos clássicos devido à escassez de tempo. Além disso, a literatura deve ser vista de maneira recortada e transversal. - Essa opção sugere uma abordagem limitada à literatura, o que não é o ideal para a formação de leitores. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a importância da leitura dos clássicos na formação de leitores críticos é: b) Seja nos anos finais do ensino fundamental ou no médio, o docente de literatura possui o dever de apresentar os grandes clássicos aos leitores mais conscientes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A estratégia didática da intertextualidade é uma marca recorrente quando desejamos trabalhar com a leitura de romances históricos. Criar intertextos com outros livros é sinônimo de enriquecimento cultural e linguístico.
Com base nas considerações, marque a alternativa correta que expressa uma forma didática eficiente de trabalho com a intertextualidade no romance histórico.
a )A fim de explicar o que é intertextualidade, o professor pede aos alunos que identifiquem os tempos gramaticais (pretérito imperfeito) que aparecem nas obras Ivanhoé, de Walter Scott, e As minas de Prata, de José de Alencar.
b )Para explicar o romance Mad Maria, de Márcio Souza, o professor solicitou aos estudantes que identificassem os trechos plagiados de outros autores. O plágio é uma constante na intertextualidade.
c )Ao explicar o romance Desmundo, de Ana Miranda, o professor solicitou aos alunos que identificassem os textos semelhantes que a autora utilizou para complementar a pesquisa histórica do seu livro.
d )Para explicar o romance O Bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira, o professor solicitou aos alunos a leitura de todos os livros que versem sobre a Guerra do Contestado. Após a leitura, eles formularam uma resenha crítica.
e )Antes de trabalhar o conceito de intertextualidade, o professor deve explicar o que é anacronismo. Devido à proximidade dos termos, o professor pode pedir a explicação por parte dos alunos, eximindo-os da leitura integral da obra.

Mais conteúdos dessa disciplina